acesso ao ensino superior

Concurso nacional de acesso a cursos do Departamento de Química


O Departamento de Química (DQ) da Universidade de Aveiro é atualmente um dos departamentos de topo ao nível de atividades científica e pedagógica reconhecidas internacionalmente. O DQ integra diversas linhas de ação com equipas muito dinâmicas nas áreas da Química, Bioquímica, Biotecnologia, e Engenharia Química, bem como em áreas de interface como sejam a Nanotecnologia e Ciências do Mar. Esta convivência multidisciplinar sob o mesmo teto permite que o DQ seja a casa natural para quem procura ao nível da sua formação universitária um ambiente cientificamente rico, oferecendo bases sólidas para um futuro desempenho profissional. O DQ procura que a sua oferta de cursos conjugue a especificidade de cada formação ao contacto com uma multiculturalidade científica proporcionada pelos vários saberes congregados no belo Campus da Universidade de Aveiro.


No Departamento de Química da Universidade de Aveiro tens acesso aos cursos de Licenciatura em Bioquímica, Biotecnologia e Química, e ao Mestrado Integrado em Engenharia Química.


Licenciatura em Bioquímica


A Licenciatura em Bioquímica pretende dar aos alunos uma formação sólida e integrada em temáticas tais como Bioquímica, Química, Biologia Celular e Genética, que permitam o entendimento da estrutura, organização e funcionamento dos sistemas vivos sob um ponto de vista molecular. O licenciado em Bioquímica pela Universidade de Aveiro poderá aplicar os seus conhecimentos ao nível de uma carreira profissional por exemplo nas áreas da Química Alimentar, Agroquímica, Bioquímica Clínica e Farmacêutica.

Esta licenciatura permite a prossecução de estudos de 2º ciclo (Mestrado) em áreas complementares à sua formação de base: Bioquímica, Ciências da Saúde, Ciências dos Alimentos, Biotecnologia, Química, Biologia, entre outras.

Informação adicional: http://www.ua.pt/dqua/PageCourse.aspx?id=16&b=1


Licenciatura em Biotecnologia


Os licenciados em Biotecnologia pela UA poderão exercer funções em empresas de base biotecnológica, nomeadamente nas áreas da Biotecnologia branca (uso de células e enzimas em aplicações industriais de biotecnologia), Biotecnologia verde (biotecnologia aplicada às indústrias agroalimentares), Biotecnologia vermelha (biotecnologia aplicada a processos farmacêuticos e médicos) e Biotecnologia azul (biotecnologia aplicada a processos ambientais) ou ainda em serviços públicos. Poderão desenvolver atividades profissionais em funções empresariais, comerciais ou industriais, trabalhando na produção, ou na investigação e desenvolvimento de novas técnicas, processos ou produtos, bem como desempenhando funções técnico-comerciais, ou de garantia da qualidade de produtos ou de processos industriais.

Esta licenciatura permite a prossecução de estudos ao nível de 2º ciclo (Mestrado) nas várias áreas da Biotecnologia indicadas acima pelo código de cores das várias vertentes atuais da biotecnologia e em áreas afins, como sejam, Biomédica, Ciências da Saúde, Tecnologia e Ciência dos Alimentos, Bioquímica, Química, Biologia, entre outras.

Informação adicional: http://www.ua.pt/dqua/PageCourse.aspx?id=17&b=1


Licenciatura em Química(*)


A Licenciatura em Química da UA prepara profissionais com uma formação sólida e versátil, que lhes permite abraçar atividades de investigação científica em laboratórios de inovação e desenvolvimento, bem como o acesso a atividades profissionais na indústria química/farmacêutica, ou áreas relacionadas; em laboratórios de análises e de controlo de qualidade (por exemplo nas áreas industrial, alimentar, ambiental); em empresas de serviços de consultadoria, assessoria técnico-comercial e marketing.

Esta licenciatura permite a prossecução de estudos ao nível de 2º ciclo (Mestrado) em Química de forma a aprofundar as suas competências nesta área ou em áreas científicas afins, como sejam a Bioquímica, Biotecnologia, Nanotecnologia e Ciências do Mar. Deste modo, o Licenciado em Química tem várias possibilidades de valorizar o seu perfil profissional e/ou responder às exigências que ao longo da sua carreira lhe são colocadas pelo mercado de trabalho.

Informação adicional: http://www.ua.pt/dqua/PageCourse.aspx?id=43&b=1&p=1


A licenciatura em Química da Universidade de Aveiro encontra-se reconhecida com o Chemistry Eurobachelor®Label.


(*) este curso não abrirá vagas em 2016/2017.


Mestrado Integrado em Engenharia Química


O Mestrado Integrado em Engenharia Química corresponde a um plano de formação de 5 anos (300 ECTS) na área da Engenharia Química. Pretende-se formar profissionais para desempenhar atividades especializadas em ambiente industrial, técnico-comercial e projeto, e em investigação científica e desenvolvimento. O Engenheiro Químico possui competências para projetar, dimensionar, otimizar, conduzir e gerir processos industriais que envolvem alterações de composição química ou do estado físico ou energético de matérias-primas, com vista à obtenção de bens essenciais como combustíveis, produtos alimentares, farmacêuticos e de higiene, plásticos, fibras, tintas, detergentes, adubos, pesticidas, pasta e papel, etc.

O Mestrado Integrado em Engenharia Química é detentor do selo de qualidade EUR-ACE®, atribuído pela ENAEE e Ordem dos Engenheiros (OE), garantia que o curso cumpre com os padrões europeus e internacionais de formação em engenharia, cumpre os requisitos para acesso à OE e ao título de profissional de engenharia Europeu “ENGINEERing CARD” e “EUR ING Title“ da FEANI.

Informação adicional: http://www.ua.pt/dqua/PageCourse.aspx?id=31&b=1





última atualização a 28-07-2016
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.