Espanhol - Projecto de Aplicação › 47856

código no paco
47856
área científica
Línguas
créditos
6
escolaridade
ensino teórico-prático (TP) - 3 horas/semana
idioma(s) de lecionação
Espanhol
objectivos

 Objetivos

  • Ajudar os estudantes que optaram pelo Espanhol/Segunda Língua Estrangeira Aplicada na consecução de um nível comunicativo alto, no geral, promovendo uma formação que os aproxime, em particular, dosâmbitos empresariais e institucionais -públicos ou privados- de um ambiente profissional próximo.
  • Destacar o elemento intercultural de algumas reflexões realizadas pelos licenciados que projetem ser úteis nos intercâmbios comerciais de Portugal com Espanha e/ou com os países de língua espanhola.

 

 

 

competências

Os alunos competentes deverão saber desenvolver habilidades, destrezas e estratégias necessárias na comunicação linguística e sociocultural, sendo assim capazes de aplicá-las ('saber fazer') no particular âmbito e/ou contextos onde se manifesta a realidade socio-laboral e cultural mais próxima.   

conteúdos

Conteúdos

 Vão dirigidos a que os alunos

1)      Trabalhem os conteúdos linguísticos necessários para consolidar e/ou aperfeiçoar o seu processo de aprendizagem e, sobretudo, que aprendam a desenvolver as habilidades comunicativas de expressão oral, de um ponto de vista formal, funcional, discursivo e estratégico.  

2)      Levem a cabo a seguinte tarefa de investigação:

  • Selecionar/Descrever uma empresa ou instituição -entidade pública ou privada- que esteja atualmente ao serviço da comunidade portuguesa.
  • Realizar um estudo no âmbito em que se situa e a atividade que desempenha, sua organização, gestão de recursos, financiamento, assim como do tipo de serviços que presta, etc.Informar, finalmente, sobre a sua relevância no quadro da sociedade portuguesa.
  • Elaborar um dossier ou portfolio com todos os dados e informação pertinentes. 

 

 

   

 

avaliação

 Avaliação

Respeitar-se-á em todo o momento o modelo (o Regulamento de Estudos) em vigor, aprovado pela Universidade de Aveiro. Levar-se-á a cabo um sistema de avaliação ‘discreta sem avaliação final’ que contempla por igual, para todos os alunos -tanto em exame de Época Normal como nas Épocas de Recurso ou Especial- três elementos de igual peso: 1º) Prova escrita que se realizará no dia 9 de dezembro + 2º) Tarefa de investigação (dar-se-ão na aula as PAUTAS para realizá-la. Todos a entregarão a 9 de dezembro) e 3º) Exposição oral (far-se-á no dia 16 de dezembro).

 *** MUITO IMPORTANTE: Os alunos em regime ordinário têm a obrigação de assistir à aula, conforme os critérios indicados no ponto 4 do artículo 18 do REUA. Os alunos com dificuldades especiais ou isentos por lei de assistir às aulasdevem contactar com a professora desde o início (1ª semana) do período letivo e estar atentos ao divulgado nas aulas e às datas importantes (PACO/ Moodle). 

 

requisitos

Os alunos deste segundo ciclo de formação avanzada devem demonstrar ter conhecimentos linguistícos e competências adquiridas em anos / nas disciplinas anteriores a este Espanhol VII-Projeto de Aplicação.

 

 

metodologia

 Metodologia

Tem como fim oferecer ao aluno a possibilidade de poder transferir as funções comunicativas trabalhadas nas aulas para situações fora da sala de aula: naqueles contextos onde se manifesta a realidade sociolaboral e cultural mais próxima. Esta orientação metodológica persegue (em diferentes abordagens) o domínio das competências linguísticas, sociolinguísticas e pragmáticas, tal como exige hoje a aquisição de línguas estrangeiras e ditam o Quadro europeu comum de referência para as línguas e o Plano Curricular do Instituto Cervantes. Nas aulas usar-se-ão meios audiovisuais e haverá suporte informático, segundo as atividades programadas.

 

 

 

bibliografia base
Material Bibliográfico - CORPAS, J.-GARCÍA, Eva: Socios y colegas 1-2. Barcelona, Difusión, 2005. - DE PRADA, Marisa, M. BOVET, y P. MARCÉ: Entorno empresarial. Madrid, Edelsa, 2008. - GÓMEZ DE ENTERRÍA, J.: Correspondencia comercial en español. Madrid, SGEL, 2004. - IRIARTE ROMERO, Emilio –E. NÚÑEZ PÉREZ (Coord.: Á. Felices Lago): Empresa Siglo XXI. El español en el ámbito profesional. Madrid, Edinumen, 2008.
bibliografia recomendada

 Material Bibliográfico (ver no programa)

- ARAGONÉS, Luis - R. PALENCIA: Gramática de uso del español. Teoría y práctica. Nivel C1-C2. Ed. S M., Madrid, 2011.

- CORPAS, J.-GARCÍA, Eva: Socios y colegas 1-2. Barcelona, Difusión, 2005.

- DE PRADA, Marisa, M. BOVET, y P. MARCÉ: Entorno empresarial. Madrid, Edelsa, 2008.

- GÓMEZ DE ENTERRÍA, J.: Correspondencia comercial en español. Madrid,  SGEL, 2004.

- La enseñanza de los lenguajes de especialidad. La simulación global (2006). Madrid, Gredos, S. A.

- IRIARTE ROMERO, Emilio –E. NÚÑEZ PÉREZ (Coord.: Á. Felices Lago): Empresa  Siglo XXI. El español en el ámbito profesional. Madrid, Edinumen, 2008.

- PAREJA, María José: Temas de empresa. Madrid, Edinumen, 2005.

- PROST, G.-NORIEGA FDEZ., A.: Al di@. Curso superior de español para los negocios. Madrid, SGEL, 2005.

- RODRÍGUEZ, J. L.-KRENN: Español de Negocios. Universidad de Barcelona, Difusión, 2005.

- VV.AA.: Negocio a la vista. (Nivel Intermedio-Avanzado A2 B1 B2). Madrid, Edinumen, 2004.

- VV.AA.: Español lengua viva 4. Nivel C1. Madrid, Santillana Educación. Universidad de Salamanca, 2008.

- VV.AA.: Sueña 4. Nivel C1. Madrid, Grupo Anaya. Universidad de Alcalá, 2008.

- VV.AA.: Dominio. Curso de perfeccionamiento. (Nivel C). Madrid, Edelsa, 2007.

- VV.AA.: Prisma de Ejercicios (C1 Consolida). Madrid, Edinumen, 2007.

- VV. AA.: Cultura y negocios. El español de la economía española y latinoamericana. Madrid, Edinumen, 2005.

*Se indicarão nas aulas DICIONÁRIOS normativos, de uso e de especialidade (em papel e em suporte eletrónico), GLOSSÁRIOS com termos específicos, etc.

Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.