Artur Jorge de Faria Ferreira

Diretor
gabinete: 7.1.4
extensão: 41100
telefone externo: 234611500

atribuições

Diretor da ESTGA

perfil biográfico

Artur Ferreira é doutorado em Química, na especialidade Química Inorgânica, pela Universidade de Aveiro (UA), em 1997; é licenciado em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) em 1989.

É Professor Coordenador na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA) da Universidade de Aveiro onde leciona desde 1997 e é investigador do Laboratório Associado CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro, da mesma universidade.

Ao longo de duas décadas de ensino na UA, já lecionou mais de vinte unidades curriculares a cursos de bacharelato, de licenciatura e de mestrado, por exemplo: Caracterização Química; Desenvolvimento de Materiais e de Processos; Elementos de Termodinâmica; Escoamento de Fluidos e Sistemas Multifásicos; Física; Matemática Aplicada; Métodos Instrumentais de Análise; Química Geral; Técnicas de Caracterização de Materiais; Transferência de Calor; Transferência de Massa.

A sua experiência de gestão universitária incluí, entre outros: Diretor da ESTGA, Presidente Adjunto do Conselho Científico da Universidade de Aveiro, Secretário do Conselho Coordenador de Avaliação de Desempenho da UA, Presidente da Comissão de gestão dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais da UA, Coordenador da Comissão de Gestão dos Cursos de Especialização Tecnológica da UA, Presidente da Assembleia de representantes da ESTGA, Presidente do Conselho científico da ESTGA.

É coautor de 4 patentes, mais de 50 artigos científicos em revistas internacionais, que já receberam mais de 2000 citações (h index > 20), tendo apresentado cerca de 70 comunicações em congressos nacionais e internacionais (orais e em painel). Coordenou 3 projetos de investigação em copromoção e participou em mais 7 projetos financiados pela FCT.

 

Áreas de investigação

 Os interesses de investigação centram-se na síntese, estrutura e reatividade de zeólitos e materiais microporosos; estudos e determinação de estruturas de materiais cristalinos por difração de Raio X, polímeros e biorrefinarias.

Nota: os utilizadores autenticados do portal podem ter acesso a informação adicional.
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.