foi noticia...em 2011

Semana da Ciência e Tecnologia 2011

descrição: 12ª edição da Semana Aberta da Ciência
e da Tecnologia (SACT) em "Show da Fisica".

Ver video em: http://videos.ua.sapo.pt/OGlKRi0J4TnzJgWS8K4y
Informaçoes em: http://event.ua.pt/semct/pub/default.asp

Highlights de investigação
Academia das Ciências de Lisboa

Mérito do Prof. Luís Carlos reconhecido pela Academia das Ciências de Lisboa, Pela carreira de investigação e docência

O Professor Catedrático do Departamento de Física, Luís Carlos, foi eleito sócio correspondente da Academia das Ciências de Lisboa (seção de Física), no dia 17 de Março, no decorrer da reunião de efetivos da Academia. Esta tão distinta eleição deste docente, que é também vice-diretor do CICECO, assinala a relevância da sua carreira enquanto professor e investigador da UA.

«Naturalmente que fico feliz com tal distinção que reconhece o esforço e o trabalho que desenvolvemos nos últimos vinte anos para criar um projeto de investigação científica em Aveiro com impacto internacional. É, também, uma homenagem às pessoas que determinaram a minha formação enquanto Homem e cientista; aos investigadores mais jovens que têm posto todo o seu empenho neste projeto e que, comigo, têm partilhado este encantamento, esta paixão pela Ciência; ao Departamento de Física; ao Laboratório Associado CICECO; e, evidentemente, à Universidade de Aveiro que me acolheu, primeiramente em 1990 como aluno de doutoramento, numa tríplice envolvendo a Universidade de Évora e o Instituto Superior Técnico, e, mais tarde (1995), como professor e que, de forma continuada, tem disponibilizado todas as condições para a prossecução do sonho.».

Professor do Departamento de Física da Universidade de Aveiro desde 1996 realizou as provas de agregação em Física em 2004 e é desde 2006 Professor Catedrático.

«Nonlinear Effects in Optical Fibers»

Da autoria do Prof. Mário F. S. Ferreira, docente no Departamento de Física da UA, foi publicado, simultaneamente nos EUA e no Canadá, o livro «Non linear Effects in Optical Fibers», editado pela John Wiley& Sons (Hoboken, New Jersey). A obra trata dos principais fenómenos não-lineares que ocorrem nas fibras ópticas.

Editado com o patrocínio da Optical Society of America (OSA), a mais prestigiada sociedade científica a nível mundial no domínio da óptica e da fotónica, o livro agora editado descreve tanto as limitações que estes fenómenos impõem no desempenho dos sistemas de comunicação mais avançados, como as múltiplas possibilidades que eles também oferecem, nomeadamente para a realização de dispositivos capazes que processar a informação inteiramente no domínio óptico.

Artigo publicado na Nature Geosciences de janeiro de 2012
Investigador do DF, Alexandre Correia, contribui para a explicação da rotação de Mercúrio

O planeta Mercúrio tem visto evoluir a sua rotação devido a impactos de grandes dimensões com asteroides, passando de uma rotação retrógrada para uma spin-órbita 3/2. Esta conclusão está patente num artigo de investigadores da Universidade de Aveiro, do Observatório de Paris e do Instituto de Física do Globo de Paris, que será publicado na edição de janeiro da NatureGeosciences.

O artigo, designado «Mercury’s spin–orbitresonance explained by initial retrograde and subsequente synchronous rotation» refere-se ao atual sistema orbital de Mercúrio e aos tipos de rotação anteriores e é assinado conjuntamente pelos investigadores da Universidade de Aveiro, do Observatório de Paris e do Instituto de Física do Globo de Paris, Mark A. Wieczorek, Alexandre C. M. Correia, MathieuLeFeuvre, Jacques Laskar e Nicolas Rambaux.


O artigo refere que, em 1965, utilizando o radiotelescópio de Arecibo, dois investigadores, Gordon Pettengill e RolfDyce, da Universidade de Cornell, obtiveram uma medida fiável do período de rotação de Mercúrio. Contrariamente às predições feitas por Giovanni Shiaparelli em 1889, este planeta não se encontrava em rotação síncrona em torno do Sol (como a Lua em torno da Terra), mas sim em ressonância spin-órbita 3/2. Quer isto dizer que Mercúrio efetua três voltas completas em torno do seu eixo por cada duas voltas completas na sua órbita em torno do Sol. Contudo, observações recentes com a sonda Messenger mostram que nem sempre foi assim, e que, num passado longínquo, a rotação de Mercúrio seria idêntica à da Lua, como previsto por Shiaparelli.

Projeto envolve seis universidades de cinco países
UA coordena ação internacional na área da Física

A Research Executive Agency da Comissão Europeia aprovou uma ação Marie Curie IRSES (International Research Staff Exchange Scheme) designada Numerical Relativityand High Energy Physics no âmbito do programa de financiamento FP7 People. A ação é coordenada pelo Prof. Carlos Herdeiro, docente do Departamento de Física (Fis) da Universidade de Aveiro. O projeto envolve seis universidades de cinco países (Portugal, Espanha, Itália, EUA e Brasil) e irá permitir intercâmbios de cerca de 30 investigadores, entre os quais alguns do Departamento de Física, durante um período de quatro anos, bem como a organização de vários eventos.

«A aplicação de técnicas computacionais sofisticadas na área da gravitação relativista, na astrofísica bem como na física de altas energias» é um dos grandes objetivos da rede, aponta o Prof. Carlos Herdeiro. «Algumas destas aplicações têm relevância para as experiências que estão a ser efetuadas no Large Hadron Collider no CERN . Outras têm relevância para os observatórios de ondas gravitacionais - como o LIGO - que pretendem detetar esta radiação emitida em sistemas como binários de estrelas de neutrões ou buracos negros no nosso universo», avança o docente.




Artigo de investigadores do DF e CESAM entre os mais citados na «Progress In Oceanography»

 

O artigo intitulado «Physicaloceanographyofthe western Iberianecosystem: Latest views and challenges» publicado na prestigiada revista «Progress In Oceanography», em 2007, e coassinado por investigadores da Universidade de Aveiro e do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM), consta da recente lista dos artigos mais citados elaborada pela própria revista, que é uma das mais referenciadas na área da Oceanografia.

O trabalho aborda a problemática relacionada com a circulação na plataforma continental interna, que envolve as plumas de água pouco salinas, provenientes dos rios da região, e os fenómenos de maré. Paralelamente, também se apresentam resultados da corrente em direção ao norte durante o inverno, nomeadamente os fenómenos de meso-escala associados, a circulação de verão, e respetivo fenómeno de afloramento costeiro, e a interação entre a circulação de grande escala e a margem continental.

A excelência científica do trabalho em causa resulta do esforço conjunto de investigadores das principais instituições Portuguesas e da Galiza que se dedicam à área de oceanografia física: a Universidade de Aveiro e o CESAM , representados pelos investigadores JesúsDubert e Álvaro Peliz, as Universidades do Algarve e Lisboa, o INIAP/IPIMAR e Consejo Superior de Investigaciones Cientificas (CSIC) de Vigo.

IV Workshop de Buracos Negros 2011
O Departamento de Física da UA acolheu em 19 e 20 de Dezembro de 2011, o IV Workshop sobre Buracos Negros.

Da astrofísica à física das altas energias, da teoria da informação à gravidade quântica, os buracos negros adquiriram um papel de crescente importância em física fundamental, fazendo atualmente parte da terminologia de muitos ramos importantes da física observacional/experimental, teórica e física/matemática.

O workshop teve por objetivo reunir investigadores portugueses e estrangeiros a trabalhar em Portugal, especialistas nestas matérias, e ainda alguns cientistas estrangeiros convidados, e promover a partilha de informação sobre buracos negros, em problemas matemáticos e físicos gravitacionais, tanto nos seus aspetos clássicos e quânticos, bem como no contexto da teoria de cordas, cosmologia e astrofísica.

 

Prémios
Atribuído pela Fundação Calouste Gulbenkian

Investigadora da UA recebe Estímulo à Investigação para desenvolver tecnologias amigas do ambiente

Alexandra Carvalho foi um dos oito investigadores contemplados com um prémio de estímulo à investigação atribuído pela Fundação Calouste Gulbenkian. Este incentivo, no valor de 12.500 euros, vai permitir à jovem cientista do Departamento de Física da UA (Laboratório I3N \u2013 pólo Aveiro) o desenvolvimento de métodos de aproveitamento de energia e tecnologias que venham a contribuir para um desenvolvimento sustentável. A cerimónia de entrega do prémio realizou-se a 21 de Fevereiro, às 15h00, na Sede da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Aluno de PH.D Carlos Santos (trabalho também de Fábio Pereira, BI) ganhou o prémio de MELHOR POSTER "in recognition o fits valuable contribution" na conferência "Six the ditionof the International Conference on New Developments In Photodetection", Lyon, France, July 4-8, 2011. com o trabalho: "THGEM based VUV photosensorincorporatingthe THCOBRA for IonBackFlowReduction", J.F.C.A. Veloso, C. Santos, F. Pereira, C. Azevedo, F.D. Amaro, J.M.F. dos Santos, A. Breskin, R. Chechik.

Clube de Robótica da UA sobe ao pódio no Concurso Nacional de Robótica «O Robô Bombeiro»

O Clube de Robótica da UA, fundado pelo Prof. Paulo Lopes e sediado no Departamento de Física, conseguiu mais uma vez lugares de pódio no Concurso «O Robô Bombeiro», que se realiza todos os anos, em Julho, no Instituto Politécnico da Guarda. A equipa de Aveiro conquistou o 1º lugar na classe «standard» e o 2º lugar na classe «robô com pernas».

A Equipa composta pelo Prof. Paulo Lopes e pelos alunos António Lourenço, André e Ricardo Santos, Fernando e André Ferreira subiu ao 2º lugar do pódio na classe «robô com pernas», tendo defrontado sete equipas concorrentes.



Bolseira do Laboratório Associado I3N/FSCOSD distinguida em França

Recentemente, Joana Rodrigues, bolseira no Departamento de Física, arrecadou o prémio de segundo melhor poster intitulado «PhotoluminescenceStudies in LFZ grown rutile TiO2 Fibers», na conferência «E-MRS Spring Meeting 2011 - Simpósio de Laser MaterialsProcessing For Micro and Nano Aplications», que decorreu, em Nice, França. A vencedora apresentou um sistema de produção de diversas fibras de dióxido de titânio através da técnica de fusão de zona com laser \u2013 LFZ.

Antiga aluna da Licenciatura e Mestrado em Física da Universidade de Aveiro publica artigo na Revista Científica Nature

A antiga aluna do Departamento de Física da Universidade de Aveiro, Lidiadel Rio, actual bolseira da FCT e aluna de doutoramento no Instituto de Física Teórica do SwissInstituteofTechnology, em Zurique, (o conceituado ETH de Zurique) é a primeira autora de um artigo em colaboração com investigadores do ETH, do ClarendonLaboratory de Oxford e da NationalUniversityofSingapore.

 
Atividades desenvolvidas
26 de Março

Masterclasses Internacionais em Física de Partículas – 1.ª vez na Universidade

No dia 26 de Março, o Departamento de Física da UA recebeu estudantes de diversas escolas secundárias para participarem numa Masterclasse Internacional de Física em Partículas intitulada «Ser Cientista por um dia...Com as Mãos nas Partículas!». Acompanhados por 15 professores, os alunos participaram numa iniciativa inovadora e tiveram a oportunidade única para analisar dados de Large Hadron Collider (LHC). A sessão de abertura contou com a honrosa presença do Sr. Reitor, Prof. Manuel António Assunção.

Pela primeira vez, o DF acolheu a Master classe de Física em Partículas, que decorre em várias universidades e institutos à volta do mundo. A coordenação local decorreu sob a responsabilidade do Prof. João Veloso, segundo o qual o objetivo «a iniciativa pretende aproximar os alunos, que se encontram na fase final do secundário, aos grandes centros mundiais de investigação. Ao mesmo tempo, penso que o evento permitirá desmistificar ideias pré-concebidas associados à dificuldade de compreensão de conceitos Físicos, nomeadamente na Física de partículas».

Objetos que fazem a história da UA para conhecer na Biblioteca

Objetos que fazem a história da UA é o título da exposição que a Biblioteca da Universidade organizou e teve patente em Dezembro, ao qual o Departamento de Física se associou e na qual teve o prazer de expor 2 equipamentos: o primeiro computador Macintosh datado de 1986 e o Tubo de raios Catódicos Educativo.

Cooperação

Cooperação com TIMOR

A Universidade de Aveiro foi solicitada a colaborar no programa timorense (do INFORDEPE) de formação complementar de docentes na área da Biologia, Matemática, Física e Química - equivalente a bacharelato. Prof. João Veloso e Doutor Carlos Oliveira, assumiram esta colaboração.

 

Cooperação com Cabo Verde

- Regência da cadeira Modelação de Ecosistemas Marinho- Departamento de Engenharia e Ciência do Mar, UniCv- S. Vicente, Cabo Verde pelo Prof. Jose Fortes (de 07-06-2011 a 29-06-2011)

- Workshop Internacional na área do ambiente e clima intitulada: Refletindo sobre as Soluções Face às

Alterações Climáticas em Meios Urbanos Insulares inserido no projeto KSIDS (Capacity Building and Knowledge on Sustainable Responses to Climate Change in Islands) com a participação dos Profs Alfredo Rocha e José Fortes de 13-04-2011 a 21-04-2011 .


Protocolos

Universidade de Aveiro coopera com instituto angolano na área da meteorologia

A Universidade de Aveiro (UA), através do Departamento de Física e o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica de Angola (INAMET) assinaram em dia 20 de setembro, um protocolo para o desenvolvimento do plano curricular da opção de Meteorologia e Geofísica, incluída na licenciatura de Geofísica da Universidade Agostinho Neto, em Angola.

Férias com ciência
Projeto «Science2All»

O projeto «science2all», dinamizado pelo Departamento de Física da UA em parceria com o Agrupamento de Escolas de Aveiro, voltou a proporcionar duas semanas com ciência no Verão. O objetivo das «Férias com Ciência» é despertar o interesse pela ciência e estimular a curiosidade por questões do dia-a-dia relacionadas com a ciência, promover e desenvolver o raciocínio lógico, proporcionar vivências de aprendizagem motivadoras que ao mesmo tempo sejam diversificadas e promover a cultura científica dos jovens. No final de cada uma das semanas, todas as crianças irão receber o seu «Diploma do Pequeno Cientista». Realizou-se de 11 a 15 de Abril nas férias da Páscoa e de 27 de Junho a 1 de Julho e de 4 a 8 de Julho.

 

Cursos

Curso livre: "Collectivephenomena in grapheneandgraphite", pelo Professor Yakov Kopelevich, da Universidade Estadual de Campinas, Brasil, docente convidado do curso Erasmus Mundus EMMS- JointEuropean Masters Programme in MaterialsScience,

Curso extra-curricular:
"Relatividade geral, cosmologia e buracos negros"

Na sequência do interesse de alunos e na falta de uma oferta com esta temática no curso/mestrado em Física, iniciou em dezembro um curso sobre relatividade geral com aplicações à cosmologia, física de buracos negros e, dependendo da evolução, radiação gravitacional.

Serão assumidos conhecimentos básicos de relatividade restrita e gravitação Newtoniana e bases matemáticas em álgebra linear e análise infinitesimal (elementares).

O curso será lecionado uma vez por semana, por Carlos Herdeiro, com a colaboração de alunos de doutoramentos em sessões de resolução de problemas.

Dia do departamento de Física
Dia 14 de Junho - Física promoveu «Dia do Departamento»

O Departamento de Física organizou em 14 de Junho, mais uma edição do «Dia do Departamento». O programa teve início às 09h00, contou com a presença do Reitor, Prof. Manuel António Assunção, na sessão de abertura e integrou um fórum sobre «Tecnologia Nuclear e Segurança Radiológica» com três palestras sobre esta temática, conduzidas por três convidados externos.

 

Os convidados do Dia do DF de 2011 foram:

Prof. Teresa Peña (Instituto Superior Técnico)

Evolução da Tecnologia Nuclear e Perspetivas de Futuro

Prof. José Pedro Vaz (Instituto Tecnológico e Nuclear)

Segurança Radiológica

Prof. Maria do Carmo Lopes ( Instituto Português de Oncologia de Coimbra )

Efeitos Biológicos da Radiação


Dia 26 de Abril
Departamento de Física recebe visita do Reitor

No âmbito do programa de visitas aos Departamentos, Escolas e Secções Autónomas, realizado com o objetivo de iniciar o diálogo com os novos Diretores e auscultar a comunidade, o Reitor, Prof. Manuel António Assunção, visitou dia 26 de Abril, o Departamento de Física. A visita teve início às 09h00, com uma sessão aberta à comunidade do Departamento, que começou com a assinatura do termo de posse do Diretor, Prof. António Luís Campos de Sousa Ferreira.

Curso extra-curricular:
"Relatividade geral, cosmologia e buracos negros"


Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização. saber mais
[X]