Conteúdos Av para Novos Media › 47508

código no paco
47508
área científica
Ciências e Tecnologias da Comunicação
créditos
6
escolaridade
ensino teórico (T) - 1 hora/semana
ensino teórico-prático (TP) - 3 horas/semana
idioma(s) de lecionação
Português, Inglês
objectivos

São objectivos gerais da disciplina:

  • sensibilizar para as constantes transformações no panorama de produção, difusão e consumo de conteúdos AV;
  • debater a fronteira ecrãs pessoais / ecrãs partilhados:
    • o panorama atual relativo à oferta de soluções e serviços de difusão de conteúdos televisivos e AV;
    • as especificidades técnicas, sociais e colaborativas associadas ao consumo de conteúdos nos diversos ecrãs e nos principais mercados
  • compreender as especificidades dos novos formatos para as narrativas audiovisuais.
competências
  • Capacidade de análise e conhecimento do panorama actual relativo à oferta de soluções e serviços móveis ;
  • Compreensão das estratégias de transposição, adaptação e acesso a conteúdos audiovisuais em novos suportes (Internet / mobile TV);
  • Compreensão das especificidades dos novos formatos para as narrativas audiovisuais;
  • Capacidade de planear, estruturar e desenvolver narrativas audiovisuais para novos formatos.


conteúdos

Módulo 1 – O consumo audiovisual em ecrãs pessoais

  • Padrões de consumo de conteúdos audiovisuais em ecrãs pessoais;
  • Plataformas de difusão e partilha de conteúdos audiovisuais para ecrãs pessoais: tipologias de serviço e players de referência;
  • Comportamentos sociais e colaborativos no consumo de conteúdos audiovisuais;
  • Especificidades técnicas e de consumo em terminais móveis: contextos de consumo; tecnologia; terminais, aplicações e perspetivas de futuro.

 

Módulo 2 – O consumo audiovisual em ecrãs partilhados

  • TV Interativa (iTV) – evolução histórica e caracterização técnica;
  • Tipologias de serviço e plataformas de acesso a iTV;
  • Software de suporte - Middlewares;
  • Tipologias de serviços e funcionalidades interativas;
  • Conceitos de Social TV.

Módulo 3 – Conteúdos e formatos audiovisuais para novos media

  • Desafios à criação de conteúdos para novos media;
  • Consumidores, produtores e prosumer;
  • Adaptação e conversão de conteúdos audiovisuais a novos formatos – os desafios transmedia;
  • Conceitos de planificação e escrita de novos formatos de narrativa audiovisual.
avaliação

O regime de avaliação ordinário baseia-se em avaliação discreta (A1). No entanto, estudantes em regime especial poderão optar por avaliação final (A2).

A1. Avaliação discreta

  • Trabalho teórico-prático 1
    • Componente de grupo* (40%) (nota mínima – 7,5)
    • Componente individual (20%)
  • Trabalho teórico-prático 2* (40%) (nota min. – 7,5)

 

 

A2. Projeto teórico-prático final*

Apenas para estudantes em regime especial que declarem nas 2 primeiras semanas a intenção ou estudantes do regime ordinário que obtenham uma autorização especial por parte do docente da disciplina.

Esta componente implica a realização dos trabalhos referidos em A1 com os respetivos pesos para a nota final.

 

* Estas componentes de avaliação serão ponderadas individualmente, de acordo com as opiniões expressas no âmbito do exercício obrigatório de auto-avaliação e hetero-avaliação. A não participação neste exercício será penalizada com 2 valores na avaliação final do projecto.

requisitos
não tem
metodologia

A U.C. desenvolve-se em dois espaços complementares: a teórica e o teórico-prática. Nas aulas teóricas apresentam-se os conceitos, exploram-se e discutem-se as matérias. A componente teórico-prática compreende a análise de exemplos, a investigação de soluções e a resolução de exercícios teórico-práticos de aplicação dos conceitos abordados.

Adopta-se uma metodologia de blended-learning suportada pelo uso de ferramentas de comunicação a distância, nomeadamente o canal Mogulus em: http://www.mogulus.com/mcmm 

bibliografia base
PALLMER, S. Television Disrupted: The Transition from Network to Networked TV. Focal Press, 2006. ISBN: 978-0240808642.
bibliografia recomendada

ABREU, J. Design de serviços e interfaces num contexto de TV Interactiva - uma proposta de uma aplicação de suporte à comunicação interpessoal entre telespectadores. Tese de doutoramento. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2007.

ABREU, J. F., ALMEIDA, P., FIGUEIREDO, C., PINTO, R., TEIXEIRA, V. 2010. Designing a Social ITV Field Trial For Real Customers. In: Adjunct Proceedings EuroITV 2010. Peng, C., Vuorimaa, P., Näränen, P., Quico, C., Harboe, G. & Lugmayr, A. (eds.). Tampere, Finland : Tampere University of Technology (TUT) p. 933-934

ABREU, J. F., ALMEIDA, P., PINTO, R., and NOBRE, V. 2009. Implementation of social features over regular IPTV STB. In Proceedings of the Seventh European Conference on European interactive Television Conference (Leuven, Belgium, June 03 - 05, 2009). EuroITV '09. ACM, New York, NY, 29-32. DOI= http://doi.acm.org/10.1145/1542084.1542089

ABREU, J., ALMEIDA, P.: "From scratch to user evaluation - validating a Social iTV platform”, Changing Television Environments - TICSP Adjunct Proceedings of EuroITV 2008, Salzburg, Austria 2008.

ABREU, J., ALMEIDA, P.: From 2BeOn results to new media challenges for Social (i)TV. In: Social Interactive Television: Immersive Shared Experiences and Perspectives. Geerts, D., Chorianopoulos, K., P., Cesar, P. (eds), USA: IGI Global Publishing, 2009.

KNOCHE, H., MCCARTHY, J., SASSE, M. A. (2008) How low can you go? The effect of low resolutions on shot types. In Personalized and Mobile Digital TV Applications in Springer Multimedia Tools and Applications Series.

KNOCHE, H., SASSE, M. A. (2009) The Big Picture on Small Screens: Delivering acceptable video quality in mobile TV. in ACM Transactions on Multimedia Computing, Communications, and Applications (TOMCCAP), 5(3): article number 20, 2009 (available at ACM DL )

PALLMER, S. Television Disrupted: The Transition from Network to Networked TV. Focal Press, 2006. ISBN: 978-0240808642.

STEINBOCK, D. The Mobile Revolution: The Making of Mobile Services Worldwide. Kogan Page, 2007. ISBN-13: 978-0749448509.

Relatórios ComScore e Nielsen (http://www.comscore.com/Press_Events/Press_Releases e (http://www.nielsen.com/us/en/)

Outras fontes e artigos científicos a divulgar posteriormente

Outras fontes e artigos científicos a divulgar posteriormente

Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.