28 de Novembro, 15h15min, Anfiteatro do Departamento de Física João Rosa
Título: “Um bosão chamado Higgs”


Resumo:
No dia 4 de Julho de 2012, investigadores do Laboratório Europeu de Investigação Nuclear (CERN), em Genebra, na Suíça, anunciaram uma das mais importantes descobertas científicas das últimas décadas – uma nova partícula sub-atómica com propriedades muito semelhantes ao chamado bosão de Higgs. A existência desta partícula foi prevista há quase meio século pelo físico britânico Peter Higgs e constitui uma peça fundamental no puzzle que é o misterioso mundo das partículas sub-atómicas. Nesta palestra vou descrever os principais passos que levaram a esta descoberta e a sua enorme importância no nosso conhecimento do Universo que nos rodeia.


12 de Dezembro, 15h15min, Anfiteatro do Departamento de Física Paulo André
Título: Manipulando sistemas quânticos: utilização em computação e comunicações

Resumo:

O Prémio Nobel da Física de 2012 foi atribuído a Serge Haroche e a David Wineland, pelo desenvolvimento de "métodos experimentais inovadores que permitem a medição e manipulação de sistemas quânticos individuais".
Nesta palestra veremos como o trabalho destes investigadores contribui para o desenvolvimento de computadores e de sistemas de comunicação seguros.


19 de Dezembro, 15h15min, Anfiteatro do Departamento de Física Alexandre Correia Título:"O fim do mundo".
Resumo:

"O mundo vai uma vez mais terminar no final do mês de Dezembro, desta vez são escritos antigos do povo Maia que o anunciam.
Ou será que não? Será realmente possível ao homem antecipar o fim do mundo? Nesta palestra vamos analisar o que a ciência moderna tem a dizer sobre todos os possíveis fins-do-mundo agendados para os próximos 5 mil milhões de anos."

última atualização a 21-02-2014
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.