Opção II › 49906

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49906
área científica
Gestão
créditos
6
idioma(s) de lecionação
a inserir brevemente
objectivos

Os grandes objectivos da disciplina são os seguintes:

  1. Familiarizar os discentes com a gestão empreendedora;
  2. Enquadrar a função empreendedora dentro do âmbito dos negócios;
  3. Desenvolver nos alunos uma atitude empreendedora;
  4. Facilitar a compreensão e estruturação do processo de detecção e análise de oportunidades;
  5. Familiarizar os alunos com os principais conceitos de gestão dentro do âmbito empresarial;
  6. Definir e utilizar critérios para avaliar o potencial de ideias/oportunidades de negócio;
  7. Familiarizar os discentes com os procedimentos necessários à protecção da propriedade intelectual, de forma a suportar a ideia de negócio;
  8. Dar a conhecer um conjunto de técnicas utilizadas para dar vida a uma ideia de negócio, através dos instrumentos justificativos do mercado e pela viabilidade técnica, económica e financeira;
  9. Familiarizar os alunos com os principais aspectos de importância da liderança no mundo empresarial;

Integrar todos os procedimentos preliminares na criação de um plano de negócios que sintetize a atractividade económica da oportunidade.

competências

- Compreender o processo empreendedor

- Saber avaliar ideias de negócios

- Conhecer as diversas áreas da gestão essenciais à criação de uma empresa

- Saber realizar um plano de negócios, com os respectivos planos operacionais, de marketing, estratégico e económico-financeiro

conteúdos

1.      O empreendedorismo e o empreendedor

1.1        Diagnóstico da capacidade empreendedora do aluno

1.2        Importância do empreendedorismo

1.3        Perfil do empreendedor

1.4        Tipos de empreendedores

1.5        Mitos acerca dos empreendedores

1.6        Processo empreendedor

1.7        Geração de novas ideias

1.8        Identificação de oportunidades de negócio

1.9        Análise de oportunidades de negócio

1.10    Desenvolvimento do conceito de negócio

1.11    Determinação dos recursos necessários ao negócio

1.12    Implementação do negócio

2.      Gestão da inovação

2.1        Geração de novas ideias

2.2        Fontes de oportunidade de inovação

2.3        Factores de sucesso

2.4        Tipos de inovação

2.5        Fases da inovação

2.6        Situação portuguesa

3.      Gestão da tecnologia

3.1        Clarificação de conceitos

3.2        Tipos de tecnologia

3.3        Necessidades de inovações tecnológicas

4.      Planeamento estratégico

4.1        Conceitos conexos

4.2        Questões estratégicas

4.3        Avaliação da estrutura competitiva da indústria

5.      Protecção da propriedade intelectual

6.      O mercado e o plano de Marketing

7.      Planeamento financeiro

8.      Execução do plano de negócios

avaliação

Dado o carácter focalizado no empreendedorismo e na criação de negócios e dada a natureza teórico-prática da disciplina, as sessões procurarão focar temáticas próprias da função empreendedora. Assim, aparte da exposição de conceitos, a participação dos alunos, através da discussão e apresentação oral dos seus trabalhos, é fundamental para o seu desenvolvimento pedagógico e formativo.

A avaliação é contínua. Os alunos serão avaliados recorrendo, principalmente, a três grandes trabalhos: um sobre um conjunto de três ideias ou oportunidades de negócio, outro relativo à apresentação de um plano de negócio e, finalmente, um terceiro relativo a uma entrevista com um empresário, de forma a providenciar experiências do processo empreendedor.

O peso de cada momento de avaliação é o seguinte:

  • Trabalho sobre ideias/oportunidades de negócio: 7 valores;
  • Trabalho sobre Plano de Negócios: 7 valores;
  • Entrevista com empresário: 6 valores;

Os trabalhos deverão ser entregue e defendidos em datas a combinar. Não haverá lugar a melhorias de nota dos trabalhos apresentados ao longo do período lectivo.

Para a avaliação final, de recorrência, recurso e especiais estão previstas apenas provas escritas presenciais de 20 valores, que terão em consideração todo o material apresentado em sala de aula, incluindo os trabalhos apresentados e discutidos.

De notar que os alunos ordinários serão avaliados por recurso a avaliação contínua, sendo que os alunos trabalhadores-estudantes poderão optar pela avaliação contínua.

requisitos
Não tem requisitos
metodologia

Devido ao carácter focalizado na criação de negócios, a metodologia baseia-se na estruturação e desenvolvimento do processo de análise de ideias e oportunidades de negócio, própria da função empreendedora, contemplando a apresentação de um plano de negócio baseado na atractividade dessas ideias. Esta abordagem pedagógica implica que os alunos:

  1. Avaliem a inovação e atractividade das ideias/oportunidades de negócio;
  2. Elaborarem um plano de negócios que sirva dois propósitos complementares: o de servir de guia na transformação da ideia em oportunidade e o de servir de documento susceptível de alavancar um desenvolvimento futuro.

De notar que a ênfase no plano de negócios será não na do documento elaborado a partir de um mero “template” disponível na Internet, mas sim como sendo corolário da transformação da ideia de negócio em oportunidade de negócio, o que permite a análise e justificação da atractividade do novo empreendimento.

bibliografia recomendada

Arnal Losilla, J. C (2003). Creación de Empresas: Los Mejores Textos. Barcelona: Ariel.

 

Bhidé, A. V. (2000). The Origin and Evolution of New Businesses. Oxford: Oxford University Press.

 

Costa, H. e Ribeiro, P. C. (2007). Criação & Gestão de Micro-Empresas & Pequenos Negócios. Lisboa: Lidel.

 

Dantas, J. (2001). Gestão da Inovação. Porto: Vida Económica.

 

Dornelas, J. C. A. (2005). Empreendedorismo (6ª Ed.). Rio de Janeiro: Elsevier Editora.

 

Hisrich, R. D. e Peters, M. P. (2004). Empreendedorismo (5ª Ed.). Porto Alegre: Bookman.

 

Kaplan, J. M. (2003). Patterns of Entrepreneurship. London: John Wiley & Sons.

 

Kirby, D. (2003). Entrepreneurship. Glasgow: McGraw-Hill.

 

Rye, D. E. (1998). Empreendedores. Linda-a-Velha: Abril/Controljornal Editora.

 

Sarkar, S. (2007). Empreendedorismo e inovação. Lisboa: Escolar Editora.

 

Timmons, J. A. e Stephen S. (2003). New Venture Creation: Entrepreneurship for the 21st Century (6ª Ed.). New York: McGraw Hill-Irwin.

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