Gestão de Marcas › 47881

código no paco
47881
área científica
Gestão
créditos
6
escolaridade
ensino teórico-prático (TP) - 3 horas/semana
idioma(s) de lecionação
Português
objectivos

Os objetivos de aprendizagem visam essencialmente oferecer os fundamentos necessários à compreensão do conceito marca como entidade abstrata, fonte de valor, experiências únicas e significado para a vida dos consumidores, e ativo valioso para as empresas. Pretende-se abordar os principais conceitos de marca, bem como as principais estratégias e ferramentas de branding e sua aplicação a diferentes objetos e arquiteturas de marcas, através de uma abordagem que combina a teoria com a sua aplicação prática. O conceito de customer-based brand equity (Keller, 1993) permitirá compreender os processos de criação de uma marca forte, orientar o desenho de programas de marketing e de comunicação de marcas e oferecer uma ferramenta para medir o valor da marca.

competências
    • Compreender o conceito de marca e os seus diferentes elementos;
    • Reconhecer e explicar a importância das marcas na criação de valor para o consumidor;
    • Reconhecer e explicar os principais conceitos de marca (p.e. identidade de marca, proposição de valor e significados de marca, personalidade da marca, imagem de marca, relacionamento consumidor-marca);
    • Compreender e aplicar o conceito de customer-based brand equity;
    • Reconhecer e explicar conceitos emergentes de marcas (p.e. brand experience, brand engagement, brand value co-creation, brand community);
    • Reconhecer e explicar a noção de arquitetura da marca, níveis hierárquicos e extensões de marca;
    • Reconhecer e aplicar diferentes modelos e ferramentas utilizados na indústria para o desenvolvimento de estratégias de marca;
    • Desenhar um programa de marketing e comunicação de marca;
    • Reconhecer e aplicar medidas de performance de brand equity e brand image
conteúdos
  1. Introdução à Gestão das Marcas
  2. Desenvolvimento de uma estratégia de marca
  3. Desenvolvimento de estratégias de arquitetura de marca
  4. Criação e gestão de marcas
avaliação
Avaliação discreta:
  • 50.00% TP (Teste individual)
  • 50.00% TP (Projeto Final)
Avaliação Final:
  • 100.00% TP (Exame)
requisitos

Noções fundamentais de Marketing.

metodologia

Exposição teórica dos conteúdos programáticos complementada pela análise de exemplos reais. Discussão sobre aspetos teóricos dos conteúdos explanados e textos consultados, bem como de estudos de caso que serão submetidos a debate.

Acompanhamento e orientação dos alunos no estudo, análise de casos e resolução dos exercícios propostos, bem como no projeto final a realizar.

Sessões específicas de apoio ao projeto final.

bibliografia base
Kapferer, J.-N. (2012). The New Strategic Brand Management: Creating and Sustaining Brand Equity Long Term (5th edition). London: Kogan Page. Keller, K. (2012). Strategic Brand Management: Building, Measuring, and Managing Brand Equity (4th edition). Upper Saddle River: Prentice Hall. Lencastre, P. (Ed.) (2007). O Livro da Marca. Lisboa: Dom Quixote.
bibliografia recomendada

Keller, K. (2013). Strategic Brand Management: Building, Measuring, and Managing Brand Equity (4th edition). Upper Saddle River, New Jersey: Pearson.

Aaker, D. (1996). Building strong brands. New York: The Free Press.

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