Modelos e Processos de Negócio › 47705

código no paco
47705
área científica
Gestão
créditos
6
escolaridade
ensino teórico-prático (TP) - 3 horas/semana
idioma(s) de lecionação
Português
objectivos

Modelos e Processos de Negócio debruça-se sobre a criação e operação da organização inteligente.

Os principais objectivos da disciplina são:

- estudar modelos e processos de negócio, do planeamento e desenho à implementação e controlo, que permitam à organização uma posição sustentada no mercado;

- introduzir metodologias e ferramentas que permitam arquitectar e desenhar o modelo de negócio e inventariar, analisar, representar e automatizar os processos;

- estudar e desenvolver novas formas de negócio implementadas com recurso à Internet;

- estudar e desenvolver formas de integração intra e interorganizacional, recorrendo a perspectivas, ferramentas e competências multidisciplinares.

Assim sendo, a abordagem é, obrigatoriamente multidisciplinar e multi nível, abarcando desde a visão e missão da organização aos seus processos, tarefas e rotinas, integrando áreas funcionais e de suporte e considerando o ambiente externo e todas as dimensões organizacionais: pessoas, cultura, estratégia, estrutura, gestão, processos, recursos e tecnologia.

competências

A frequência desta unidade curricular deverá capacitar o aluno para:

- desenvolver modelos de negócio, nas suas diversas componentes e justificar as opções tomadas;

- perceber a ligação entre modelo de negócio e diversas disciplinas e actividades inerentes à gestão de uma organização, como gestão do conhecimento, implementação de um sistema de informação, outsourcing, estratégia e marketing, operações, gestão financeira, gestão de pessoas, de entre tantos outros;

- avaliar modelos de negócio;

- analisar, modelar, redefinir, implementar e avaliar processos em qualquer tipo de organização.

- perceber a ligação entre modelo de negócio e processo de negócio;

- perceber o papel crucial do modelo de negócio e dos processos de negócio em contexto de economia circular;

- modelar um pequeno sistema de gestão de workflow;

- perceber e conseguir gerir as especificidades inerentes aos modelos de negócio implementados sobre a Internet.

conteúdos

Resumo do programa

Enquadramento da unidade curricular.

Modelos de negócio.

Processos de negócio.

Análise, modelação e automatização de processos.

Sistemas de gestão de workflow: modelos, métodos e sistemas.

Modelos de negócio em economia circular.

Integração de negócios e de processos.

Modelos de negócio implementados sobre a Internet.

avaliação
Avaliação discreta:
  • 40.00% TP (Projecto de grupo PG1)
  • 20.00% TP (Trabalho de grupo PG2)
  • 40.00% TP (Prova escrita)
Avaliação Final:
  • 40.00% TP (Projecto de grupo PG1)
  • 20.00% TP (Trabalho de grupo PG2)
  • 40.00% TP (Prova escrita)

requisitos

Conhecimentos na área da gestão facilitam a progressão no processo de aprendizagem mas não são requisito obrigatório.

metodologia

As aulas constam de exposição de temas, estudos de caso, exercícios, trabalhos em grupo, apresentações por parte dos alunos e discussão.

A avaliação é discreta, com três elemento de avaliação: prova escrita, 40% da classificação final (CF); desenvolvimento e apresentação do projecto PG1 em grupo (40% da CF); desenvolvimento e apresentação do trabalho de grupo PG2 (20% da CF). Os elementos de avaliação PG1 e PG2 são executados ao longo do semestre lectivo.

A aprovação na disciplina implica a obtenção de nota final superior a 9.5 valores.

Os alunos que não puderem frequentar, no mínimo, 75% das aulas definidas para o semestre (excluindo avaliação, de presença obrigatória) e que, por isso, não poderão participar no trabalho a desenvolver na aula, são aconselhados a efectuar a prova escrita e a entregar os trabalhos na época de exames, individualmente ou em grupo.

A metodologia de avaliação é a mesma, qualquer que seja a época de avaliação e o regime de matrícula.

bibliografia base

Osterwalder, A., & Pigneur, Y. (2010). Criar Modelos de Negócio: Dom Quixote.

Aalst, Wil van der & Hee, Kees van, 2002, Workflow Management, Models, Methods and Systems, the MIT Press.

Magalhães, José Albano Carvalho, Segurança e Confiança em Comércio Electrónico. Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial, MSc em Gestão da Informação, 2006.

bibliografia recomendada

Osterwalder, Alexander, 2004, The business model ontology: A proposition in a design science approach. Ecole des Hautes Etudes Commerciales. Lausanne, Université de Lausanne.

Osterwalder, A., & Pigneur, Y. (2010). Criar Modelos de Negócio: Dom Quixote.

Aaalst, W. v. d., & Hee, K. v. (2009). Gestão de Workflows. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.

Redondo, Patrícia, Mapeamento de Processos em Centros de Saúde, Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial, MSc em Gestão, 2009.

Magalhães, José Albano Carvalho, Segurança e Confiança em Comércio Electrónico. Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial, MSc em Gestão da Informação, 2006.

Outras referências serão fornecidas aos alunos no início das aulas e durante o semestre.

Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.