Português - Projeto de Aplicação › 47859

código no paco
47859
área científica
Português
créditos
6
escolaridade
ensino teórico-prático (TP) - 3 horas/semana
idioma(s) de lecionação
Português
objectivos

Partindo de conhecimentos e competências nas áreas das línguas, marketing e multimédia, é objetivo desta UC o cruzamento daqueles saberes na conceção e elaboração de um projeto prático aplicado ao universo empresarial ou organizacional.
Nesta unidade curricular pretende-se que os alunos desenvolvam as suas competências linguísticas, quer ao nível da descodificação, quer ao nível da produção textual/discursiva, através da consciencialização dos mecanismos linguísticos que lhes estão subjacentes.

competências

Nesta unidade curricular pretende-se desenvolver nos alunos as suas competências linguísticas, quer ao nível da descodificação, quer ao nível da produção textual/discursiva, através da consciencialização dos mecanismos linguísticos que lhes estão subjacentes.

conteúdos

O programa de trabalhos a desenvolver inclui, entre outras tarefas consideradas relevantes de acordo com a especificidade dos casos a tratar, as seguintes:

1.º módulo - Materiais de apresentação e recrutamento
- identificação: nome empresarial, logótipo
- organigrama
- cartão de visita
- anúncio de emprego
- formulário de recrutamento/CV

2.º módulo - Materiais publicitários do produto/serviço
- materiais escritos e multimodais: folheto, brochura, catálogo, outdoor, poster, cartaz, calendário, banda desenhada, cartoon publicitário, materiais em suporte digital
- análise linguística da linguagem publicitária

3.º módulo - Materiais informativos da empresa/organização
- página web e blogue
- apresentação de diapositivos para uma mostra ou feira da especialidade
- boletim informativo (newsletter), comunicado de imprensa (press release)
- entrevista, inquérito

4.º módulo - Documentos administrativos
- correspondência: carta comercial, circular, ofício, requerimento, aviso, convocatória, convite
- outros documentos: relatório, ata, atestado, certidão, certificado, declaração, parecer, regulamento
- análise linguística da linguagem burocrática

Áreas críticas da Língua Portuguesa.

avaliação

- A avaliação será discreta, com dois elementos: um portefólio do projeto desenvolvido (realizado individualmente ou em pares), a entregar no último dia de aulas, e um teste escrito individual, a realizar na época de exames, com a duração de 2 horas. As percentagens destes elementos na avaliação final são as seguintes: o teste vale 20% e o portefólio 80%.

 - Nas épocas de recurso/melhoria e especial, a nota será calculada nos mesmos moldes da época normal. No entanto, os alunos que entregarem um portefólio na época normal não precisam de entregar um novo nas outras épocas, caso decidam manter a nota do portefólio. Os alunos que não entregarem nenhum portefólio na época normal deverão entregar, quando vierem fazer o teste de recurso/melhoria ou especial, o seu portefólio, elemento de avaliação indispensável, mesmo para trabalhadores-estudantes, dada a natureza da unidade curricular.

requisitos
Não pressupõe requisitos específicos.
metodologia

A unidade curricular terá uma forte componente prática, visando a aproximação dos alunos ao meio empresarial e potenciando os conhecimentos anteriormente adquiridos. Será encorajado o trabalho autónomo, supervisionado pela docente, e a autonomia dos alunos. O projeto será desenvolvido em várias fases, contemplando atividades diversificadas que vão desde a conceção à avaliação crítica, passando pela sua implementação.

bibliografia base
Correspondência Comercial / Isabel Moreira / 2007
bibliografia recomendada

Dada a diversidade de géneros textuais, a bibliografia será fornecida ao longo das aulas. Alguns títulos serão:
• AZAT, Gloria Serrato (1999). Como Fazer um Curriculum. Lisboa: Editorial Estampa.
• CAMPOS, Ana Paula & ESTEVES, Maria João (2000). Guia de Correspondência Comercial. Lisboa: Plátano Edições Técnicas.
• CHARAUDEAU, Patrick (2006). Discurso das Mídias. São Paulo: Editora Contexto.
• CORREIA, João David Pinto (1978). Introdução às Técnicas de Comunicação e de Expressão. Lisboa: Livraria Novidades Pedagógicas.
• CRYSTAL, David & DAVY, Derek (1980). Investigating English Style. London: Longman.
• ESTEVES REI, J. (1994). Curso de Redacção II - O Texto. Porto Editora.
• FOWLER, Roger; HODGE, Bob; KRESS, Gunther & TREW, Tony (1979). Language and Control. London: Routledge & Kegan Paul.
• IBORRA GÓMEZ, Sónia (1999). Correspondência Comercial. Lisboa: Editorial Estampa.
• MOREIRA, Isabel (2007). Correspondência Comercial. Lisboa: Edições Técnicas e Profissionais.
• NASCIMENTO, Zacarias & PINTO, José Manuel de Castro (2003). A Dinâmica da Escrita. Como Escrever com Êxito. Lisboa: Plátano Editora.
• OLIVEIRA, Henrique J.C. (1995). Elementos de Gramática da Comunicação, 2.ª parte. Aveiro: FEDRAVE.
• PINTO, A.G. (1997). Publicidade: Um Discurso de Sedução, Porto Editora.
• RÍOS NOIA, Marisol; María Luísa Pita Rubido; Ramón José Noguerol Gómez; Beatriz Brozos Mera (2007). Manual de documentos administrativos. A Coruña: Universidade da Coruña.
• SARDINHA, Leonor & RAMOS, Lydia Vieira (2004) O Texto Normativo. Lisboa: Didáctica Editora.
• SEQUEIRA, Arminda Sá Moreira B. (2006). Correspondência em Português. Comunique de forma eficiente. Porto: Porto Editora.
• VAN DIJK, Teun A. (1992). "Estruturas da Notícia na Imprensa". In. Van Dijk, Cognição, Discurso e Interacção (org. de Villaça Koch), S.Paulo: Editora Contexto, pp. 122-157.
• VINAS, Rey (2003). Atos administrativos. Como redigir ofícios, memorandos, e-mails e outras formas de correspondência comercial. Brasília: Projecto Editorial.

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