Relações Interculturais › 47788

código no paco
47788
área científica
Estudos Culturais
créditos
4
escolaridade
ensino teórico-prático (TP) - 3 horas/semana
idioma(s) de lecionação
Português
objectivos

A Unidade Curricular visa promover capacidades de observação, discussão e análise de cultura, línguas e comunicação em ação, permitindo a compreensão das dinâmicas das relações entre pessoas de diferentes línguas e culturas e da relevância particular destes assuntos para profissionais em línguas, especializados no campo empresarial.

Neste sentido, tem como objetivos:

  • explorar o papel da cultura na comunicação e nas relações sociais;
  • consciencializar para a relevância das competências (inter)culturais no mundo globalizado e no mercado de trabalho multicultural;
  • desenvolver um quadro teórico para a observação e interpretação de situações de comunicação intercultural;
  • desenvolver uma compreensão crítica do modo como a cultura é representada através do discurso;
  • promover uma atitude aberta e positiva perante a diferença cultural e um posicionamento reflexivo perante assuntos culturais.
competências

Esta unidade visa o cumprimento dos seguintes resultados de aprendizagem:

- identificar os fatores envolvidos na comunicação inter e trans cultural;

- aplicar conhecimentos da relação entre a cultura e a comunicação na análise de situações de contato intercultural;

- demonstrar a capacidade de identificar e sintetizar conceitos e ideias-chave e de utilizar corretamente convenções académicas apropriadas;

- caracterizar a natureza internacional e multilingue/multicultural da sociedade e do mundo do trabalho;

- identificar e analisar situações em que fatores culturais são determinantes no sucesso / fracasso comunicativo e na emergência de oportunidades / situações de conflito;

- demonstrar capacidades e atitudes propiciadoras do estabelecimento de entendimento e diálogo interculturais, incluindo uma atitude aberta perante novas aprendizagens e formas diferentes de entender o mundo;

- revelar autonomia, iniciativa e rigor na realização das tarefas.   

conteúdos

Ao longo do semestre, serão abordadas as seguintes temáticas e subtemáticas:

1. Globalização e diálogo intercultural

 - diversidade cultural e contextos de diálogo entre pessoas de diferentes culturas

2. Cultura e comunicação intercultural

 - investigação em comunicação intercultural

- o papel da cultura

3. A competência intercultural

 - barreiras à competência intercultural

 - conhecimentos, capacidades e atitudes (inter)culturais

4. Diversidade no mundo do trabalho

 - dimensões de diversidade

 - representações e realidades

5. Relações internacionais e interculturalidade

 - muros, barreiras e conflitos

 - um mundo em movimento

avaliação

A unidade curricular funcionará em regime de avaliação discreta. Neste sentido, a avaliação das competências adquiridas pelos estudantes é feita através do desenvolvimento dos projetos, em três momentos:

1 – planificação do projeto e apresentação dos princípios teóricos e o plano de trabalho;

2 -  implementação e apresentação dos resultados;

3 – elaboração e entrega da versão final.

A classificação será calculada de acordo com a seguinte formula: Fase 1 = 20%; Fase 2 = 30%; Fase 3 = 50%.

Estudantes que não podem participar nas aulas presenciais, devem escolher a via de Avaliação Final e, neste caso, apresentar-se ao exame na Época Normal.

requisitos

Não há.

metodologia

A unidade curricular organiza-se a volta da realização de projetos no âmbito das temáticas definidas. A identificação dos projetos e a sua concretização terão como objetivo o envolvimento ativo dos estudantes nas aprendizagens e resultados a atingir, e o desenvolvimento de competências em várias dimensões, incluindo: conhecimentos, capacidades e atitudes relacionados com as áreas de saber em questão; autonomia e capacidade de pensar criticamente sobre os assuntos em discussão; envolvimento, participação nos assuntos a ser tratados e capacidade de trabalhar em grupo.

As sessões semanais centrar-se-ão nos resultados das pesquisas, leituras, e outras atividades realizadas pelos estudantes, ao longo da semana ou na aula, concretizando-se em discussões, debates, apresentações, relatórios, simulações, entre outras. Todas as atividades e materiais organizados para as aulas presenciais serão disponibilizados na plataforma Moodle para possibilitar o estudo contínuo de todos os estudantes, servindo como meio de comunicação com e entre os estudantes, como depósito de conteúdos/textos, instruções para trabalhos, e como local de discussão.

bibliografia base
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Journals:

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