40 anos da UA
 


Apresentação do Projeto



Projeto de Reestruturação Curricular do Ensino Secundário Geral em Timor-Leste resulta de um Protocolo de Cooperação estabelecido entre o Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD) – atualmente designado de Camões - Instituto da Cooperação e da Língua (CICL) –, a Fundação Calouste Gulbenkian e o Ministério da Educação de Timor-Leste. Posteriormente, a Fundação Calouste Gulbenkian celebrou com a Universidade de Aveiro um Acordo de Cooperação definindo os termos orientadores dos serviços científicos, técnicos e pedagógicos a prestar pela Universidade de Aveiro no desenvolvimento do referido Projeto, o qual mereceu o apoio financeiro do Fundo da Língua Portuguesa.


Nesse sentido, foi constituída uma equipa multidisciplinar, abrangendo 14 (catorze) áreas de conhecimento que integram o Plano Curricular do Ensino Secundário Geral (ESG) e envolvendo cerca de 60 especialistas. Esta equipa foi sofrendo alguns ajustes com vista à melhor adequação aos temas curriculares. A coordenação do Projeto é assegurada por Isabel P. Martins e Ângelo Ferreira.


O objetivo deste Projeto, cujo período de execução se situa entre janeiro de 2010 e março de 2013, consiste na conceção de um Plano Curricular para o Ensino Secundário Geral em Timor-Leste (10.º, 11.º e 12.º anos) e de Programas, Manuais do Aluno e Guias do Professor para cada um dos três anos, para cada disciplina. 


Tratando-se de um contexto educativo geográfica e culturalmente tão distante do contexto português, o desenvolvimento do Projeto é realizado em articulação com equipas timorenses, principalmente no decorrer de deslocações de membros da equipa portuguesa a Timor-Leste.

Entidades parceiras/Financiadoras

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