apoio ao estudo

Mesmo no centro do Campus Universitário situa-se a Biblioteca da UA (edifício 17) que, em conjunto com as restante bibliotecas da rede UA, oferece cerca de 320 mil obras, bem como o acesso em linha a milhares de títulos de periódicos eletrónicos, livros eletrónicos e bases de dados, abrangendo as mais diversas áreas de conhecimento.

acesso privilegiado a fontes de conhecimento

Teses académicas em texto integral, publicações periódicas, científicas, literárias e artísticas especializadas mas também jornais e revistas de interesse mais generalizado, podem ser confortavelmente folheados na sala de leitura informal, com vista para as salinas, situada no rés do chão da biblioteca, são outros dos documentos disponíveis.

A Biblioteca da UA, cujo edifício é da autoria do arquiteto Siza Vieira, dispõe de mil lugares de leitura, incluindo gabinetes de estudo individuais, de grupo e de consulta audiovisual. Caso a bibliografia desejada não faça parte do acervo da biblioteca da UA, os estudantes têm sempre a hipótese de aceder às publicações de outras bibliotecas, através do serviço de empréstimo interbibliotecário ou da encomenda de fotocópias.

A Mediateca, uma biblioteca especializada em bibliografia da área das Ciências da Educação, Psicologia e Didática, a biblioteca do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro, mais direcionada para as áreas de Contabilidade, Direito, Economia, Estatística e Gestão, o Centro de Recursos em Conhecimento Aveiro-Norte, da Escola Superior Aveiro-Norte, especializado nas áreas das Tecnologias de Produção, Design Industrial, Organização e Gestão, a Biblioteca da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, com publicações nas áreas das tecnologias, administração pública e gestão, e a Sala de Leitura e Estudo do Complexo Pedagógico, Científico e Tecnológico, são outros espaços de estudo e de consulta bibliográfica ao dispor dos estudantes da Universidade.

Para além dos serviços prestados ao utilizador localmente, as bibliotecas da UA disponibilizam um vasto conjunto de serviços e recursos eletrónicos, tais como o acesso a bases de dados de artigos científicos, catálogo das coleções das bibliotecas, livros e revistas eletrónicas, tutoriais de apoio à pesquisa e gestão de referências bibliográficas, renovação e reserva de publicações, serviços de apoio à pesquisa de informação, serviço de apoio aos alunos com necessidades especiais, etc.

De referir ainda o vasto plano de formação de utilizadores, com dezenas de ações promovidas anualmente pelas bibliotecas da UA com o objetivo de dotar os utilizadores com as competências necessárias para o uso adequado e autónomo das fontes de informação (bases de dados de artigos, pesquisa no catálogo bibliográfico, EndNote, etc.).

utilizadores com necessidades especiais

No 3º piso da Biblioteca da UA estão localizados dois gabinetes de trabalho para utilizadores cegos, amblíopes ou com dificuldades motoras e são constituídos por computadores com acesso à internet e processamento de texto, sintetizador de voz, linha e impressora Braille, lupa, entre outros. Estes gabinetes estão disponíveis à comunidade académica e aos utilizadores externos com necessidades especiais. Consulte mais informações sobre apoio ao utilizador com necessidades especiais.
última atualização a 15-04-2016
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.