mensagem do diretor
df

O Departamento de Física (DF) é a unidade orgânica de ensino e investigação da UA na área de conhecimento da Física , contribuindo nesta área para a missão da Universidade.

 

A Física é uma área do conhecimento que estuda a matéria desde escalas sub-atómicas até escalas cosmológicas. A evolução histórica do conhecimento em Física, em áreas como a Mecânica, a Relatividade e Gravitação, a Mecânica Quântica, com Galileu, Newton, Einstein, Bohr e Heisenberg, entre outros, alteraram radicalmente o entendimento humano da Natureza.

 

A Física faz a ponte entre várias áreas de engenharia. Com novas ideias e tecnologias constantemente a serem desenvolvidas e testadas, uma boa formação de base em Física é essencial para a necessária adaptação e flexibilidade dos profissionais. A importância crescente das tecnologias quânticas como tecnologias emergentes e em uso no dia-a-dia faz com que a contribuição dos Físicos, em aplicações e engenharia, seja única e crescente.

 

O Departamento de Física da UA tem uma oferta de formação em Física, nos 3 ciclos de formação, incluindo a Engenharia Física e as áreas de Meteorologia e Oceanografia. Nestes cursos, estudam neste momento cerca de 400 alunos. Com recursos humanos formados por cerca de 50 docentes,

15 Investigadores e 30 pós-docs para além do ensino há uma  intensa atividade de investigação em áreas como: Física de Materiais, Nanociências e Nanotecnologias , Modelação de Materiais, Física de Redes e Sistemas Complexos,  Energias Renováveis, Óptica e Fotónica, Detecção de Radiação e Imagem Médica, Astronomia, Astrofísica e Cosmologia, Meteorologia e Clima, Oceanografia,  História e Ensino da Física, Biofísica, Física Médica.

 

A investigação realizada no DF é feita por membros integrados em Laboratórios Associados e Unidades de Investigação classificadas comoexcelentes: I3N, CESAM, CICECO, CiDTFF.

 

Nesta página pode encontrar informação sobre as teses de mestrado e doutoramento realizadas assim como uma lista de trabalhos publicados.

Alguns destes trabalhos foram publicados em revistas de elevado prestígio com um impacto muito significativo.

 

Vários dos nossos docentes e investigadores têm recebido prestigiados prémios pelas suas realizações.

 

Os nossos estudantes, após terminarem os seus cursos têm encontrado um leque variado de saídas profissionais: uns encontram colocação em empresas tecnológicas, outros realizam investigação em universidades nacionais e estrangeiras, outros têm criado as suas próprias empresas.

Estatísticas dos centros de emprego mostram bons índices de empregabilidade para os cursos de Física.

 

Se gosta e tem interesse pela Física venha visitar o Departamento de Física da Universidade de Aveiro!

 

António Luis Ferreira

(Diretor)

 

Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização. saber mais
[X]