Modelo de Aprendizagem

As licenciaturas em tecnologia e engenharia da ESTGA estão organizadas de acordo com o Modelo de Aprendizagem Baseado em Projectos (MABP). Neste modelo, os alunos partem de problemas concretos e próximos da realidade, sob a forma de projectos, para o desenvolvimento de toda a sua aprendizagem em torno dos esforços de resolução desses problemas. Os processos de aprendizagem são assim autónomos, diferentes de aluno para aluno e de percursos pré-estipulados pelos professores. É um modelo fortemente centrado no aluno, respondendo por isso a um dos desafios mais importantes do Processo de Bolonha.
Os cursos estão organizados, do primeiro ao último ano, sob a forma de Agregações de Competências em estruturas curriculares semestrais, os Módulos Temáticos, dedicadas a cada um dos grandes temas de formação do curso. Estas estruturas são constituídas por um Projecto e por um conjunto de Disciplinas Associadas, onde são abordados assuntos fundamentais relativos ao tema em questão, sempre de forma articulada com o projecto. Os alunos trabalham em grupo, sob a orientação de pelo menos um docente.

As restantes licenciaturas da ESTGA, não estando formalmente organizadas em torno de projectos, incorporam elementos importantes do MABP. Em particular, as unidades curriculares são desenhadas com base nas Aprendizagens Verificáveis (Learning Outcomes), estruturando-se o curso em torno de Agregações de Competências, que se traduzem pela articulação entre várias unidades curriculares com o intuito de desenvolver, de forma integrada, grandes temas do curso. Neste contexto, é usual que aos alunos sejam propostos trabalhos que integram os objectivos de aprendizagem de várias unidades curriculares, para cuja orientação concorrem vários docentes. A utilização de estratégias de Aprendizagem Activa é, também nestes cursos, um dos pilares da organização curricular.
Outro aspecto singular revela-se pela existência de um projecto final integrador, que culmina a formação inicial de 1ºciclo destas licenciaturas.

Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.