Gestão do Conhecimento › 47617

código no paco
47617
área científica
Gestão
créditos
6
escolaridade
ensino teórico-prático (TP) - 3 horas/semana
idioma(s) de lecionação
a inserir brevemente
objectivos

A gestão do conhecimento é uma abordagem multidisciplinar à criação de riqueza, a partir dos activos intangíveis de um indivíduo, de uma organização ou de uma comunidade. Numa época em que se considera que a renovação estratégica é a chave de resposta à rápida mutabilidade ambiental e que a aprendizagem organizacional é a forma privilegiada de a conseguir, fica óbvio o interesse de dar à temática da gestão do conhecimento um tratamento privilegiado.

Os objectivos da disciplina são:

- Discutir a natureza do conhecimento e as distinções entre conhecimento, informação e dados.

- Abordar e discutir os processos pelos quais o conhecimento é adquirido/gerado, codificado, interpretado, partilhado, distribuído, guardado, acedido e alavancado.

- Apresentar e discutir as estratégias e os processos que as organizações utilizam para gerir o conhecimento.

- Apresentar e discutir os diversos níveis a que se processa a gestão do conhecimento.

- Discutir as questões e os desafios que se colocam na gestão do conhecimento.

- Discutir as tecnologias em que se alicerçam muitos sistemas de gestão do conhecimento.

- Criar competências que permitam, planear, implementar e avaliar sistemas de gestão do conhecimento.

competências

A frequência desta unidade curricular deverá capacitar o aluno para:

- Conseguir discutir a natureza do conhecimento e as distinções entre conhecimento, informação e dados.

- Perceber e conseguir discutir os processos pelos quais o conhecimento é adquirido/gerado, codificado, interpretado, partilhado, distribuído, guardado, acedido e alavancado.

- Perceber e conseguir discutir as estratégias e os processos que as organizações utilizam para gerir o conhecimento.

- Perceber e conseguir discutir os diversos níveis a que se processa a gestão do conhecimento.

- Perceber e conseguir discutir as questões e os desafios que se colocam na gestão do conhecimento.

- Perceber e conseguir discutir as tecnologias em que se alicerçam muitos sistemas de gestão do conhecimento.

- Perceber e conseguir iniciar e participar em projectos de desenho, implementação e avaliação de sistemas de gestão do conhecimento.

conteúdos

Programa resumido

Contexto actual das organizações e gestão do conhecimento

Metodologias e técnicas de investigação básicas em gestão do conhecimento

Natureza do conhecimento e da gestão do conhecimento

Aprendizagem

Perspectivas para a gestão do conhecimento: processos e interacções

Processos e interacções em Gestão do conhecimento

Factores com impacto na aprendizagem organizacional e na gestão do conhecimento

Alavancagem do conhecimento organizacional

Avaliação do conhecimento organizacional

Ferramentas e tecnologias para gestão do conhecimento

Gestão de conhecimento: do indivíduo ao território

avaliação

A UC funciona em regime de avaliação discreta, todos os alunos estão inscritos por defeito a este tipo de avaliação.

Todos os alunos que não se manifestarem, explicitamente, pelo meio indicado, ficam definitivamente associados ao regime de avaliação adoptado para a disciplina.

O esquema de avaliação é válido para qualquer tipo de matrícula e para qualquer época de avaliação.

Avaliação discreta:
  • 60.00% TP (Projecto: SGC)
  • 40.00% TP (Artigo científico: AC)
Avaliação Final:
  • 60.00% TP (Projecto: SGC)
  • 40.00% TP (Artigo científico: AC)

requisitos

Conhecimentos na área da Gestão facilitam a progressão nesta UC.

metodologia

As aulas consistirão de exposição de temas, estudos de caso, apresentações por parte dos alunos e discussão.

A avaliação é discreta existindo duas componentes de avaliação: 

- o desenvolvimento de um artigo (AC), em grupo, a apresentar e discutir nas aulas, com um peso de 40% na classificação final;

- um projecto de grupo (SGC) a apresentar e discutir nas aulas, com um peso de 60% na classificação final.

Os alunos que não puderem frequentar, no mínimo, 75% das aulas definidas para o semestre (excluindo as de avaliação, que são de presença obrigatória) são aconselhados a entregar os trabalhos, individualmente ou em grupo, na época de exame.

O esquema de avaliação é válido para qualquer tipo de matrícula e para qualquer época de avaliação

bibliografia recomendada

Essencial

Rollett, H. (2003), Knowledge Management: Processes and Technologies, Kluwer Academic Publishers.

e ainda

Jashapara, Ashok (2004), Knowledge management: An Integrated Approach. FT Prentice Hall. ISBN 978-0-273-68298-1.

Malhotra, Yogesh (2001), Knowledge Management and Business Model Innovation, Idea Group Publishing.

Malhotra, Yogesh, Knowledge Management and Virtual Organizations, Idea Group Publishing.

Mentzas et al., Knowledge Asset Management: Beyond the Process-centred and Product-centred Approaches, Springer.

Santana, S. (2000). Tecnologias da Informação e Comunicação e Pequenas e Médias Empresas: Uma Abordagem Centrada na Aprendizagem Organizacional. Universidade de Aveiro. PhD Thesis.

Schwartz e Brasethvik, Internet-Based Organizational Memory and Knowledge Management, Idea Group Publishing.

Sigvald Harryson (2000), Managing Know-Who Based Companies: A Multinetworked Approach to Knowledge and Innovation Management, Edward Elgar Publishing Limited.

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