Informa-te sobre os processos que envolvem a permanência num outro Estado Membro da União Europeia. Sabe quais os documentos e formalidades a tratar. Zela pelos teus direitos e deveres.
Verifica se o teu passaporte é válido (Existem países que requerem um mínimo de 6 meses de validade).

Pode ser útil fazer um seguro de viagem, visto serem poucos os países da UE que pagam integralmente as despesas de tratamento médico. O estudante que viaje para fora da União Europeia deve arranjar um seguro de saúde, alternativo ao Cartão Europeu de Seguro de Doença. Infelizmente a UA não poderá suportar essa despesa.

Todos os estudantes devidamente inscritos na Universidade de Aveiro têm um seguro de acidentes pessoais para atividades académicas, que abrange os programas de mobilidade estudantil a realizar na instituição de acolhimento. No entanto, este seguro cobre exclusivamente o âmbito das atividades académicas, significando isto que todas as outras atividades de carácter pessoal, não serão abrangidas.

Qualquer acidente na instituição de acolhimento, deve ser comunicado, por escrito, aos Serviços de Recursos Humanos e Financeiros – Área de Recursos Financeiros – Gabinete de Gestão de Seguros, no prazo máximo de 5 dias a contar da data de ocorrência. Contudo, qualquer acidente também deve ser comunicado o mais rapidamente possível (dentro de 24 horas) ao Gabinete de Relações Internacionais, incluindo elementos elucidativos do acidente e das suas consequências.

última atualização a 03-05-2016






Links Relacionados:


Viver, trabalhar e viajar na UE
Informações gerais


Portal de Imigração da UE
Informações úteis


Portal Das Comunidades Portuguesas
Conselhos aos Viajantes


Gabinete de Emergência Consular
Prestação de apoio consular, em situações de emergência aos cidadãos nacionais que se encontrem no estrangeiro.

Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.