Serviços e Tecnologias Nas Instituições › 47798

código no paco
47798
área científica
Ciências e Tecnologias da Comunicação
créditos
6
escolaridade
ensino teórico (T) - 1 hora/semana
ensino teórico-prático (TP) - 3 horas/semana
idioma(s) de lecionação
Português
objectivos

O objetivo é proporcionar aos alunos condições para desenvolverem a suacapacidade de reflexão crítica, conceção e projeto no âmbito de soluções de informaçãoe comunicação mediadas tecnologicamente nas organizações/instituições. Seráavaliada a sua capacidade de: compreender problemas, pesquisar e sistematizar informação,conceber soluções, projetar, argumentar e apresentar as soluções encontradas,assim como a sua capacidade de prototipar e simular. Os conhecimentos teóricose teórico-práticos da disciplina são tomados em consideração na componente TP,durante os trabalhos de pesquisa e/ou projeto de um serviço de informação e/oucomunicação mediado tecnologicamente para uma determinada instituição.

Dacomponente teórico-prática resultará dois relatórios com pesquisa, síntese ereflexão crítica, i.e. o estudo concreto de uma situação apresentada pelodocente e/ou conceção e prototipagem de um serviço de comunicação e informaçãomediado tecnologicamente para uma instituição concreta.

Perspetivando ainda um grande investimento num percurso ensino-aprendizagem direcionadogenericamente à conceptualização de um serviço de comunicação e informação parauma instituição, importa destacar alguns objetivos complementares:

         - desenvolvimento de métodos detrabalho em grupo;

         - capacidade de documentar e relatar otrabalho desenvolvido;

         - desenvolver um reflexão crítica;

         -desenvolver um sentido de autonomia.

Este espaço letivo deve conseguir consolidar umamatriz de sensibilidade e competências para a conceptualização e prototipagem deserviços de informação e comunicação mediados tecnologicamente para as instituições.

competências

Conhecimento e compreensão

-Compreender o papel dos serviços de informação e comunicação mediados tecnologicamente, nomeadamente dos serviços e tecnologias web e multimédia, na promoção do conhecimento e da comunicação nas instituições/organizações e no suporte à mobilidade no trabalho;

- Conhecer e conceber serviços mediados tecnologicamente de apoio à comunicação e partilha de informação para instituições/organizações concretas;

-Compreender o papel da informação nos novos meios de difusão mediados tecnologicamente, nomeadamente as tecnologias web e de rede social;

 

Conhecimento aplicado

-Ser capaz de produzir serviços de informação e comunicação mediados tecnologicamente para diferentes contextos comunicacionais;

-Ser capaz de dar uma contribuição original para o conhecimento científico no seu domínio de especialização, desenvolvendo um projeto de investigação e divulgando os resultados;

-Ser capaz de demonstrar originalidade e criatividade na abordagem de problemas típicos do seu domínio de especialização.

conteúdos

A unidade curricular contém um momento expositivo onde são apresentados ediscutidos em sala de aula, com os estudantes, conceitos contextualizadores daproblemática em causa. Os seguintes

tópicosrepresentam os módulos estruturantes da matéria necessários para o contexto deaprendizagem criado por esta UC:

1. Informação e Comunicaçãonas Organizações e Instituições

Informação e Comunicação

Instituições vsOrganizações

Comunicação e Organização

2. Tecnologiasde informação e comunicação

Perspetiva histórica

Tecnologias

Serviçose aplicações

 

3.Informação e Comunicação tecnologicamente mediada nas instituições

 

4.Gestão de serviços e tecnologias de informação e comunicação nas instituições

Estratégiase políticas de gestão, manutenção e segurança

Serviçose tecnologias de gestão, manutenção e segurança

Asprofissões ligadas às TIC

 

5.Análise de contextos específicos

Indústria– comunicação e colaboração global

Educação– blended, self, informal learning

Saúde– telemedicina

avaliação

Durante o semestre será utilizado o processo de avaliação contínua.

Aavaliação contínua será constituída por 2 elementos de avaliação e 2 informações finais para a construção da nota final:

elemento#1 – relatório e apresentação/discussão trabalho 1  [40 %]

elemento#2 - relatório e apresentação/discussão trabalho 2   [60 %]

informação#1 – assiduidade na presença às sessões presenciais

informação#2 - autoavaliação e avaliação entrepares

 

A assiduidade do estudante será tomada em consideração na nota final (redução 0,5 valores por cada falta não justificada a sessão presencial) e poderá ser fator decisivo para reprovar à disciplina (máximo permitido de 3 faltas às sessões presenciais, mesmo que justificadas).

No final do semestre será efetuada uma autoavaliação e uma avaliação entrepares com implicação direta na nota final em (max/min) +/-2 valores.

requisitos

Motivação para adquirir conhecimento no contexto da informação e comunicação mediada tecnologicamente nas instituições e organizações. Pode ser necessário um estudo adicional sobre comunicação institucional e sobre as características e funções da panóplia de serviços e tecnologias hoje ao dispor do ser humano nos variadíssimos contextos profissionais. O domínio da língua inglesa será necessário para o levantamento bibliográfico inerente ao trabalho TP.

metodologia

A estratégia de ensino proposta alicerça-se simultaneamente no estudo e reflexão conceptual e no desenvolvimento acompanhado de vários momentos com objetivos pedagógicos pré estabelecidos e cujo lançamento será efetuado no início da correspondente aula TP.
Todos as fases dos trabalhos propostos serão descritos com maior detalhe nas momentos de relação TP docente-estudante. Estes momentos serão também revestidos de sugestões metodológicas de abordagem, indicação dos conteúdos, suportes de apresentação exigidos, bem como alguns critérios e parâmetros de valorização relevantes para que o estudante posicione com eficácia o desenvolvimento das suas propostas. Os momentos de avaliação propostos assentam num processo de avaliação contínua constituído por várias atividades: apresentação e discussão de conceitos; atividades online de reflexão sobre temas propostos pelo docente; palestras de oradores convidados; trabalhos de grupo.

O planeamento de todas as sessões teóricas terá a indicação de um tema e de um conjunto de documentos, disponibilizados previamente online, com indicação do estudo e reflexão necessários para uma participação ativa em sala de aula. Este trabalho mais teórico-conceptual permitirá aprofundar os conhecimentos teóricos e validar métodos e técnicas para apoio ao desenvolvimento dos dois trabalhos. No primeiro trabalho deverá ser caracterizada a instituição para a qual será concebido o serviço de informação e/ou comunicação mediado tecnologicamente. Deverá conter ainda a justificação da necessidade desse serviço e as propriedades fundamentais do mesmo. Este primeiro relatório deverá fundamentar todas as soluções apresentadas com base em informação pesquisada em recursos de informação científicos e/ou monografias apropriadas ao tema em causa. O segundo trabalho será dedicado a aprofundar a conceção e projeto do serviço de informação e comunicação mediado tecnologicamente para a instituição caracterizada no trabalho 1. A estratégia infocomunicacional, os objetivos, as funções e características do serviço deverão ser relatadas e justificadas com rigor científico e enquadramento na instituição em causa. A prototipagem poderá ser complementarmente utilizada como técnica com capacidade de simulação do serviço em causa.

Espera-se desta forma incutir no estudante a preocupação de pesquisa e estudo na recolha de elementos para projeto e prototipagem de um serviço de comunicação e informação para uma instituição com identificação da sua funcionalidade e metodologias de implementação. O estudante/grupo deverá culminar este trabalho com um apurado espírito de reflexão e consciência crítica do serviço, produto ou sistema final proposto.

A título de síntese e por objetivos, o estudante deverá:
– adquirir a capacidade de desenvolvimento de um trabalho, em grupo, tendo em conta os limites e possibilidades do programa e objetivos a atingir.
– conseguir obter soluções de índole formal, estética e técnica – em função das situações a resolver (serão também avaliadas a resolução eficaz e criativa da solução final proposta)
– transparecer coerência entre os pressupostos teóricos que fundamentam a solução final, e o modo como é resolvida ao nível da forma.
– agir num quadro de responsabilidade, rigor, qualidade e assiduidade nas aulas.

A interação com o estudante no contexto de Blended Learning (BL) será feito fundamentalmente através do moodle da UA, numa área específica criada para esta UC, contudo poderão ser ainda utilizadas outras formas e meios de comunicação síncrona e assíncrona.


bibliografia recomendada

Putnam,Linda L., & Nicotera, Anne Maydan (Eds.). (2009). Building theories oforganization: the constitutive role of communication.

 

White,Martin. (2011). The Intranet Management Handbook (First Edition ed.). London:Facet Publishing.

 

Tredinnick,Luke. (2004). Why Intranets Fail (and How to Fix Them): A practical guide forinformation professionals (First Edition ed.). Oxford: Chandos Publishing.

 

Tanenbaum,Andrew S., & Wetherall, David J. (2010). Computer Networks (5 Edition ed.):Prentice Hall.

 

Holtz, Shel. (1996). Intranet como ventajacompetitiva (First Edition ed.). Madrid: Ediciones Anaya Multimedia, S.A. {SDUA681.324G.41}

 

Hinrichs, Randy J. (1997). INTRANETS What´sthe Bottom Line? : Sun Microsystems Press-Prentice Hall. {SDUA 681.324G.42}

 

(Artigos Científicos)

Orlikowski,Wanda L., & Barley, Stephen R. (2001). Technology and Institutions: whatcan research on information technology and research on organizations learn fromeach other? MIS Quarterly, 25(2), 145-165. doi: 10.2307/3250927

 

Zucker,Lynne G. (1987). Institutional Theories of Organization. Annual Review of Sociology,13, 443-464.

bibliografia (contextualização genérica)

Norman,Donald. (2002). The Design of Everyday Things (1st Basic Paperback edition (29Aug 2002) ed.): Basic Books.

 

Shneiderman,Ben. (2003). Leonardo's Laptop: Human needs and the new computing technologies(First edition ed.). Massachusetts: MIT Press.

 

Preece, Jenny. (2000). Online Communities:Supporting Sociability, Designing Usability: John Wiley & Sons.

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