Seguro de saúde


Se estiver inscrito na Segurança Social em Portugal e vai viajar ou estudar da União Europeia, tem o direito a aceder, gratuitamente, aos serviços públicos de saúde nos estados membros. O documento comprovativo de que um cidadão goza deste direito chama-se ''Cartão Europeu de Seguro de Doença''. É gratuito e deve ser pedido na Segurança Social, da sua área de residência, pelo menos dois meses antes de viajar. Este cartão deve ser apresentado ao prestador dos cuidados de saúde ou à instituição de segurança social do lugar de estadia, de forma a comprovar a inscrição do estudante no regime de segurança social em Portugal, permitindo, assim, invocar o direito a cuidados de saúde no Estado-Membro onde se encontra temporariamente.

Para mais informações, consultar o site do Ministério da Saúde. Apenas os cuidados de saúde financiados pelo sector público estão incluídos neste regime e cada país tem as suas próprias regras em matéria de cuidados de saúde públicos.

Atenção: a maior parte das Universidades estrangeiras exige a apresentação do CESD original no momento da inscrição, pelo que não deixe para a última a sua solicitação junto da Segurança Social, em Portugal, pois poderá ficar meses à espera do cartão.
última atualização a 03-05-2016




Links Relacionados:


A sua Europa

Cuidados de saúde não programados no estrangeiro


Cartão Europeu de Seguro de Doença

Informações úteis


Assistência médica no estrangeiro

Informações da União Europeia


INAC: Instituto Nacional Aviação Civil

Informações sobre restrições relativamente a produtos de saúde que um passageiro pode levar

Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.