Desenvolvimento de Materiais Multimédia para Educação › 41144

código no paco
41144
área científica
Ciências e Tecnologias da Comunicação
créditos
8
escolaridade
ensino teórico-prático (TP) - 3 horas/semana
idioma(s) de lecionação
Português
objectivos

[1] Desenvolver capacidades de análise que permitam a crítica fundamentada e objectiva de produtos multimédia;

[2] Desenvolver capacidades de seleção e planificação de produtos e estratégias didáticas, com suporte em ferramentas e serviços tecnológicos;

[3] Delinear, de modo reflectido e participado, propostas de módulos didáticos, para implementação em ferramentas digitais.

 

competências

[1] análise crítica fundamentada e objectiva de produtos multimédia;

[2] seleção e planificação de produtos e estratégias didáticas, com suporte em ferramentas e serviços tecnológicos;

[3] proposta de módulos didáticos, reflectidas e participadas, para implementação em ferramentas digitais.

 

conteúdos

- Evolução do ensino e da aprendizagem até aos tempos atuais -  teorias de aprendizagem: o que é a aprendizagem hoje?

- Enquadramento epistemológico das TIC no ensino e respetiva evolução tecnológica - ferramentas ao serviço de que conceito de educação?

- Níveis de maturidade de utilização das TIC na Escola

- Personal Learning Environments (PLE)

- Recursos Educativos Digitais (RED)

- Aprendizagem para o Século XXI

avaliação

A nível de grupo espera-se que os alunos produzam um material didático que reflita, em termos qualitativos, os pressupostos teóricos subjacentes às estratégias educativas perseguidas com o uso da ferramenta. Esta tarefa deverá ser desenvolvida segundo a metodologia de trabalho de grupo (roleplaying colaborativo) e será objecto de apresentação na última sessão presencial. A participação, no decurso da Unidade Curricular será objecto de avaliação contínua, incluindo auto e heteroavaliação. Individualmente, os conhecimentos construídos serão aferidos pela realização de um ensaio/recensão/artigo (de preferência em língua Inglesa), sobre uma temática a negociar.

Em termos percentuais, a avaliação obedecerá à seguinte distribuição:

ensaio/recensão/artigo – 35%

relatório final do projeto  – 25%

apresentação oral do relatório final – 10%

semanários de bordo – 20%

participação e evolução (presencial e a distância) – 10%

As classificações obtidas nas componentes material didático, apresentação, participação, semanários de bordo e relatório destinam-se à avaliação da componente prática da disciplina. Nesta, os alunos deverão obter a classificação mínima de 7 valores para, na eventualidade de insucesso à disciplina, beneficiarem da possibilidade de realizar exame na época respectiva. O mesmo princípio se aplica à componente teórica.

A participação nas atividades on-line tem um peso de 10% e será avaliada, numa perspectiva qualitativa, tendo em conta a proposta de Santos (2005):

Santos, C. (2005). Avaliação da participação on-line em ambientes de e-Learning – a metodologia desenvolvida para aplicação em duas disciplinas do Mestrado/CFE Multimédia em Educação da Universidade de Aveiro. In Revista Nov@ Formação – Instituto para a Qualidade na Formação. I.P, nº6: 33-36.

 

requisitos

Não aplicável

metodologia

As aulas desenrolar-se-ão, nas sessões presenciais, no formato de debate colectivo, induzido por questões orientadoras, propostas pelo docente, e/ou atividades desenvolvidas em grupo, seguidas de relato por um porta-voz e discussão. Nas sessões não-presenciais, desenvolver-se-ão atividades de trabalho individual e/ou de grupo a distância, monitorizadas pelo docente, incluindo exercícios de reflexão partilhada.

 

bibliografia base
(A ser fornecida/indicada regularmente ao longo do curso) - Avaliação da participação on-line em ambientes de e-Learning – a metodologia desenvolvida para aplicação em duas disciplinas do Mestrado/CFE Multimédia em Educação da Universidade de Aveiro. / Santos, C. / 2005 / In Revista Nov@ Formação – Instituto para a Qualidade na Formação. I.P, nº 6: 33-36.
bibliografia recomendada

A ser revelada ao longo da Unidade Curricular.

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