Eco-design e Eco-eficiência › 47538

código no paco
47538
área científica
Ciências e Engenharia do Ambiente
créditos
6
escolaridade
ensino teórico (T) - 2 horas/semana
ensino prático e laboratorial (PL) - 2 horas/semana
idioma(s) de lecionação
Inglês
objectivos

A unidade curricular de Eco-design e Eco-eficiência (EDEE) tem como principal objetivo criar nos alunos um espírito empreendedor na criação de produtos e processos sustentáveis, em linha com a tendência industrial de digitalização e circularidade. Neste âmbito, os alunos serão desafiados a desenvolver novos produtos, ou repensa-los, de modo a fazer um uso menos intensivo de recursos, dando prioridade à utilização de materiais renováveis, incluindo materiais recicláveis e/ou de base biológica, e com menor perigosidade e risco (para as pessoas e o ambiente), bem como à reutilização de materiais. O foco na “modularização” dos componentes, permitindo fácil desmontagem, recuperação, reaproveitamento e triagem em fim de vida deve ser considerado. No desenvolvimento de produto deve ter-se em consideração a definição de critérios de reciclagem, reutilização e extensão de ciclo de vida, tendo em conta possíveis aplicações úteis de subprodutos e resíduos. Adicionalmente, a procura de modelos de produção mais eficientes e mais limpos, produzindo mais, ao menor preço, com menos recursos, menos resíduos e menor impacto sobre o ambiente é também enfatizado. Para atingir este fim procurar-se-á promover a compreensão dos conceitos e ferramentas de eco-design e de ecoeficiência, e a sua aplicação nas diferentes fases de engenharia e desenvolvimento de produto, assim como introduzir as principais normas e regulamentos.

competências

Espera-se fundamentalmente que os alunos tenham interiorizado o espirito critico e inovador em relação à forma como os produtos são produzidos, estando assim melhores preparados para o desenvolvimento de projetos otimização de produção, de resolução de problemas nesta área tecnológica e desenvolvimento de projetos de empreendedorismo que integrem filosofias de eco-design e eco-eficiência.

conteúdos

Os conteúdos programáticos específicos a serem abordados ao longo do semestre serão:

  • Desenvolvimento de produto e tendências industriais
  • Conceitos e ferramentas de eco-design e de eco-eficiência
  • Avaliação do Ciclo de Vida - Normas ISO 14040 e 14044
  • Sistemas de Gestão Ambiental Industrial - Norma ISO 14001:2015
  • Gestão de Energia da Produção – Norma ISO 50001:2018
  • Lean Manufacturing e outros princípios de promoção da eficiência na produção
  • Desenvolvimento de Produtos e de Negócios para a Economia Circular
avaliação

A avaliação da UC será do preferencialmente do tipo DISCRETA, nos termos definidos no Regulamento de Estudos da Universidade de Aveiro (REUA).

Avaliação discreta:

  • 40.00% T (Teste)
  • 60.00% P (Trabalho)

Avaliação Final:

  • 40.00% T (Teste)
  • 60.00% P (Trabalho)
requisitos

Preferencialmente, os alunos devem ter conhecimentos de materiais e processos de fabrico.

metodologia

A UC é lecionada em moldes tradicionais de aulas teóricas e aulas práticas. As aulas teóricas serão utilizadas para exposição dos conteúdos programáticos, através de exposições orais, demonstrações de cariz teórico-prático ou experimental, incluindo a resolução de problemas ou casos de estudo. Sempre que oportuno, promover-se-á a realização de workshops com profissionais do sector assim como visitas de estudo a unidades industriais. As aulas práticas serão utilizadas para desenvolvimento do trabalho de avaliação, em grupo, e cumprimento dos milestones deste trabalho. A unidade curricular é lecionada em Inglês. A avaliação da UC será do preferencialmente do tipo DISCRETA, nos termos definidos no Regulamento de Estudos da Universidade de Aveiro (REUA).

bibliografia recomendada

Ver página da UC no Moodle 

Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.