área científica
Ciências e Tecnologias da Comunicação
escolaridade
ensino teórico (T) - 1 hora/semana
ensino teórico-prático (TP) - 2 horas/semana
idioma(s) de lecionação
a inserir brevemente
objectivos
- Compreender a essência e a importância da utilização da tecnologia ao serviço da educação e da formação
- Identificar os principais conceitos sobre a gestão de conhecimento e a sua aplicabilidade em ambientes educacionais multimédia
- Identificar as principais metodologias e estratégias aplicadas à utilização da multimédia em ambientes de aprendizagem colaborativa e de auto-aprendizagem
- Identificar a organização, o funcionamento, as características, o desempenho, os componentes e as funcionalidades dos sistemas tecnológicos de comunicação multimédia para formação
- Identificar os principais componentes estratégicos para a implementação e desenvolvimento de projectos de eLearning e de bLearning em organizações
competências
- Desenvolvimento educacional multimédia
- Gestão de formação (concepção, execução e avaliação)
- Gestão e Partilha de Conhecimento
- Tecnologias da comunicação em educação e formação
- Criação e implementação de uma Learning Organization
conteúdos
Conceito de aprendizagem e conhecimento
Teorias de ensino e aprendizagem
Caracterização da formação a distância, do eLearning e do bLearning
Learning Organization
Conceito de uma Learning Organization
Gestão da formação e do conhecimento
Componentes estratégicos de eLearning e bLearning
eProfessor, Conteúdos, Tecnologia, Sistemas de Interacção, Metodologias, Contextos e Sistemas de Avaliação
Análise de casos e de exemplos reais
Tecnologia ao serviço da formação e da educação
Tecnologias de Acesso
Tecnologias de suporte
Sistemas de gestão de aprendizagem e conhecimento
Características e Funcionalidades de um LMS, LCMS, LAMS
Ambientes de partilha de conhecimento (Web 2.0)
Concepção de conteúdos educacionais multimédia
Análise, Desenho, Desenvolvimento, Testes, Implementação e Avaliação
Normalização de conteúdos
Learning Objects e Editores de Conteúdos multimédia
Desenvolvimento de conteúdos multimédia
Análise de conteúdos já desenvolvidos
Especificação, Criação e Integração de módulos de conteúdos em ambientes de bLearning
Estratégia e implementação de projectos
Estratégia para a implementação de uma Learning Organization
Operacionalização de cursos de formação em ambientes reais e virtuais de ensino/aprendizagem
Evolução e considerações Futuras
Consideração futuras sobra a temática da multimédia na formação e da gestão de conhecimento em organizações
avaliação
Componente Teórica (nota mínina=7) 40%
1 exame final semestre (100%)
Componente Teórico-Prática (nota mínina=7) 60%
A componente teórico-prática compreende a realização de avaliação
Contínua:
Assiduidade, participação e envolvimento (20%)
Trabalho teórico-prático 1 (30%)
Trabalho teórico-prático 2 (50%)
requisitos
Conhecimentos sobre tecnologias de autoria multimédia.
metodologia
Para que os alunos adquiram um conjunto de conhecimentos teóricos e práticos no âmbito da Multimédia e Gestão de Conhecimento, serão utilizados vários métodos pedagógicos, nomeadamente: expositivo, interrogativo, demonstrativo e activo, suportados presencialmente, em eLearning e em bLearning.
Para cada um destes métodos, propõe-se uma estratégia pedagógica inovadora, adequada aos objectivos específicos da disciplina, nomeadamente:
Apresentação de slides Power Point, com a respectiva explicação dos conceitos, ao longo de todo a disciplina
Apresentação de fichas de trabalhos (exercícios), tendo em vista uma resolução individual e em grupo, com a respectiva discussão em sala de aula ou no LMS (Learning Management System).
Apresentação de vários conteúdos multimédia (aplicações, páginas web, vídeo e animações).
Utilização prática de um LMS e respectiva operacionalização de cursos de formação (com participação activa dos alunos).
Apresentação de um trabalho de investigação com resolução e apresentação científica, em Grupo.
Apresentação de um trabalho prático, com resolução em Grupo, de modo a especificar um projecto que contemple a área temática da multimédia na educação e na formação.
Apresentação de um exame final, com resolução individual, de modo a aferir a aquisição de conhecimento de cada aluno.
bibliografia base
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bibliografia recomendada
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Vários links web (apresentados nas aulas), especialmente o site: www.elearninglisboa2007.com