Marketing Industrial e de Serviços › 47882

código no paco
47882
área científica
Gestão
créditos
6
escolaridade
ensino teórico-prático (TP) - 3 horas/semana
idioma(s) de lecionação
a inserir brevemente
objectivos

Os objetivos de aprendizagem visam, para além do conhecimento conceptual proposto ao longo dos conteúdos programáticos, estimular uma visão crítica e integradora dos tópicos abordados em outras disciplinas da Gestão e do Marketing e da sua prática. Assim, são objetivos principais do curso:

  • explicar e aplicar conceitos do domínio do Marketing Business-to-Business a situações concretas;
  • explicar e aplicar conceitos do domínio do Marketing de Serviços a situações concretas.

competências
  • Reconhecer e explicar o âmbito e natureza do marketing business-to-business;
  • Compreender e distinguir o comportamento de compra B2B do B2C;
  • Compreender e aplicar os conceitos de relacionamentos e redes interempresariais;
  • Compreender e relacionar a gestão dos processos de marketing nos mercados B2B;
  • Reconhecer e explicar o domínio do marketing de serviços, os principais conceitos e ferramentas;
  • Aplicar os domínios da gestão de relacionamentos e marca em organizações de serviços;
  • Especificar e relacionar formas de criação de valor na prestação do serviço
  • Realizar um plano de marketing num contexto de B2B e/ou Serviços.

 

 

conteúdos
  • Marketing Business-to-Business

  1. Fundamentos do Business-to-Business Marketing
  2. Comportamento de compra Business-to-Business
  3. Relacionamentos e redes interempresas
  4. Criação de valor, segmentação, targeting e posicionamento
  5. Gestão dos processos de marketing
  • Marketing de Serviços

  1. Fundamentos do Marketing de Serviços
  2. Perspetiva Estratégica de Serviço e Estratégia de Marketing
  3. Gestão de relacionamentos e marca
avaliação

A avaliação discreta será terá por base duas componentes: um teste individual e uma componente prática realizada em grupo. A componente prática inclui um projeto final e um trabalho prático. A participação nas aulas e nos trabalhos de grupo será considerada na avaliação dos estudantes em relação à componente prática.

O aluno pode optar por avaliação final em que a nota na UC será determinada por um exame final no qual terá de obter a nota mínima de 10 valores.

Nota 1: A aprovação por avaliação discreta implica que a nota do teste, bem como dos outros elementos de avaliação seja igual ou superior a 7,5 valores.

Nota2: As notas dos trabalhos não contarão para exame. Se o aluno não tiver êxito por avaliação discreta, a nota do exame contará 100% e o aluno terá de obter a nota mínima de 10 valores.

requisitos

 n.a.

 

 

metodologia

Exposição teórica dos conteúdos programáticos complementada pela análise de exemplos reais. Discussão nas aulas sobre aspetos teóricos dos conteúdos, exposição pelos alunos dos conteúdos de textos consultados, que serão submetidas a debate, nomeadamente em relação a estudos de caso.

Acompanhamento e orientação dos alunos no estudo, análise de casos e resolução dos exercícios propostos, assim como, quanto ao trabalho de grupo a realizar.

bibliografia base
Brennan, R., Canning, L.E., McDowell, R. (2014). Business-to-Business Marketing (3rd Ed.). SAGE. Kasper, H., Helsdingen, P., & Gabbott, M. (2006). Services Marketing Management: A Strategic Perspective (2nd Ed.). West Sussex, England: John Wiley.
bibliografia recomendada

Referências bibliográficas principais:

Brennan, R., Canning, L.E., McDowell, R. (2017). Business-to-Business Marketing (4th Ed.). SAGE.

Kasper, H., Helsdingen, P., & Gabbott, M. (2006). Services Marketing Management: A Strategic Perspective (2nd Ed.). West Sussex, England: John Wiley.

Referências bibliográficas complementares:

Gronröos, C. (2007). Service Management and Marketing: Customer Management in Service Competition (3rd Ed.). West Sussex, England: John Wiley.

Lovelock, C., & Wirtz, J. (2011). Services Marketing - People, Technology, Strategy (7th Ed.). Harlow, Essex, England: Prentice Hall.

Kotler, P., & Keller, K. L. (2012). Marketing Management (14th Ed.). Upper Saddle River, NY: Prentice Hall.

Grant, R. M. (2013). Contemporary Strategy Analysis: text and cases (8º ed.). West Sussex, United Kingdom: Wiley.

Heskett, J. Jones, T., Loveman, G., Sasser, W. & Schlesinger, L. (2008-reprint) Putting the Service-Profit Chain to Work. Harvard Business Review. July-August: 118-129 [artigo original de 1994].

Webster, F. E., Jr. (1992). The Changing Role of Marketing in the Corporation, Journal of Marketing, 56(4),1-17.

Outros artigos serão fornecidos pela docente.

 

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