Projecto de Dissertação › 48196

código no paco
48196
área científica
Ciências e Tecnologias da Comunicação
créditos
12
escolaridade
ensino teórico-prático (TP) - 2 horas/semana
ensino prático e laboratorial (PL) - 4 horas/semana
idioma(s) de lecionação
Português
objectivos

Pretende-se que os alunos consigam atingir os seguintes objetivos:

- Conhecer as fases e etapas que conduzem à conceptualização, desenvolvimento e redação de um plano de investigação;

- Adquirir e partilhar instrumentos e recursos conceptuais que permitam identificar e compreender os problemas com que esta área de investigação se confronta e apresentar propostas adequadas de resolução;

- Aplicar instrumentos e conhecimentos interdisciplinares na conceptualização do plano de investigacão;

- Problematizar e compreender o state of the art actual na sua área específica de investigação e redigir, gradual e sistematicamente, um documento de planificação da investigação.

competências

Pretende-se que os alunos consigam atingir os seguintes objetivos:

- Conhecer as fases e etapas que conduzem à conceptualização, desenvolvimento e redação de um plano de investigação;

- Adquirir e partilhar instrumentos e recursos conceptuais que permitam identificar e compreender os problemas com que esta área de investigação se confronta e apresentar propostas adequadas de resolução;

- Aplicar instrumentos e conhecimentos interdisciplinares na conceptualização do plano de investigacão;

- Problematizar e compreender o state of the art actual na sua área específica de investigação e redigir, gradual e sistematicamente, um documento de planificação da investigação.

A unidade curricular de Projeto de dissertação pretende constituir­-se como um espaço de contacto com diferentes metodologias de investigação e como um espaço de reflexão e ação que promova a construção de projetos de investigação em Comunicação Multimédia adequados às suas finalidades, temáticas e contextos.

Nesse sentido pretendem­-se desenvolver, nos alunos, as seguintes competências:
- Conhecimento aprofundado das metodologias de investigação e das etapas de construção do plano de investigação;
- Capacidade de construção – refletida, gradual e sistemática – de um projeto de investigação em Comunicação Multimédia.

conteúdos

• Os aspetos fundamentais da investigação: 
        o A importância do plano de investigação; 
        o Etapas e aspetos a contemplar.

• O problema de investigação: 
        o Caraterização e definição do problema de investigação; 
        o A importância da delimitação objetiva do problema; 
        o Questões, hipóteses e objetivos de investigação. 

• Enquadramento metodológico da investigação: 
        o Abordagens qualitativas, quantitativas e híbridas; 
        o Participantes e informação necessária para o estudo; 
        o Recolha, tratamento e análise da informação. 

• Calendarização e resultados: 
        o A importância da gestão do tempo e dos processos; 
        o A análise dos resultados obtidos; 
        o Pistas de investigação futura. 

• Redação do plano de investigação: 
        o Preparação do plano de investigação; 
        o Normas e standards de redação. 

Os conceitos trabalhados serão aplicados na redação do documento de planificação de investigação.

avaliação

Avaliação contínua: 100.00%(Participação nas aulas e exercícios TP) Avaliação Final: 100.00%(Apresentação e defesa do projeto de dissertação)

requisitos

Não há qualquer requisito prévio para a frequência da unidade curricular.

metodologia

A unidade curricular desenvolve­-se em 2 componentes paralelas.

A componente teórico-­prática traduz­-se em exercícios de reflexão e de aplicação de conceitos e será dinamizada pelo docente da unidade curricular.

A componente prática compreende o aprofundamento do trabalho realizado nos momentos teórico­-práticos na redação do plano de investigação, sendo dinamizada pelos orientadores designados para a supervisão científica dos projetos individuais.

A avaliação assume diferentes modalidades em função das duas componentes da unidade curricular. Assim, na componente teórico­-prática a avaliação é contínua e na componente prática a avaliação é final.

A. Componente Teórico-­prática (avaliação contínua) (40%)

B. Componente Prática (avaliação final) (60%)

bibliografia recomendada

- Bell, J. (1991). Doing your research project: a guide for first-time researchers in education and social science. Milton Keynes: Open University Press (trad. Gradiva) (CF-30-100)

- Fraenkel, J.; Wallen, N. (2004). How to Design and Evaluate Research in Education. EUA: McGraw-Hill Higher Education. ISBN 0071287922.

- Mason, J. (1996). Qualitative researching. London: Sage Publications.

- Maxwell, J. A. (1996). Qualitative research design: an interactive approach. Thousand Oaks: Sage Publications.

- Pardal, L.; Correira, E. (1995). Métodos e técnicas de investigação social. Porto: Areal Editores.

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