2019 ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA


A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou 2019 como o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos. Esta celebração é também uma homenagem ao químico Dmitri Mendeleev que há 150 anos apresentou o Sistema Periódico, criando assim a primeira versão da Tabela Periódica dos Elementos Químicos. A Tabela Periódica para além de ser uma ferramenta científica imprescindível, é geralmente percecionada como um ícone da Química, refletindo a sua essência e centralidade científica. O Departamento de Química (DQ) é uma unidade orgânica da Universidade de Aveiro onde essa centralidade é bem patente, pois para além de cursos de Química, coexistem outros cursos excelentes de áreas científicas e tecnológicas muito relevantes nos dias de hoje, nomeadamente a Bioquímica, Biotecnologia e Engenharia Química, para além de cursos inter-departamentais em áreas de interface como são as Ciências do Mar e as Nanotecnologias. A divulgação da Ciência para diferentes públicos, em particular quando associada às áreas científicas nas quais o DQ intervém fortemente, fez sempre parte da nossa missão. O Departamento de Química celebra os 150 anos da Tabela Periódica, promovendo e associando-se a várias iniciativas, manifestando assim publicamente a relevância desta efeméride.


Concurso nacional de acesso a cursos do Departamento de Química

O Departamento de Química (DQ) da Universidade de Aveiro é atualmente um dos departamentos de topo ao nível de atividades científica e pedagógica reconhecidas internacionalmente. O DQ integra diversas linhas de ação com equipas muito dinâmicas nas áreas da Química, Bioquímica, Biotecnologia, e Engenharia Química, bem como em áreas de interface como sejam a Nanotecnologia e Ciências do Mar. Esta convivência multidisciplinar sob o mesmo teto permite que o DQ seja a casa natural para quem procura ao nível da sua formação universitária um ambiente cientificamente rico, oferecendo bases sólidas para um futuro desempenho profissional. O DQ procura que a sua oferta de cursos conjugue a especificidade de cada formação ao contacto com uma multiculturalidade científica proporcionada pelos vários saberes congregados no belo Campus da Universidade de Aveiro.

No concurso nacional de acesso ao ensino superior de 2018-2019, o Departamento de Química da Universidade de Aveiro oferece os seguintes cursos:


Licenciatura em Bioquímica
;

Licenciatura em Biotecnologia;

Licenciatura em Química;

Mestrado Integrado em Engenharia Química.


(mais)



destaques
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.