Apoio Linguístico


A preparação linguística é um factor muito importante uma vez que pode representar um obstáculo à aprendizagem dentro da sala de aula e à comunicação com as pessoas do país de acolhimento bem como a sua cultura, desporto, comunicação social, etc.

Com vista a estimular a aquisição de competências linguísticas e enfrentar as dificuldades que este aspecto pode apresentar, a Comissão Europeia contratou um serviço de apoio linguístico online, a OLS – Online Linguistic Support.

Este serviço destina-se a participantes no Programa Erasmus+, que utilizem as línguas Inglês, Francês, Alemão, Italiano, Espanhol ou Holandês como a língua principal de estudo. A partir do ano académico 2016/2017, seis línguas adicionais estarão disponíveis na OLS: Checo, Dinamarquês, Grego, Polaco, Sueco e Português. 
 
A Online Linguistic Support consiste no seguinte:
1.  Teste Inicial de Avaliação (Teste 1) de avaliação da competência linguística do estudante - antes do início da mobilidade
2.  Curso de Língua - durante a mobilidade
3.  Teste Final de Avaliação (Teste 2) de avaliação da competência linguística do estudante - no fim da mobilidade

A utilização da OLS não tem quaisquer custos para os estudantes participantes, mas a avaliação da competência linguística é obrigatória contratualmente.  

Aprender a língua » na Instituição de Acolhimento

Algumas instituições de acolhimento implementam uma política de apoio linguístico gratuito, na língua do país de destino, a estudantes estrangeiros. A duração e datas destes cursos são divulgadas pelas instituições. Os cursos podem ter lugar ou antes do início do período lectivo normal, pelo que o estudante terá de se deslocar ao estrangeiro com a devida antecedência para os poder frequentar, ou ao longo do semestre lectivo. É da responsabilidade do estudante efectuar a sua candidatura ao apoio linguístico na instituição de acolhimento, respeitando o procedimento de candidatura e preenchendo os documentos necessários. 

Aprender a língua » exigência de proficiência em língua inglesa

Em algumas instituições de acolhimento, as aulas serão leccionadas em língua inglesa, pelo que poderá haver a exigência de comprovação, por parte do estudante candidato, de proficiência na língua, através da apresentação de um certificado internacional. Este tipo de certificados é atribuído por entidades reconhecidas na organização de exames linguísticos, de nível internacional (ex. TOEFL, IELTS, Cambridge, etc.). Caberá ao estudante seleccionado cumprir a exigência da instituição de acolhimento e apresentar o respectivo certificado. A realização do exame necessário fica a cargo do próprio estudante, não podendo a UA suportar qualquer custo nesse sentido. O Departamento de Línguas e Culturas da UA organiza cursos de preparação para o exame IELTS, pelo que deve informar-se sobre a sua organização e datas. Nos casos em que um certificado internacional é exigido, não serão aceites outro tipo de documentos sobre as competências linguísticas do aluno, tais como declarações da parte de docentes, de estabelecimentos de ensino particular ou secundário, etc. Os alunos seleccionados que não apresentem o certificado internacional exigido não poderão submeter a sua candidatura ERASMUS.

Aprender a língua » Certificados de nível

O Departamento de Línguas e Culturas da UA organiza cursos de livres de línguas, de 60 horas letivas, com base no Quadro Europeu Comum de Referência (QECR). No final do curso, e em caso de aproveitamento, será emitido um certificado de nível de língua, válido em qualquer país da União Europeia, pelo que poderá ser utilizado na candidatura Erasmus à instituição de acolhimento (Atenção: não é equiparável a um certificado internacional: TOEFL, IELTS, Cambridge, etc.). A participação nos cursos livres fica a cargo do próprio estudante, não podendo a UA suportar qualquer custo nesse sentido. Mediante a realização de provas, o Departamento de Línguas e Culturas da UA oferece a possibilidade de obter um certificado de competência linguística, no âmbito do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR). Trata-se uma declaração com a chancela do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro que poderá ser apresentada em diversas instâncias académicas e profissionais, incluindo a candidatura Erasmus à instituição de acolhimento, nos casos em que é exigido um certificado de proficiência não internacional. 

última atualização a 03-05-2016




Links Relacionados:


Online Linguistic Support (OLS)

Testes e cursos de línguas, gratuitos e online para candidatos ao programa ERASMUS+


Departamento de Línguas e Culturas da Ua

Cursos de línguas ministrados pela Universidade de Aveiro


Projeto Speak Up!

Cursos de línguas da plataforma CAMPUS EUROPAE para estudantes da Universidade de Aveiro

Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.