Gestão de Marcas › 47881

código no paco
47881
área científica
Gestão
créditos
6
escolaridade
ensino teórico-prático (TP) - 3 horas/semana
idioma(s) de lecionação
Português
objectivos

Os objetivos específicos da unidade curricular são os seguintes:

- Desenvolver os conceitos fundamentais da marca;

- Aprofundar a temática da identidade corporativa da marca;

- Discutir criticamente o conceito e os diferentes modelos do valor da marca;

- Analisar a gestão da marca através de abordagens relacionais do marketing;

- Refletir sobre as especificidades da gestão de marcas online;

- Estimular o contacto com a investigação produzida no domínio da marca.

competências

a) Conhecer em profundidade os conceitos fundamentais da marca.

b) Entender as dimensões e processo de desenvolvimento da identidade corporativa da marca.

c) Comparar os diferentes modelos do valor da marca.

d) Aplicar abordagens relacionais do marketing à gestão da marca.

e) Conhecer as especificidades da gestão de marcas online.

f) Investigar autonomamente, formular juízos de valor fundamentados e comunicar de forma escrita e oral com clareza;

g) Trabalhar em grupo.

conteúdos

1. Conceitos fundamentais da marca

2. Identidade da marca

3. Valor da marca

4. Gestão relacional da marca

5. Gestão de marcas online

6. Investigação aplicada à marca

avaliação
Avaliação discreta:
  • 50.00% TP (Prova escrita)
  • 50.00% TP (Trabalho de grupo)
Avaliação Final:
  • 100.00% TP (Prova escrita)
requisitos

Não aplicável.

metodologia

Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem:

1. Expositiva, com recurso a meios audiovisuais para explicação dos conteúdos programáticos;

2. Activa, através da resolução de casos práticos e discussão de estudos de caso e artigos científicos;

3. Colaborativa, através da realização de trabalhos em grupo.

Os alunos poderão obter aprovação pelos regimes de:

- avaliação discreta;

- avaliação por exame final.

O regime de avaliação discreta inclui os seguintes momentos de avaliação:

- trabalho de grupo, com um peso de 50% na nota final;

- prova escrita individual, sem consulta, com um peso de 50% na nota final.

O regime de avaliação por exame final consistirá numa prova escrita individual, sem consulta.

bibliografia base
Kapferer, J.-N. (2012). The New Strategic Brand Management: Creating and Sustaining Brand Equity Long Term (5th edition). London: Kogan Page. Keller, K. (2012). Strategic Brand Management: Building, Measuring, and Managing Brand Equity (4th edition). Upper Saddle River: Prentice Hall. Lencastre, P. (Ed.) (2007). O Livro da Marca. Lisboa: Dom Quixote.
bibliografia recomendada

Aaker, D., & Joachimsthaler, E. (2009). Brand leadership: : Building Assets In an Information Economy. New York: The Free Press.

Aaker, D. (1996). Building strong brands. New York: The Free Press.

Aaker, D. (1991). Managing Brand Equity: Capitalizing on the Value of a Brand Name. New York: The Free Press.

Aaker, D. (2014). Aaker on Branding: 20 Principles That Drive Success. New York: Morgan James Publishing.

De Chernatony, L. & McDonald, M. (2010). Creating Powerful Brands (5th edition). London: Butterworth-Heinemann.

Kapferer, J.-N. (2012). The New Strategic Brand Management: Creating and Sustaining Brand Equity Long Term (5th edition). London: Kogan Page.

Keller, K. (2012). Strategic Brand Management: Building, Measuring, and Managing Brand Equity (4th edition). Upper Saddle River: Prentice Hall.

Lencastre, P. (Ed.) (2007). O Livro da Marca. Lisboa: Dom Quixote.

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