apoio informático

Todos os edifícios da UA estão ligados entre si e ao exterior por uma rede de comunicações que visa facilitar e potenciar o acesso, a partilha e a organização de informação.

Quando um estudante se matricula na UA recebe as credenciais de acesso e todo o apoio necessário à configuração de acesso aos serviços de informação e comunicação, fornecidos pela UA, através dos Serviços de Tecnologias de Informação e Comunicação. Com essa identidade eletrónica, o estudante pode aceder à internet, usar o correio eletrónico, entrar na secretaria virtual e realizar os seus trabalhos ou pesquisas utilizando os computadores e outros equipamentos disponíveis nas salas de estudo e laboratórios de informática dos Departamentos e Escolas da UA, no edifício do Complexo Pedagógico, Cientifico e Tecnológico e da Biblioteca.

A UA disponibiliza um conjunto integrado de serviços digitais acessíveis a partir de qualquer ponto do Campus, graças à rede sem fios da UA, permitindo uma mobilidade total dos seus utilizadores entre os vários edifícios e garantindo um acesso contínuo aos serviços disponibilizados.

plataformas e serviços digitais de apoio

Um desses serviços é a plataforma de e-learning “Moodle”, onde se encontram agregadas informações e recursos on-line sobre muitas das unidades curriculares dos vários cursos oferecidos pela UA. Com esta ferramenta de apoio à aprendizagem, a UA incentiva o ensino a distância tirando partido das novas tecnologias da informação e comunicação.  

Consultar as notícias da UA no @ua_online (jornal online da UA), efetuar pesquisas no catálogo das bibliotecas, aceder ao portal my.ua, ao PACO, ou navegar na biblioteca digital são algumas das operações que podem ser efetuadas através da rede de comunicações e informática da UA.

Há ainda outros recursos que se encontram acessíveis fora da rede do Campus Universitário, mediante a utilização de uma ligação VPN – Rede Privada Virtual (vpn.ua.pt).

última atualização a 18-04-2016
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.