curso › Línguas e Relações Empresariais
objetivos

O Curso de Mestrado em Línguas e Relações Empresariais tem como público-alvo licenciados que pretendam adquirir conhecimentos e desenvolver competências em Línguas, Culturas, Gestão e Marketing. Este curso pretende ser igualmente um complemento de formação para recém-licenciados, com vista à sua valorização científica e atualização profissional, através de um conjunto de unidades curriculares afetas às referidas áreas, cujos conteúdos programáticos se complementam de forma articulada. Com o objetivo de aproximar esta formação pós-graduada à realidade empresarial e, ao mesmo tempo, de enquadrar projetos de investigação passíveis de virem a ser desenvolvidos neste contexto, o Mestrado em apreço tem a vantagem de oferecer um vasto leque de unidades curriculares, que aliam o aprofundamento do domínio do Português e de duas línguas estrangeiras a competências de índole diversa que hoje em dia são cada vez mais necessárias e valorizadas o exercício de funções técnicas nos meios empresarial e organizacional.

Objetivos: 

• Ampliar conhecimentos e competências adquiridos em formações anteriores, preparando os futuros mestres para as suas funções nas empresas e nas organizações.

• Desenvolver nos futuros mestres competências no domínio da Língua Portuguesa e de Línguas estrangeiras, com vista ao desempenho comunicativo plurilingue no mundo dos negócios e das instituições.

• Facultar formação em Gestão e Marketing (ao nível da fundamentação teórica e da exploração e implementação prática), bem como em Tecnologias da Informação e Comunicação, promovendo concomitantemente a aplicação das Línguas a estas áreas científicas.

• Desenvolver uma visão integrada das várias competências adquiridas, alavancando a investigação nas áreas científicas afetas ao curso.

• Desenvolver competências e práticas que apoiem a resolução de problemas e fomentem espírito criativo e empreendedor. 

• Possibilitar a prossecução dos estudos ao nível do 3.º ciclo.

saídas profissionais

O Mestrado em Línguas e Relações Empresariais, para além de ampliar a formação obtida num 1.º ciclo de estudos superiores em áreas científicas congéneres, proporciona oportunidades de aplicação dos conhecimentos e competências adquiridos ao longo do curso em empresas e organizações.

Os titulares deste 2.º ciclo, ais quais será conferido o grau de Mestre, ficam habilitados a desempenhar, entre outras, as seguintes funções: 

- Assessoria de órgãos superiores de administração e decisão empresarial em contextos inter e pluriculturais; 

- Assessoria de atividades ligadas à publicidade e comunicação; 

- Coordenação de comunicação em organizações empresariais e/ou institucionais; 

- Coordenação de iniciativas socioprofissionais em empresas e/ou instituições; 

- Criação, organização e divulgação de eventos (e.g., congressos, seminários, encontros profissionais...); 

- Assessoria/coordenação no âmbito de atividades de representação.

observações
As línguas estrangeiras requerem conhecimentos prévios, que correspondam a, pelo menos, 3 anos de escolaridade (Reg. nº: R/B-Cr 66/2007).
LÍNGUA A: Inglês;
LÍNGUA B: Francês, Alemão ou Espanhol;
LÍNGUA C: Chinês, Árabe ou Português.

O funcionamento das unidades curriculares de opção e das línguas estrangeiras está dependente do número de alunos inscritos nas mesmas.
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