Desenvolvimento de Novos Produtos › 47525

código no paco
47525
área científica
Gestão
créditos
6
escolaridade
ensino teórico-prático (TP) - 3 horas/semana
idioma(s) de lecionação
Português, Inglês
objectivos

No final da UC, pretende-se que os alunos sejam capazes de:

  • Dominar as fases envolvidas no processo de DNP, assim como as metodologias e técnicas utilizadas para gerir este processo eficazmente.
  • Compreender e saber utilizar técnicas para gerar, avaliar e gerir ideias no âmbito do DNP.
  • Compreender a importância do consumidor no processo de DNP e DNS.
  • Compreender as especificidades inerentes ao DNS.
  • Saber reconhecer os fatores que contribuem para o sucesso do DNP.
  • Compreender os desafios associados a casos específicos no âmbito do DNP e do DNS.
competências

Com esta unidade curricular pretende-se dotar o aluno de competências genéricas e específicas, que o ajudem a enriquecer o seu percurso académico e a ingressar no mundo do trabalho.

Pretende-se que os alunos desenvolvam as seguintes competências genéricas: espírito crítico, trabalho em equipa, capacidade para gerar novas ideias, capacidade de adaptação a novas situações, capacidade de pesquisa, capacidade para utilizar adequadamente a literatura científica, capacidade para expor ideias de forma clara e capacidade para aplicar os conhecimentos na prática. Pretende-se, ainda, que os alunos adquiram competências específicas ao nível da gestão do processo de desenvolvimento de novos produtos, aplicando com sucesso as metodologias e técnicas subjacentes, considerando as necessidades do consumidor neste processo.

conteúdos

1. Conceitos-chave e metodologias de gestão no Desenvolvimento de Novos Produtos (DNP)

  • Fases do processo de DNP
  • O método stage gate
  • O conceito de funil
  • A propriedade intelectual

2. Geração, avaliação e gestão de ideias

  • A vigilância tecnológica
  • Definição de criatividade
  • O processo criativo
  • Técnicas e ferramentas de apoio à geração de ideias: técnicas de divergência e de convergência criativa
  • Técnicas e ferramentas de apoio à gestão de ideias: portefólio de ideias, fontes alternativas e TRIZ
  • Outros fatores a considerar no processo de geração e avaliação de ideias

3. O papel do consumidor no processo de DNP

  • Técnicas utilizadas para compreender as necessidades do consumidor
  • Métodos de pesquisa qualitativos
  • Métodos de pesquisa quantitativos

4. Fatores de sucesso no DNP

  • Fatores inerentes ao projeto
  • Fatores inerentes ao negócio

5. O Desenvolvimento de Novos Serviços (DNS)

  • Diferenças entre o DNP e o DNS
  • O processo de DNS
  • Tendências emergentes no DNS

6. Técnicas utilizadas em fases específicas do processo de DNP

  • Gestão do portfólio
  • A previsão de novos produtos
  • Tecnologias de conceção e desenvolvimento
  • Testes ao produto
  • Testes de mercado
  • Implicações da gestão da cadeia de abastecimento no lançamento de produtos
  • Gestão de produtos pós-lançamento

7. Casos específicos no âmbito do Desenvolvimento de Novos Produtos e Serviços

avaliação

1. Avaliação Discreta:

A) Criação de um novo conceito de produto, teste ao conceito e análise de mercado (grupo) - 45%

Apresentação oral do trabalho - 5%

Teste escrito - 50%

2. Avaliação Final

Teste escrito, sem consulta, sobre toda a matéria da unidade curricular (100%).

3. Avaliação em Época de Recurso

3.1. A avaliação em época de recurso é realizada através de um teste escrito, sem consulta, sobre toda a matéria incluída no programa da UC (100%).

3.2. A avaliação para melhoria de nota - no caso da avaliação discreta - poderá consistir, de acordo com a opção do aluno, a) na melhoria de um ou mais elementos de avaliação realizados (teste e/ou trabalhos) ou b) na realização de um teste escrito, sem consulta, sobre toda a matéria incluída no programa da UC (100%).

requisitos

Os alunos inscritos devem ter competências de gestão de grupos de trabalho, capacidade de iniciativa, espírito crítico, capacidade de investigação, assim como capacidade de trabalho para cumprir com os objetivos da unidade curricular.

Devem, ainda, ter conhecimentos base de gestão e conhecimento da língua inglesa, de forma a potenciarem a sua aprendizagem.

metodologia

Apresentação de conceitos pela docente.

Exercícios de aplicação de conceitos.

Visualização de documentários e discussão em grupo.

Trabalhos práticos em grupo.

Apresentações de trabalhos realizados em grupo.

bibliografia base
Dantas, J. & Moreira, A. C. (2011). O processo de inovação. Lisboa: Lidel Kahn, K. B. (2013). The PDMA Handbook of New Product Development (3rd ed). New Jersey: Wiley. Kotler, P. & Armstrong, G. (2011). Principles of Marketing (14th ed.) New Jersey: Prentice Hall. Ussamane, M. H. (2013). Inovação e criatividade. Lisboa: Sílabo.
bibliografia recomendada

Tidd, J. & Bessant, J. (2009): Managing innovation: integrating technological, market and organizational change. Sussex: Wiley
Trott, P. (2012). Innovation Management and New Product Development. Essex: Prentice Hall (Financial Times)

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