Teoria dos Media › 47839

código no paco
47839
área científica
Ciências e Tecnologias da Comunicação
créditos
4
escolaridade
ensino teórico (T) - 2 horas/semana
idioma(s) de lecionação
Português
responsável
objectivos

Adquirir competências sobre a comunicação de massas veiculada pelos media

Desconstruir estereótipos sobre a influência e efeitos dos media

Adquirir competências de literacia mediática aos níveis que permitam exercer um maior controle sobre o tempo e os estados de exposição aos media, bem como sobre a sua influência e os efeitos daí decorrentes

Aprender a identificar quais os paradigmas e os modelos de comunicação subjacentes aos discursos dos media

Aprender a usufruir dos conhecimentos adquiridos na análise micro e macro, dos  efeitos dos media

Reconhecer e problematizar sobre as estratégias de manipulação, propaganda e de censura, nos discursos dos media.

Argumentar cientificamente, problematizar e produzir alternativas sobre os modos de pensar os media

Demonstrar ter adquirido competências de estudo e trabalho em grupo, cooperação e compromisso

Desenvolver competências de falar em público

competências

Aplicar com rigor os conhecimentos adquiridos na análise dos diversos tipos de efeitos dos media.

Adquirir competências e conhecimentos de literacia mediática ( conhecimentos aprofundados sobre os media e os públicos) e operacionlizar essas competências na gestão pessoal dos seus estados de exposição aos media.

Consciencializar o papel dos media como promotores da democracia e do desenvolvimento humano.

Integrar a dimensão ética na produção e realização de projetos multimedia que realizam.

Demonstrar uma atitude coerente com o conhecimento, competências e capacidades adquiridas

Identificar estratégias de propaganda e de censura eas relações de subordinação vs insubordinação dos media- economia-poder-ideologia e sistema social.

Argumentar cientificamente, problematizar e produzir alternativas sobre usos e consumo dos media, no dia a dia.

Conhecer a regulamentação dos media no quadro da Constituição da República Portuguesa, de 1976 e da Entidade Reguladora da Comunicação

Conhecer os fundamentos do Humano, subjacentes à Declaração Universal dos Direitos do homem, promotores de uma ética da responsabilidade social dos media.

Consciencializar que o plágio é uma desonestidade intelectual abrangida pela lei portuguesa dos direitos de autor.

conteúdos

1.  abordagem geral aos estudos dos media

Tríade do processo da comunicação. Medium-mensagem. Comunicação de massas.  Eixos de análise dos media: tecnologias (novos media e convergências); conteúdos (conceitos estruturantes,  informação e entretenimento); instituições (funções, padrões de desenv., politica, liberdade,controle, manipulação e censura; públicos-audiências (conceitos chave,exposição aos media, processamento, algoritmos). Paradigmas e modelos de comunicação de massa (articulação com paradigmas de análise sociolígica).

2. media e efeitos no indivíduo e nas instituições

Influência dos media: Padrões de mudança e factores de influência dos media na vida quotidiana. Exposição e atenção aos media. Perspetiva da individual e perspectiva da indústria. Tipologias de classificação dos efeitos. Metodologias

3.  Literacia mediática

Conceitos estruturantes: literacia mediática e cidadania. Competências. Metodologia para um desenvolvimetno, controle e gestão da influência dos media na vida pessoal.

 

avaliação

Avaliação discreta (AD)

Envolve a realização de três elementos, cujos resultados finais contribuem para a média final com a ponderação seguinte :

- Dois testes teóricos com o peso de 30% cada um - (30%+30%)

- Um projeto de estudo empírico, contextualizado na área de especialização em que o aluno está inscrito, com o peso de 40% , aplicado do seguinte modo:

       a) a realização de um exercício fora da aula e sua apresentação-discussão em classe) com o peso de 15 % . E, b) a produção do texto teórico - próximo de um artigo científico – de aprofundamento do exercício referidos na alínea a) (máximo 3 folhas A4 – escrito em arial 9, aplicação modelo da UAveiro - com o peso de 25%.

 

A nota mínima é de 8 Valores.

Nota: No caso dos estudantes em regime especial (incluindo o caso dos trabalhadores estudantes, a avaliação final contempla a realização de um exame teórico ea produção de um texto teórico - próximo de um artigo científico (máximo 3 folhas, formato A4 – escrito em arial 9, e referenciado ao modelo da UA para a escrita da dissertação)  com o peso de 50%.Este modelo de avaliação é aplicado, também, no exame recurso e na época especial.

requisitos

não existem

metodologia

As aulas  seguem, geralmente, as estratégias de comunicação e de experiência em classe:

Exposição teórica com suporte audiovisual

Exposição teórica com elaboração do mapa concetual- problematização dos conceitos, articulação dos mesmos na análise de factos da realidade.

Construção, em classe, do mapa de ideias, acerca do foco temático da aula, evidenciando-se os modos de pensar pré-existentes, na mente do estudante, seguida da problematização, descontrução dos estereótipos e enquadramento no mapa concetual do tema da aula.

Tutoria - orientação, clarificação concetual e apoio à realização do estudo-trabalho.

Estudo-trabalho autónomo realizado fora da aula e assessorado pela professora;

Argumentação de defesa do estudo-trabalho realizado individualmente ou em grupo.

Debate

Aula aberta com convidado sobre tema de interesse da classe.

bibliografia base
Teoria da Comunicação de Massas, McQuail, Denis, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2003. La investigación en comunicación, Métodos e técnicas en la era digital, Lorenzo VIlches (coord.) ,Gedisa, 2011. Media effects,, W. James Potter, Sage, 2012. Media literacy, W. James Potter, Sage, 2013. The Production of Reality, O´Brien e Kollock, Petter, (eds.), 2001.
bibliografia recomendada

A Manipulação dos Media, Chomsky, Noam Mem Martins, editorial Inquérito, 2003

A Mídia e a Modernidade, Uma Teoria social da mídia, Thompson, J., B., R. J.: Editorial Vozes, 2001.

Ideologia e Cultura Moderna. Thompson, J., B. Ed. Vozes, R.J, 1995.

La investigación en comunicación, Métodos e técnicas en la era digital, Lorenzo VIlches (coord.) ,Gedisa, 2011.

Laws of media: The New Science. McLuhan, M., e McLuhan, E. (, University of Toronto Press, Toronto.1988

Media effects,, W. james Potter, Sage, 2012

Media literacy, W. James Potter, Sage, 2013.

O Campo dos Media, discursividade, narratividade, máquinas. Rodrigues, Adriano Duarte Editorial Vega, Lisboa, 1985

The Medium is The Massage: an inventory of Effects. McLuhan, M. e Fiore, Q. Bantam Books, NY, 1967.

 The Production of Reality, O´Brien e Kollock, Petter, (eds.) The Production of Reality, 3ª edição, Pine Forge, Thousand Oaks, CA, 2001.

Understanding Media Theory. Williams, Kevin, Arnold, London, 2003.

Outras obras e textos serão fornecidos ao longo das aulas.

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