destaques

Conferência Internacional INVTUR 2012

O turismo em tempos de mudança: Conhecimento e práticas na construção de um novo rumo para o sector

Universidade de Aveiro, Portugal

16-19 de maio 2012

A Universidade de Aveiro tem o prazer de anunciar a realização da Conferência Internacional INVTUR 2012 "Turismo em tempos de mudança: Conhecimento e práticas na construção de um novo rumo para o sector do turismo no futuro".

A 1ª Edição da INVTUR teve lugar em 2010. A INVTUR 2010 atraiu académicos de 25 países, 335 autores e mais de 700 participantes. A Revista de Turismo & Desenvolvimento (RT&D) assumiu-se como a publicação oficial do evento, tendo, na altura, publicado um total de 196 trabalhos, organizados em 77 artigos, 93 resumos alargados e 26 resumos de posters. Todos os trabalhos foram submetidos a blind referee, seguindo padrões internacionais. A Conferência INVTUR 2010 foi a maior conferência académica da área do turismo até então organizada em Portugal e uma das maiores em termos mundiais.

A 2ª Edição da INVTUR 2012, que irá ter lugar na Universidade de Aveiro entre os dias 16 e 19 de Maio de 2012, e que irá novamente envolver uma vasta rede de Colegas das Universidades e Politécnicos de Portugal bem como de académicos de outras Universidades estrangeiras, terá como foco central o papel que o turismo pode vir a desempenhar num mundo crescentemente dominado por forte recessão económica, elevada incerteza em termos de evolução e organização social, e preocupante agitação social.

O mundo encontra-se a enfrentar uma vaga de mudanças sem precedentes: recessão económica; emergência financeira; taxas de desemprego crescentes; incerteza sobre o rumo que a sociedade deverá ter no futuro; dificuldade dos governos e dos políticos em estabelecerem uma agenda que oriente as suas politicas para o futuro; desenvolvimento de novas estruturas organizacionais capazes de enfrentar défices públicos e criar novas formas de governança; incerteza e decepção das comunidades locais em relação à forma como a economia e as organizações se encontram a enfrentar a actual situação económica e social.

O sector do turismo possui características que o colocam como um dos sectores com maior potencial para os governos e as empresas enfrentarem a actual situação de crise e a encontrar novos rumos para o futuro. O sector do turismo depende de uma rede de negócios multifacetado, que se operacionaliza de uma forma interligada na economia; é um sector de trabalho intensivo, e não de capital intensivo, o que lhe confere elevado potencial na criação de emprego; o sucesso do turismo depende fortemente do envolvimento das comunidades locais; o sucesso empresarial do turismo depende da sua capacidade em ser eficaz economicamente, socorrendo-se, contudo, da sua capacidade em se articular com as tradições,  e o ambiente natural e cultural.

A Conferência Internacional INVTUR 2012 irá posicionar-se como um palco onde académicos, investigadores e profissionais irão apresentar, e discutir, conhecimento, experiências e boas práticas que irão ilustrar a forma como o turismo pode ajudar a economia e a sociedade, num momento actual de mudança e incerteza. Os outputsda conferência serão de particular interesse para que académicos e investigadores possam vir a criar novas linhas de investigação e agendas de ensino, e para as empresas e organizações que operam na área, apresentando-lhes know-how e metodologias de actuação que as poderão vir a ajudar a encontrar novas fontes de conhecimento que lhes confiram vantagens competitivas, num mundo em que estas precisam de ser cada vez mais inovadores, eficientes e eficazes.

As linguas oficiais da conferência são o português e o inglês.

A BiT - Bolsa de Inovação em Turismo será uma iniciativa integrada na INVTUR 2012, cujo objectivo é afirmar-se como uma ‘montra de exposição’ de casos de sucesso, boas práticas, concepção e implementação de projectos inovadores por parte de empresas e organizações públicas e privadas, com ou sem fins lucrativos, e de posters que apresentem projectos de investigação aplicada elaborados por instituições de ensino superior, pelos seus alunos ou por unidades e centros de investigação.

» organização

INVTURINVTUR