45 anos da UA
 

Componente Geral

A Componente Geral, comum aos dois percursos de formação, “Ciências e Tecnologias” e “Ciências Sociais e Humanidades”, tem como finalidade central proporcionar aos alunos, de forma integrada, o desenvolvimento de competências gerais e transversais. Esta componente é composta por oito disciplinas no 10.º e no 11.º ano (Tétum, Português, Inglês, Indonésio, Cidadania e Desenvolvimento Social, Tecnologias Multimédia, Religião e Moral, Educação Física e Desporto) e por sete disciplinas no 12.º ano, dado excluir-se Educação Física e Desporto.


Este conjunto de disciplinas visa promover o desenvolvimento, pelos alunos, de competências linguísticas, comunicativas, interculturais, interpessoais e digitais, fundamentais para o desenvolvimento do indivíduo e da comunidade. A inserção dos indivíduos na sociedade da informação e do conhecimento e a estimulação da sua participação ativa na construção dessa sociedade passa pelo acesso de todos à informação e pela capacidade de cada um em a gerir, nos aspetos que lhe são próprios. A Componente de Formação Geral é central para o desenvolvimento de métodos de trabalho e de estudo, individuais, cooperativos e colaborativos, promotores de desenvolvimento de capacidades de autonomia, de pensamento crítico, de resolução de problemas e de trabalho em equipa. Estas competências são essenciais a uma formação sólida de base que sustenta a maior especificidade dos percursos alternativos de formação propostos. De forma integrada, as disciplinas da Componente Geral contribuirão para a consolidação da identidade de Timor-Leste, assente na valorização da tradição, na pluralidade de culturas, na abertura à inovação e a novas experiências e convivências.

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Estrutura da Componente Geral

(* da responsabilidade do ME-RDTL)

 

No seu conjunto, a componente geral tem como grandes finalidades contribuir para:

1. O desenvolvimento e consolidação de competências linguísticas, comunicativas, interculturais, interpessoais e digitais que sustentem o prosseguimento de estudos e a inserção na vida ativa;

2. A valorização consciente da tradição e da pluralidade, enquanto fatores de aprofundamento da identidade;

3. O desenvolvimento de atitudes e comportamentos de cidadania empenhada e participativa a nível local, nacional e global;

4. A promoção de interações da escola com a comunidade, como meio difusor e replicador de aprendizagens, adoção de estilos de vida saudáveis, consciencialização do direito à igualdade de oportunidades e desenvolvimento de confiança no futuro;

5. A apropriação de hábitos de trabalho, autónomo, cooperativo e colaborativo, reveladores de espírito de iniciativa, pensamento crítico, capacidade de resolução de problemas, criatividade, resistência à adversidade, respeito pela diferença e pela diversidade;

6. O desenvolvimento de competências de pesquisa, seleção e avaliação de informação e capacidades de participação na coconstrução de conhecimento.





última atualização a 25-11-2013
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