Publicação e Divulgação em Plataformas Digitais › 47770

código no paco
47770
área científica
Ciências e Tecnologias da Comunicação
créditos
6
escolaridade
ensino teórico (T) - 1 hora/semana
ensino teórico-prático (TP) - 2 horas/semana
idioma(s) de lecionação
Português, Inglês
objectivos

A unidade curricular Publicação e Divulgação em Plataformas Digitais focaliza-se na análise e compreensão das especificidades dos meios de publicação e difusão de conteúdos audiovisuais, de forma correlacionada com os respectivos terminais de acesso, sejam estes dispositivos móveis (smartphones e tablets), computadores pessoais, Smart TVs, Set-to-boxes ou media centers.

Procura-se, assim, desenvolver capacidades de compreensão, desenvolvimento e utilização de plataformas digitais, baseadas na Internet e/ou em redes de difusão digital, que permitam alojar e disponibilizar conteúdos áudio e vídeo em cenários actuais e emergentes. A planificação da unidade curricular versa, assim, uma abordagem server-side e client-side.

competências

No contexto exposto, esta UC permite capacitar os alunos no sentido de compreenderem:

  1. a cadeia de processos da captação à visualização de conteúdos audiovisuais
  2. o método de funcionamento global da arquitetura inerente a uma plataforma de streaming de áudio e vídeo, nomeadamente os métodos de difusão unicast e multicast; a dinâmica de buffering; as ligações entre o browser, servidor Web e servidor de streaming, nomeadamente contrapondo as soluções de streaming assentes em RTSP versus HTTP;
  3. as tendências atuais e o panorama atual relativo à oferta comercial de soluções de alojamento e distribuição de conteúdos audiovisuais, quer com base em soluções totalmente personalizáveis (dos fabricantes mais relevantes: Microsoft; Apple; e Adobe), quer com base em soluções parcialmente personalizáveis (do tipo Livestream e Ustream);
  4. as especificidades técnicas e mercados de atuação de cada uma das soluções existentes, de forma a permitir-lhes obter autonomia ao nível da sua utilização considerando os seguintes aspectos:
    • codificação (codecs, relações de compromisso entre taxas de compressão, tamanhos de janela, fps, etc.);
    • disponibilização de conteúdos AV em direto e em diferido;
  5. as soluções aplicacionais para a realização de prototipagem rápida
conteúdos

A unidade curricular estrutura-se em 2 módulos principais com interligação entre si.

Módulo 1 – o ecosssistema técnico das plataformas de publicação, divulgação e transmissão de conteúdos audiovisuais na Internet, considerando a cadeia de processos da captação à visualização de conteúdos audiovisuais: 

  1. captação/gravação/codificação; 
  2. publicação em plataformas digitais;
  3. visualização em dispositivos estáticos e móveis.

Módulo 2 – prototipagem ágil de aplicações centradas em Conteúdos AV:

  1. conceptualização
  2. desenvolvimento de protótipo
  3. avaliação de protótipo
avaliação

A avaliação processa-se pelo regime de avaliação contínua, dividida em:

Módulo 1 (60%)

  • EP (35%) – Desenvolvimento de um programa para uma emissão em direto em streaming e a respetiva infraestrutura tecnológica de suporte.
  • Teste teórico (65%)

Módulo 2 (40%) – Desenvolvimento de uma protótipo de aplicação para dispositivos móveis para apoio a conteúdos audiovisuais

  • RFs e RTs (35%)
  • Protótipo (45%)
  • Defesa (20%)

A aprovação à Unidade Curricular está sujeita à obtenção de nota mínima (6,5 valores) em cada um dos módulos.

 Caso tal não se verifique, ou o aluno pretenda efectuar melhoria a algum destes módulos, terá que comparecer à avaliação da época de recurso, na qual terá que:

  • Para o módulo 1 - realizar um teste
  • Para o módulo 2 - realizar um projeto a combinar previamente com os docentes

requisitos

Não aplicável.

metodologia

A disciplina desenvolve-se em dois espaços complementares: o teórico e o teórico-prático. Nas aulas teóricas apresentam-se os conceitos, exploram-se e discutem-se as matérias. A componente teórico-prática compreende a análise de exemplos, a investigação de soluções e a resolução de exercícios teórico-práticos de aplicação dos conceitos abordados. Sempre que possível, os temas abordados serão complementados com documentários e, eventualmente, com palestras proferidas por profissionais que, no terreno, convivam diariamente com as tecnologias abordadas.

bibliografia base
-
bibliografia recomendada
  • FOLLANSBEE, Joe. Hands-On Guide to Streaming Media, Second Edition: an Introduction to Delivering On-Demand Media. Focal Press, 2006.
  • John Cecil, Online Video Revolution: How to Reinvent and Market Your Business Using Video, Palgrave Macmillan, 11/12/2012
  • Silvia Pfeiffer, The Definitive Guide to HTML5 Video. Apress, 2010
  • Steve Garfield, Get Seen: Online Video Secrets to Building Your Business. John Wiley & Sons, 2010
  • Widad Elbakri, Video Streaming: Implementation of Video Streaming in Local And Wide Area Networks. LAO, 2011
  • MARCUS, Aaron, ROIBÁS, Anxo Cereijo, SALA, Riccardo. Mobile TV: Customizing Content and Experience: Mobile Storytelling, Creation and Sharing. Springer, 2010.
  • mais informação (nomeadamente da web) transmitida durante as aulas
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