Ferramentas Web 2.0 › 41102

código no paco
41102
área científica
Ciências e Tecnologias da Comunicação
créditos
6
escolaridade
ensino teórico-prático (TP) - 3 horas/semestre
idioma(s) de lecionação
Português, Inglês
objectivos

Conhecer e compreender o conceito de Web 2.0/Web Social
Discutir as implicações da interpretação da Web enquanto plataforma, software e serviço 
Conhecer e discutir os conceitos associados à Web Social
Compreender as diferentes dimensões dos conceitos de Consumer-Generated Media e de User-Generated Content
Conceber estratégias que facilitem a apropriação educativa da Web 2.0
Compreender e discutir o potencial didático da Web Social

competências

Conhecer e compreender o conceito de Web 2.0/Web Social
Discutir as implicações da interpretação da Web enquanto plataforma, software e serviço 
Conhecer e discutir os conceitos associados à Web Social
Compreender as diferentes dimensões dos conceitos de Consumer-Generated Media e de User-Generated Content
Conceber estratégias que facilitem a apropriação educativa da Web 2.0
Compreender e discutir o potencial didático da Web Social

conteúdos

Principais tópicos:
1. Web 2.0/Web Social – um pouco de história
2. Princípios subjacentes à definição do conceito de Web 2.0
3. Interfaces
4. A Web Social enquanto plataforma, software e serviço
5. Web 2.0 e conteúdo gerado pelo utilizador
6. Conceitos associados (tags, feeds de rss, agregação, cloud computing, Consumer-Generated Media, User-Generated Content, etc.)
7. Colaboração e Participação
8. Aplicações e implicações didáticas

avaliação

A avaliação será de tipo contínuo e pressupõe a participação em todas as actividades listadas no calendário. Os objectivos específicos e os critérios de avaliação a utilizar em cada um destes momentos serão detalhados em enunciados a disponibilizar aos alunos. A frequência obtém-se com a classificação mínima de nove valores e meio, sendo que carece de um mínimo de 6,5 valores tanto no computo da avaliação de AV1 a AV3, como da avaliação AV4, para se poder propor a exame no caso de insucesso à Unidade Curricular.

Os diferentes momentos de avaliação são os seguintes:
- AV1 (10%): apresentação e discussão, em grupo, do ponto de situação do estado de desenvolvimento dos trabalhos (sessão on-line síncrona). 
- AV2 (20%): relatório de desenvolvimento, a enviar por cada grupo, via e-mail.
- AV3 (10%): apresentação e discussão, em grupo, do ponto de situação do estado de desenvolvimento dos trabalhos e discussão do feedback dado ao relatório de desenvolvimento.
- AV4 (50%): entrega e apresentação final dos trabalhos desenvolvidos, inclusive.
- Participação online (10%): qualidade da participação e partilha na plataforma Ning.

requisitos

Não aplicável.

metodologia

As atividades letivas da UC de Ferramentas Web 2.0 decorrerão em regime de blended learning devendo os alunos desenvolver parte do trabalho de forma autónoma, mas acompanhada, e em contexto extralectivo.
As sessões de contacto (presenciais e a distancia, neste último caso, diárias) terão por finalidade apresentar e discutir os conceitos estruturantes relativos às temáticas globais da UC e apoiar o desenvolvimento dos trabalhos dos alunos.
Haverá sessões síncronas, pré-datadas, para discussão do progresso dos trabalhos, em grupo.

bibliografia recomendada

Tim O'Reilly;What Is Web 2.0? (disponível em http://oreilly.com/web2/archive/what-is-web-20.html)Jon Brodkin;Web 2.0: Buzzword, or Internet revolution? (disponível em http://www.networkworld.com/news/2007/012407-web-20.html)Richard MacManus;Berners-Lee Disses Web 2.0 (disponível em http://www.readwriteweb.com/archives/berners-lee_disses_web20.php)

Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.