Línguas Nas Relações Empresariais - Estudos de Caso › 47657

código no paco
47657
área científica
Línguas
créditos
18
escolaridade
ensino teórico-prático (TP) - 6 horas/semana
idioma(s) de lecionação
Português, Inglês
objectivos

Esta disciplina recolhe todos os conhecimentos e domínios estudados nas outras disciplinas do curso, fazendo assim uma ponte entre as UC em gestão, em teoria multicultural, em técnicas específicas e os Projetos de Aplicação em línguas. A UC visa também a próxima fase do mestrado, quando os estudantes têm que enfrentar o desafio de uma dissertação/projeto individual ou a realização de um estágio. Esta UC oferece uma perspetivação e uma preparação em pormenor das competências requeridas neste passo seguinte. Dada a importância da redação do texto final (dissertação/projeto ou relatório de estágio que é refletida nos ECTS atribuídos), um módulo destas aulas incide sobre as técnicas de planificação e execução de um projeto de estudo. O outro módulo debruça-se sobre as relações interpessoais, a cultura empresarial, experiência profissional e o mercado de trabalho. 

competências

 Esta UC visa desenvolver:

  • Competência investigativa e articulação de conhecimentos
  • Competência linguística e textual
  • Competência (inter)cultural
conteúdos

O modelo das ciências humanas – metodologias e abordagens
Encontrar, desenvolver e executar um projeto de investigação em LRE
Definir os objetivos de investigação, pressupostos teóricos, selecionar uma metodologia/abordagem, construção de um plano de investigação, criação de instrumentos de investigação, recolha e a análise dos resultados, apresentação de conclusões
Recursos de investigação
Dissertações e relatórios:
Estrutura geral, Síntese executiva, revisão da literatura – parte introdutória, conclusões, recomendações, resumos, organização, apresentação, formato e estilos.

A comunicação interpessoal empresarial como elemento incontornável, irreversível e complexo
Os contextos: cultural, situacional, psicológico
A comunicação intra e interinstitucional
Medidas de criação, consolidação ou alteração de processos e práticas comunicativas e formativas:
Gestão de competências
O desenvolvimento do repertório cultural empresarial

avaliação

A UC em apreço tem avaliação mista. Dividida em dois módulos, o primeiro módulo é avaliado em 3 momentos de avaliação: uma bibliografia comentada (30%), um ensaio académico (30%) e uma apresentação em grupo de 2 ou 3 pessoas, de uma proposta de dissertação (40%). O segundo módulo exige a apresentação de um portefólio, contendo a. Apreciação crítica de cada uma das aulas abertas (40%) b. Um exame (60%).

requisitos

  Os alunos inscritos na disciplina precisam de uma boa formação nas línguas portuguesa e inglesa

 

metodologia

Cada Módulo terá uma componente lectiva (e presencial) e uma componente de trabalho individual (ou em pequeno grupo). O método de lecionação é 6 horas de aulas de contacto com os docentes da disciplina, bem como uma série de aulas abertas oferecidas por entidades convidados do mundo empresarial local. A metodologia utilizada é, de um modo geral, a de estudos de casos (situações reais e hipotéticos encontrados no  ou sobre o mundo de negócios) Assim, os estudantes desenvolvem os seus conhecimentos fora da sala de aula, com trabalhos de casa formalmente avaliados e outras do tipo mais informal.

Semanalmente, serão distribuídas algumas tarefas específicas associadas, quer à vertente mais teórica da investigação, quer à resolução de problemas concretos suscitados pela aplicação prática (uso da língua), que os alunos irão realizar e cujos resultados serão apresentados na semana seguinte.

bibliografia base
Alan Bryman and Emma Bell, Business Research Methods, 2006 Brian White, Dissertation Skills for Business and Management Studies, 2003 PERES, J. A. e T. MÓIA, Áreas críticas do Português, Lisboa, Caminho, 1995. PINTO, A. G., Publicidade: um discurso de sedução, 1997 English, L. & Lynn, S. Business Across Cultures: Effective Communication Strategies, 1997
bibliografia recomendada

Bryman, Alan & Emma Bell (2006) Business Research Methods. Oxford UP.
Estrela, Edite, Maria Almira Soares e Maria José Leitão (2006) Saber Escrever Uma Tese e Outros Textos 3ª edição. Lisboa: Dom Quixote.
Jablin, Frederic; Putnam, Linda (2000), The new handbook of organizational communication : advances in theory, research, and methods, Thousand Oaks, Sage.
Laws, Anne, Presentations. Summerstown Publishing, Oxford, 2006.
May, Steve and Mumby, Dennis K .(2005). Engaging Organizational Communication Theory and Research. Thousand Oaks, CA: Sage
Sperber, Dan & Wilson, Deirdre (1995): Relevance: Communication and Cognition, Second Edition, Oxford: Blackwell Publishers, pp. 2–9
Terry, J. F. (2008). The Art of Asking: Ask Better Questions, Get Better Answers. FT Press
Ting-Toomey, Stella (1999). Communicating across cultures. London: Guildford Press
White, Brian (2003) Dissertation Skills for Business and Management Studies, New ed. London: Thomson

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