44 anos da UA
 

LANÇAMENTOS 2013

DESCOMPLICAR A ASMA
Numa linguagem acessível e objetiva, a asma é explicada pela primeira vez ao grande público
LIVRO DA UNIVERSIDADE DE AVEIRO QUER “DESCOMPLICAR A ASMA”

O Reitor, Prof. Manuel Assunção, participou no lançamento do livro “Descomplicar a Asma”, que decorreu no Auditório da Livraria da UA, no dia 20 de junho, às 17h30. Numa linguagem clara, simples e objetiva, um livro que explica o que é a doença, como diagnosticá-la e, sobretudo, como ajudar a preveni-la e a tratá-la.

Rocha, Sílvia M., Dias, Ricardo G., and Moreira, André Descomplicar a asma. 11,00€. Aveiro: UA Editora, 2013.

Links:
Catálogo da UA Editora

+ INFORMAÇÃO
Um diagnóstico de asma numa criança traz sempre grande angústia aos pais. Mas a asma pode ser descomplicada, se houver informação. Assim, anos depois de saber que a sua filha Íris tinha asma, Sílvia Rocha, professora da Universidade de Aveiro (UA), quer “Descomplicar a Asma” e dar aos pais e educadores a ajuda que não teve: numa linguagem clara, simples e objetiva, um livro que explica o que é a doença, como diagnosticá-la e, sobretudo, como ajudar a preveni-la e a tratá-la. O livro editado pela UA Editora já está à venda na livraria da academia de Aveiro.

“Descomplicar a Asma” é mesmo o único livro em Portugal que trata a doença por tu e sem os rodeios científicos que a fazem desconhecida do grande público. “Há muita falta de conhecimento em Portugal sobre a asma. Diz-se que 10 por cento da população portuguesa tem asma mas na realidade pensa-se que o número de pessoas afetadas é muito maior”, diz a autora do manual recheado de informações úteis para pais, crianças e professores.

Ricardo Dias, professor na UA e igualmente pai de uma menina asmática, e André Moreira, professor na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e especialista em Imunoalergologia, são os restantes autores de um livro que promete acabar de vez com a falta de informações sobre uma doença inflamatória crónica dos brônquios que é a principal causa de hospitalização das crianças dos países desenvolvidos.

Tu cá, tu lá com a asma

Com uma linguagem acessível a miúdos e graúdos, o livro pretende tranquilizar as famílias que são confrontadas com a asma e dizer-lhes que muito do controlo sobre a doença, a par da medicação, passa pelo dia a dia. “A asma é uma doença controlável mas temos de saber o que a agrava e o que desencadeia as crises e perceber que diariamente há muitos gestos que se podem ter para melhorar a qualidade de vida do asmático”, alerta Sílvia Rocha.

“Como costumo dizer aos pais angustiados perante um diagnóstico de asma, se fossemos obrigados a ter de escolher uma doença, a asma seria a melhor opção”, diz André Moreira.

O livro descomplica também as informações sobre os próprios tratamentos. Os efeitos secundários dos medicamentos, o que faz um tratamento ser mais adequado do que outro e os cuidados que se devem ter para que sejam eficazes, são temas que preocupam os pais e que a obra simplifica.

A pensar em todas as Íris do país

“Já havia na Íris um conjunto de sinais que, se eu fosse uma pessoa informada sobre o assunto, teria associado à asma e tomado de imediato medidas preventivas que tinham evitado a situação pela qual passou a minha filha”, lembra a autora. Além disso, “um pai informado facilmente vai à consulta com um conjunto de informações que podem ajudar o clínico no diagnóstico da asma”.

Depois de feito o diagnóstico da asma e iniciados os tratamentos adequados, a Íris recuperou uma vida perfeitamente normal. “Há vários cuidados que passámos a ter em casa e que ajudam muito a controlar a asma”, aponta a investigadora. Coisas simples, que o livro explica, aplicáveis, por exemplo, à alimentação, ao exercício físico, à habitação (principalmente no que diz respeito ao quarto da criança) ou aos animais de estimação.

Soluções simples que o “Descomplicar a Asma” quer levar às milhares de Íris do país. O livro vai estar à venda em livrarias de todo o país, inclusive na Livraria da UA, e, a partir de julho, nas lojas Pingo Doce. 

Mais informações sobre o livro podem ser obtidas em www.ua.pt/edicoes, pelo email editora@ua.pt ou através do telefone 234 370 875.




REFLEXÃO SOBRE A ESCRITA : O ENSINO DE DIFERENTES GÉNEROS DE TEXTOS
Pereira, Luísa Álvares, and Cardoso, Inês Reflexão sobre a escrita : o ensino de diferentes géneros de textos. 12,00€. Aveiro: UA Editora, 2013.

Links:
Catálogo da UA Editora

última atualização a 09-12-2014
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.