Redes e Ecologia dos Media › 47785

código no paco
47785
área científica
Ciências e Tecnologias da Comunicação
créditos
4
escolaridade
ensino teórico (T) - 1 hora/semana
ensino teórico-prático (TP) - 2 horas/semana
idioma(s) de lecionação
Português
objectivos

1.    Compreender o conceito de ecologia dos media;

2.    Apreender os conceitos inerentes à problemática das redes sociais;

3.    Apreender os conceitos e metodologias do campo da análise das redes sociais; 4.    Analisar a formação de redes e de capitais sociais na história e compreender as suas implicações na contemporaneidade.

competências

1.    Desenvolver sentido cri´tico face a`s leituras e fontes de informac¸a~o consultadas. 2.    Desenvolver a capacidade de expressa~o escrita e oral dos estudantes, em contexto de escrita e apresentac¸a~o de um trabalho cienti´fico de ni´vel avanc¸ado.

3.    Consolidar compete^ncias de organizac¸a~o de trabalho em grupo.

conteúdos

1. Introdução: Redes e Ecologia dos Media
Definindo “Redes” e “Ecologia dos Media”

Interação Social

No tempo da conectividade

2. Redes: Conceitos elementares
Conexões

Afinidade

Homofilia

Díades e tríades

Densidade

Buracos estruturais

Relações fortes e fracas

Centralidade
Distância

Multiplexidade

Papéis e posições

Segmentação da rede

Redes sociais: Fundamentos psicológicos

Grupos, Liderança e redes sociais

Mundo pequeno


3. Redes como capital social
Capital social

Fontes de capital social

Efeitos do capital social

Capital social como um investimento

Capital social como atributo dos sistemas sociais

avaliação

A avaliac¸a~o da Unidade Curricular e´ do tipo discreta e compreende duas componentes distintas: uma de natureza teo´rica, com um peso relativo de 40% (obtida atrave´s de dois mini-testes a realizar durante o peri´odo letivo), e uma de natureza teo´rico-pra´tica, com um peso relativo de 60%, cada uma delas com uma nota mi´nima fixada em 8 (oito) valores.


[avaliac¸a~o teo´rica]

A avaliac¸a~o teo´rica compreende a realizac¸a~o de dois mini-testes individuais a realizar durante o peri´odo letivo, relativo ao 2º semestre.

[avaliac¸a~o teo´rico-pra´tica]

AV1 Trabalho realizado no decurso das aulas teo´rico-pra´ticas e a dista^ncia (artigo cienti´fico) [85%]

AV2 Apresentac¸a~o e defesa do trabalho [15%]

requisitos

Não são necessários requisitos.

metodologia

A Unidade Curricular está dividida em duas componentes, uma de natureza teórica e outra de natureza teórico-prática. Nas aulas teóricas, predominantemente expositivas, estimula-se a aprendizagem dos conceitos teóricos de base, com ênfase na aquisição nos conceitos elementares à compreensão das redes sociais, sua relevância e implicações na contemporaneidade. Nas aulas teórico-práticas procede- se à operacionalização dos conceitos teóricos, mediante a realização de um trabalho de investigação de nível avançado, cuja elaboração, em grupo, implica: pesquisa de recursos bibliográficos; leitura e análise crítica da bibliografia selecionada; planeamento, recolha e análise de dados. A sistematização do processo de trabalho e a apresentação dos resultados alcançados e das conclusões obtidas consubstancia-se na escrita de um artigo científico.
Os trabalhos teórico-práticos serão desenvolvidos em grupo de 5 elementos.

bibliografia recomendada

CARRINGTON, Meter J; SCOTT, John e WASSERMAN, Stanley (2005). Models and Methods in Social Network Analysis, Cambridge: Cambridge University Press.

EASLEY, David e KLEINBERG, Jon (2010). Networks, Crowds, and Markets: Reasoning about a highly connected world. Cambridge University Press.

JONES, Steve (editor) (1999). Doing Internet Research – critical issues and methods for examining the net, London: Sage.

KADUSHIN, Charles (2012). Understanding Social Networks: Theories, concepts, and findings. 1a edic¸a~o. Nova York: Oxford University Press.

MONGE, Peter R. e CONTRACTOR, Noshir S. (2003). Theories of Communication
Networks. Oxford: Oxford University Press.

OLDENBURG, Ray (1999). The Great Good Place. 3a edição. New York: Marlowe & Company.

SCOTT, John (2007). Social Network Analysis – a handbook, 2a edição. London: Sage Publications.

WATTS, Duncan (2009). Seis Graus de Separação: A evolução da ciência de redes em uma era conectada. Trad. 1a edição. São Paulo: Leopardo Editora.

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