Tecnologias da Comunicação em Educação › 41579

código no paco
41579
área científica
Ciências e Tecnologias da Comunicação
créditos
8
escolaridade
ensino teórico-prático (TP) - 3 horas/semana
idioma(s) de lecionação
Português, Inglês
objectivos

Os objetivos centrais da unidade curricular TCEd são:

  1. sistematizar os conceitos básicos sobre a organização e o funcionamento dos sistemas de comunicação multimédia, bem como sobre alguns fatores que influenciam o seu desempenho;
  2. discutir e explorar a aplicação dos serviços de comunicação on-line na Educação;
  3. discutir e explorar a influência e aplicação dos serviços Web 2.0 na Educação;
  4. discutir o papel da mobilidade e ubiquidade como desafio à Educação.
competências

No final desta unidade curricular os participantes serão capazes de:

  1. identificar os principais componentes de um sistema de comunicação multimédia;
  2. identificar as principais tecnologias utilizadas na preparação e transporte de informação em sistemas de comunicação multimédia;
  3. compreender os papéis que os principais serviços de comunicação baseados na Internet poderão assumir em contextos de Educação;
  4. utilizar os principais serviços de comunicação baseados em Internet, nomeadamente serviços Web 2.0;
  5. discutir criticamente a utilização em Educação das principais tecnologias de comunicação Internet e Web 2.0;
  6. identificar os principais tópicos de investigação que fazem parte da agenda da comunidade científica nacional e internacional na área da aplicação em Educação das tecnologias de comunicação.
conteúdos

1-Componentes de sistemas de comunicação multimédia

  • Fontes de informação;
  • Representação e preparação da informação para transporte;
  • Transporte;
  • Armazenamento e Reconstituição.

        2- Tipos de fontes de informação e fundamentos sobre a codificação de informação multimédia

        • Voz;
        • Áudio;
        • Imagem;
        • Vídeo;

              3-Principais tecnologias e serviços de rede

              • Funções de uma rede;
              • Principais tecnologias de rede;
              • Panorama actual da oferta de tecnologias e de serviços de rede.

              4-Serviços de comunicação sobre Internet

              • Síncronos (videochamada/videoconferência, chat, etc.);
              • Assíncronos (correio electrónico, IMS/MMS, etc.).

              5-Ambientes de Gestão de Aprendizagem

              • Funcionalidades típicas;
              • Normalização;
              • Modelo SCORM e objetos de aprendizagem.
              • Criação de OA com o Editor eXe

              6-Web 2.0

              • Desafios ao Ensino e Aprendizagem
              • Conceitos base: sindicância, agregação
              • Principais serviços (Blogues, Micro-Blogues, Wikis, Social Bookmarking, Redes sociais, ContentShare,...)
              • Plataformas de conteúdos AV colaborativas
              • Ambientes Virtuais 3D e Serious Games
              • Aplicações dos serviços Web 2.0 em Educação - e-Learning 2.0

              7-Mobile Learning

              • Caracterização técnica e aplicacional
              • Desafios e oportunidades para o Ensino e Aprendizagem

              8-Desafios futuros da aplicação das Tecnologias da Comunicação em Educação

              • Tecnologias emergentes e de futuro
              • Possíveis cenários de integração das TCeD

              9-Aplicação de Digital Storytelling em Educação

              • Conceitos bases
              • Ferramentas para construção de DS
              avaliação

              Avaliação

              • Trabalho de grupo60%, a avaliar de acordo com os seguintes parâmetros:
                • 50% - Relatório do trabalho (*)
                • 10% - Apresentação e discussão pública (a classificação pode variar entre os elementos do grupo) (*)

               

              * Estas componentes de avaliação serão ponderadas individualmente, tendo em consideração as opiniões expressas no âmbito do exercício obrigatório de autoavaliação e heteroavaliação. A não participação neste exercício será penalizada com 2 valores na avaliação final do trabalho.

              • Trabalho individual30%
              • Avaliação contínua (participação, interação on-line, ...)10%

               

              A aprovação na unidade curricular implica ter uma classificação mínima de 10 valores em cada uma destas 3 componentes.

               

              Avaliação em recurso/melhoria

               

              A avaliação para melhoria pressupõe a entrega dos relatórios dos trabalhos e o trabalho individual de acordo com os pesos que se seguem.

               

              • Trabalho60%, a avaliar de acordo com os seguintes parâmetros:
                • 50% - Relatório do trabalho (*)
                • 10% - Apresentação e discussão pública (a classificação pode variar entre os elementos do grupo) (*)

               

              * Estas componentes de avaliação serão ponderadas individualmente, tendo em consideração as opiniões expressas no âmbito do exercício obrigatório de autoavaliação e heteroavaliação. A não participação neste exercício será penalizada com 2 valores na avaliação final do trabalho.

              • Trabalho individual40%
              requisitos

              n/a

              metodologia

              A uc está organizada em sessões de natureza teórico-prática, em trabalho autónomo individual e em grupo (de 2/3 alunos cada) e em sessões de apresentação e de discussão dos trabalhos realizados pelos grupos. 

              bibliografia recomendada

              Revistas científicas internacionais disponíveis nas plataformas b-On e SCOPUS (Computers&Education, BJET, etc).

              Outras revistas científicas nacionais e internacionais (iJET,EFT, Indagatio Didatica, etc).

              Outras referências e materiais são regularemnte disponibilizados através do blogue de suporte à uc (http://tcedu2012.blogs.ua.sapo.pt/). 

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