Negócios Internacionais › 47717

código no paco
47717
área científica
Gestão
créditos
6
escolaridade
ensino teórico-prático (TP) - 3 horas/semana
idioma(s) de lecionação
Português
objectivos

Esta unidade curricular tem como finalidade fornecer aos alunos um conjunto de elementos que lhes permitam, utilizando uma lógica de raciocínio própria das ciências empresariais, compreender e interpretar o funcionamento dos negócios internacionais.

Para isso serão apresentados alguns dos modelos teóricos utilizados para analisar o funcionamento dos mercados internacionais e o processo de internacionalização, assim como os resultados tirados de trabalhos empíricos e a sua interpretação ao abrigo das teorias estudadas.

competências

Pretende-se que os destinatários adquiram competências ao nível dos Negócios Internacionais, bem como perspectivar alguns dos factores que influenciam e potenciam a relação entre os negocios e mercados Internacionais.Perante o grau de incerteza do mercado externo, a diversidade dos contextos, e a necessidade emergente de adaptação à mudança, é fundamental perceber a lógica de comunicação mutável utilizada com os diferentes mercados. 

conteúdos
  1. introdução aos negócios internacionais
  2. a cultura e os negócios internacionais
  3. teorias económicas e dos negócios internacionais
  4. modos de entrada e processo de internacionalização da empresa
  5. avaliação e seleção de países
  6. tipologias de empresas e a sua evolução
  7. gestão e organização da empresa internacional/multinacional
  8. marketing global

 

avaliação

Trabalho individual (30%)

Trabalho de grupo (30%)

Avaliação escrita individual (40%)

requisitos

Não existem requisitos.

metodologia

Sessões modulares, suportadas por elementos convencionais e multimédia. Discussão de casos em grupo. Desenvolvimento de aplicações práticas. Apresentação de trabalhos práticos associados ao programa estabelecido. Discussão de artigos teóricos.

bibliografia base
Grünig, R. & Morschett, D. (2017) Developing International Strategies. Berlin: Springer-Verlag. Hill, C. (2013) International Business: Competing in the Global Market Place. Chicago: Irwin McGraw-Hill.
bibliografia recomendada

Grünig, R. & Morschett, D. (2017) Developing International Strategies. Berlin: Springer-Verlag.

Hill, C. (2013) International Business: Competing in the Global Market Place. Chicago: Irwin McGraw-Hill.

Hofstede, G. (2001) Culture Consequences. Comparing Values, Behaviors, Institutions, and Organizations across Nations. Thousand Oaks, CA: Sage Publications.

Ietto-Gillies, G. (2012) Transnational Corporations and International Production: Concepts, Theories and Effects. Cheltenham, UK: Edward Elgar Pub.

Ribau, C. P., Moreira, A. C., & Raposo, M. (2015) Internationalisation of the Firm Theories: A Shematic Synthesis. International Journal of Business and Globalisation, 15(4), 528-554.

Ribau, C. P., Moreira, A. C., & Raposo, M. (2016) SME Internationalization Research: Mapping the State of the Art. Canadian Journal of Administrative Sciences. (DOI: 10.1002/CJAS.1419)

Trompenaars, F. & Woolliams, P. (2004) Business Across Cultures. Chichester: Capstone.

OUTROS ARTIGOS E CAPÍTULOS DE LIVRO SERÃO DISPONIBILIZADOS NO MOODLE

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