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Estrutura do Ensino Secundário Geral em Timor-Leste

O Ensino Secundário Geral (ESG) é assumido como ciclo terminal de estudos mas também como podendo proporcionar formação e competências para o prosseguimento de estudos, com vista à inserção em diversos domínios de atividade. Dado que a especificidade de saberes próprios necessários ao início de estudos superiores exige algum aprofundamento no Ensino Secundário, o plano curricular do Ensino Secundário Geral de Timor-Leste está organizado segundo dois percursos alternativos de formação: (1) Ciências e Tecnologias e (2) Ciências Sociais e Humanidades, cada um deles com disciplinas específicas próprias, as quais constituirão bases para prosseguimento de estudos superiores. Comum a ambos os percursos existe uma Componente de Formação Geral, na qual se incluem disciplinas que permitem aprofundar saberes importantes para a formação dos alunos qualquer que seja a via específica escolhida.


Estrutura do Plano Curricular

Estrutura do ESG


Em ambos os percursos promove-se a valorização de competências transversais essenciais para a participação ativa na vida adulta.

Nesta perspetiva, é objetivo do Ensino Secundário Geral formar jovens que possam contribuir para o desenvolvimento do seu País – na política, na educação, na saúde, na administração pública, no comércio, na indústria, nos serviços, no turismo e em todos os setores da sociedade.





Entidades parceiras/Financiadoras

última atualização a 25-11-2013
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