Tecnologias Avançadas da Produção › 47830

código no paco
47830
área científica
Engenharia Mecânica
créditos
6
escolaridade
ensino teórico-prático (TP) - 4 horas/semana
idioma(s) de lecionação
Inglês
objectivos

Tecnologias avançadas de produção são todas as formas inovadoras de transformação de matérias primas ou componentes em novos produtos, sejam eles processos convencionais assentes em tecnologias com provas dadas no passado, sejam tecnologias que fazem uso dos mais recentes e "cutting-edge" avanços da ciência. Nesse âmbito, a unidade curricular de Tecnologias Avançadas da Produção tem como objetivo principal a criação de um espírito empreendedor no uso das mesmas. Além deste objetivo principal, procura-se dotar os alunos com conhecimentos e competências interdisciplinares que lhes permitam desenvolver a sua atividade futura no sector industrial de produção de bens e serviços, em especial nas entidades que apliquem metodologias tecnológicas avançadas. No final da UC é esperado que os alunos tenham adquirido conhecimentos gerais no âmbito das tecnologias avançadas de produção, nomeadamente no que concerne a utilização de vocabulário técnico específico, conhecimento geral das matérias-primas e tecnologias de processamento e transformação, abrangendo metodologias em qualquer escala, para além de requisitos de design for manufacturability e de design for assembly, custos económicos de fabrico e impactos ambientais das diferentes opções de produção. É ainda esperado que os alunos desenvolvam a sua capacidade de empreendedorismo aproveitando-se dos conhecimentos adquiridos.

competências

Tecnologias avançadas de produção são todas as formas inovadoras de transformação de matérias primas ou componentes em novos produtos, sejam eles processos convencionais assentes em tecnologias com provas dadas no passado, sejam tecnologias que fazem uso dos mais recentes e "cutting-edge" avanços da ciência. Nesse âmbito, a UC tem como objetivo a criação de um espírito empreendedor no uso das mesmas. No final da UC é esperado que os alunos tenham adquirido conhecimentos gerais no âmbito das tecnologias avançadas de produção, nomeadamente no que concerne a utilização de vocabulário técnico específico, conhecimento geral das matérias-primas e tecnologias de processamento e transformação, abrangendo metodologias em qualquer escala, para além de requisitos de design for X, custos económicos de fabrico e impactos ambientais das diferentes opções de produção. É ainda esperado que os alunos desenvolvam a sua capacidade de empreendedorismo aproveitando-se dos conhecimentos adquiridos.

conteúdos

Os conteúdos programáticos específicos a serem abordados ao longo do semestre são:

  1. Introdução / Visão Global das Tecnologias Modernas de Produção;
  2. Propriedades de Materiais e Requisitos de Produto. Materiais de Engenharia;
  3. Processos Tradicionais (Solidificação; Processamento de Pós; Conformação de Metais e Processamento de Chapas.). Inovação nos Processos Tradicionais;
  4. Processos Subtrativos (ex. maquinagem de alta velocidade, LIGA) e Aditivos (ex. impressão 3D, PVD);
  5. Alterações de Propriedades e Engenharia de Superfícies;
  6. Micro e Nanofabicação. Biotecnologia;
  7. Produção Ecológica e Sustentabilidade;
  8. Sistemas de Produção e de Suporte à Produção;
  9. Técnicas avançadas de análise de materiais;
  10. Empreendorismo em Tecnologias Avançadas de Produção.
avaliação

AVALIAÇÃO DISCRETA: A avaliação da aprendizagem será baseada no desempenho dos alunos nos trabalhos a desenvolver ao longo do semestre, a serem avaliados através do cumprimento dos milestones, da entrega de relatório e sua apresentação oral na sala de aula, e da realização de uma prova escrita no final do semestre.

Nota Final = 30% TrabInd + 50% TrabEmp + 20% Test(A)

 AVALIAÇÃO FINAL: Os alunos que optarem pela realização por avaliação final terão de realizar trabalhos nos mesmos moldes que os trabalhos definido para a avaliação discreta, sendo que a sua avaliação será feita unicamente por avaliação dos relatórios finais.

Nota Final = 50% TrbEmp + 50% Test(B)

Os estudantes podem fazer a prova escrita na época normal de exames e/ou na época de recurso.

requisitos

Preferencialmente, os alunos devem ter conhecimentos em: Engenharia de Materiais; Tecnologias de Produção; Projeto e Produção Assistida Por Computador; Simulação Industrial; Empreendedorismo.

metodologia

A UC é lecionada em moldes tradicionais de aulas teóricas e aulas práticas. As aulas teóricas serão utilizadas para exposição dos conteúdos programáticos, através de exposições orais, demonstrações de cariz teórico-prático ou experimental, incluindo a resolução de problemas ou casos de estudo. Sempre que oportuno, promover-se-á a realização de workshops com profissionais do sector assim como visitas de estudo a unidades industriais. As aulas práticas serão utilizadas para desenvolvimento dos dois trabalhos de avaliação e cumprimento dos milestones intermédios destes trabalhos. A unidade curricular é lecionada em Inglês. A avaliação da UC será do preferencialmente do tipo DISCRETA, nos termos definidos no Regulamento de Estudos da Universidade de Aveiro (REUA).

bibliografia recomendada

- Principles of Modern Manufacturing (SI Version), Mikell P. Groover, Willey

(http://goo.gl/AtYEKs)

- Manufacturing Processes for Design Professionals, Rob Thompson, Thames & Hudson (http://goo.gl/a0KRrC)

- MEMS and Microsystems: Design, Manufacture, and Nanoscale Engineering,

T.-R. Hsu, Wiley (http://goo.gl/G95xNg)

- Springer Handbook of Nanotechnology, B. Bhushan, Springer

(http://goo.gl/XRIk05)

- Tecnologia de Fabrico, A. Completo, João Paulo Davim, A. Festas,

Publindústria (http://goo.gl/sH7qQM)

- Administração das Operações de Produção, William J. Stevenson, Livros Téc.

e Cient. Editora (http://goo.gl/W0G1mb)

- Tecnologia mecânica (II), J. Rodrigues e P. Martins, Escolar Editora

(http://goo.gl/WK37hg)

- Artigos e apontamentos selecionados da área de tecnologias avançadas da produção.

Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.