atividades › circo matemático
circo matemático


Introdução

Ao longo dos anos, vários elementos dinamizadores deste projeto dedicaram-se, individualmente ou integrados em projectos universitários (Universidades de Lisboa, Minho, Coimbra, Aveiro), a atividades de divulgação matemática, e à promoção da  Matemática Recreativa em vários contextos. O sucesso educativo e o impacto positivo que estes projectos registaram junto de professores, alunos, pais e público em geral, levou a que se considerasse a convergência de esforços num grande projecto de alcance nacional. O nome escolhido para o projeto – Circo Matemático - encerra em si o conceito que lhe subjaz, o de espalhar, de forma itinerante, o deslumbramento e o fascínio da matemática.

Neste projeto unimos competências complementares para obter uma capacidade de intervenção de grande magnitude a nível da promoção da Matemática, a todos os níveis, conscientes de que é uma tarefa urgente no nosso país.


Objetivos e finalidades

Atrair a curiosidade geral para a matemática mediante a realização de atividades lúdicas muito atrativas e variadas, numa aplicação de conceitos de uma nova área da matemática – Matemática Recreativa – cuja prática tem estado associada à capacidade de motivar e promover o gosto pela matemática.

Pretendemos maravilhar e assim atrair para a matemática. A magia, o esplendor, a surpresa e o deslumbramento associados ao circo serão os meios a que o Circo Matemático recorrerá para exibir alguns efeitos matemáticos.

Todas as actividades que estão incluídas ou que venham a fazer parte do reportório do Circo, têm cariz matemático e muitas delas estão associadas a problemas matemáticos que, apesar de motivarem experiências lúdicas, têm a ver com áreas bastante relevantes e complexas. O reportório é suficientemente diversificado para poder permitir organizar exibições dirigidas a um vasto público, diferentes idades e formações, por forma a captar o interesse desde crianças até adultos.


Destinatários: Público em geral. Alunos dos vários níveis de ensino.


Tipo de Atividades

Espetáculo de sala - Espetáculos para o público em geral promovidos e angariados pela equipa de relações exteriores do Circo Matemáticoou solicitadas pelas Instituições.

Animação de rua (centros comerciais, locais públicos em geral)

O Circo Matemático vai à escola - Atividades em escolas que constituem uma apresentação preferencial do Circo Matemático pela função educativa que ela pode desempenhar. A duração das sessões varia entre 45 minutos e uma hora e meia.

Animação de eventos de natureza variada (workshops, conferências, campeonatos de jogos, feiras de ciência, festas de Natal, promoção de empresas)

Formação de animadores porque o caracter matemático das actividades é a base estrutural do reportório do Circo Matemático, a formação contínua de toda a equipa e a de novos animadores é uma das tarefas fundamentais dos responsáveis do projecto.

 

Entidade Proponente: Associação Ludus

Coordenação: Jorge Nuno Silva, Adelaide Carreira, Filomena Carreira

Polo do Circo Matemático de Aveiro: Coordenação: Andreia Hall

Equipa: Ana Paula Nolasco, Andreia Hall, Isabel Brás, João Rodrigues, Luís Silva, Paula Carvalho, Paolo Vettori, Paulo Almeida, Ricardo Pereira, Rosa Amélia Martins, Rosália Rodrigues, Sandrina Santos, Vera Afreixo.

Este polo está inserido no projeto EECM (http://eecm.mat.ua.pt/) do Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro e obteve financiamento através do projeto Ciência Viva: Escolher Ciência - da Escola à Universidade, ref: PEC176.


Para ver uma lista das apresentações já efetuadas clique aqui.

 

Contactos:

Aveiro: dmat-circo@ua.pt

Lisboa: cm.circomatematico@gmail.com



Ciência Viva - Logotipos



última atualização a 30-05-2014
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização. saber mais
[X]