Seminário › 48197

código no paco
48197
área científica
Ciências e Tecnologias da Comunicação
créditos
8
escolaridade
ensino teórico (T) - 2 horas/semana
ensino teórico-prático (TP) - 4 horas/semana
idioma(s) de lecionação
Português, Inglês
objectivos

Pretende-se que os alunos consigam:

- Compreender os fundamentos-base da investigação na área de Comunicação Multimédia;

- Desenvolver conhecimentos, capacidades e atitudes de investigação que facilitem a construção de trabalhos científicos de qualidade na área da Comunicação Multimédia;

- Adquirir e partilhar instrumentos e recursos conceptuais que lhes permitam identificar e compreender os problemas com que esta área de investigação se confronta e apresentar propostas adequadas de resolução;

- Compreender o state of the art atual na sua área específica de investigação e redigir, gradual e sistematicamente, um documento que enquadre o seu trabalho de investigação do ponto de vista teórico.

Com a unidade curricular de Seminário pretende-se criar um espaço de debate, informado e participado, relativo à investigação na área de Comunicação Multimédia.

Nesse sentido pretendem-se desenvolver, nos alunos, as seguintes competências:

- Conhecimento aprofundado das temáticas e dinâmicas de investigação na área de Comunicação Multimédia;

- Reflexão e sistematização do state of the art desta área de investigação num projeto específico.

competências

Pretende-se que os alunos consigam:

- Compreender os fundamentos-base da investigação na área de Comunicação Multimédia;

- Desenvolver conhecimentos, capacidades e atitudes de investigação que facilitem a construção de trabalhos científicos de qualidade na área da Comunicação Multimédia;

- Adquirir e partilhar instrumentos e recursos conceptuais que lhes permitam identificar e compreender os problemas com que esta área de investigação se confronta e apresentar propostas adequadas de resolução;

- Compreender o state of the art atual na sua área específica de investigação e redigir, gradual e sistematicamente, um documento que enquadre o seu trabalho de investigação do ponto de vista teórico.

conteúdos

Os conteúdos programáticos da unidade curricular serão apresentados em painéis temáticos (com a presença de convidados) e encontram-se, genericamente, organizados em 8 módulos principais:

  1. Visão geral da tarefa de investigação
  2. Comunicação multimédia e educação
  3. Social iTV, plataformas cross media, consumo de media
  4. Serious games e instalações multimédia, visualização da informação e comunicação
  5. Comunicação e saúde
  6. Implicações sócio-culturais da investigação em Comunicação Multimédia
  7. Comunicação Multimédia – cultura, património e play
  8. Comunicação Multimédia, ludicidade e design de interação

Os conceitos trabalhados nos diversos módulos serão objecto de reflexão e sistematização através da sua aplicação na redacção do state of the art do projeto de investigação individual dos alunos.

avaliação

Avaliação contínua: 100.00%(Participação nas aulas e exercícios) Avaliação Final: 100.00%(Estado da arte)

requisitos

Não há requisitos prévios para a frequência da unidade curricular.

metodologia

A unidade curricular desenvolve-se em duas componentes paralelas: a teórica e a teórico-prática.

componente teórica será dinamizada pelo docente responsável pela UC e, fundamentalmente, por oradores convidados, através de painéis temáticos.

componente teórico-prática compreende o aprofundamento dos conceitos trabalhados nos momentos teóricos, através da realização de um exercício de reflexão e sistematização, aplicável na redação do state of the art da dissertação.

A avaliação assume diferentes modalidades em função das duas componentes da unidade curricular. Assim, na componente teórico­-prática a avaliação é contínua e na componente teórico-prática a avaliação é final.

A. Componente Teórica (avaliação contínua) (40%)

B. Componente Teórico-Prática (avaliação final) (60%)

bibliografia recomendada

- Barney, D. (2004). The network society. Cambridge: Polity Press.

- Castells, M. (1996). The rise of the network society. Oxford: Blackwell.

- Castells, M. (1997). The power of identity. Oxford: Blackwell.

- Castells, M. (1998). End of millenium. Oxford: Blackwell.

- Jenkins, H. (2006). Convergence Culture: Where Old and New Media Collide. New York: New York University Press.

- Jones, S.; Silver, D.; Massanari, A. (2006). Critical Cyberculture Studies. New York: New York University Press.

- Vickery, G.; Wunsch-Vincent, S. (2007). Participative web and user-created content: web 2.0, wikis and social networking. Paris: OECD. ISBN: 978926403746.

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