Emissões de poluentes atmosféricos

A informação relativa às emissões de poluentes atmosféricos é necessária para diferentes tipos de aplicações, incluindo modelação da qualidade do ar, gestão da qualidade do ar, sistemas de apoio à decisão etc… Assim sendo, as emissões atmosféricas são um dos assuntos chave das actividades de investigação do GEMAC.


São consideradas diferentes metodologias para este propósito focando-se principalmente no desenvolvimento de aproximações consistentes e conjuntos de dados de modo a serem usados com modelos químicos de transporte e para suportarem investigação multidisciplinar. Assim, as aproximações “bottom-up” e “top-down” são os meios comuns para providenciar os dados de emissões com resolução espacial e temporal. Os principais esforços na quantificação de emissões foram levados a cabo na modelação das emissões de tráfego (TREM), modelação de emissões biogénicas (MEGAN) e no desenvolvimento de técnicas de desagregação do inventário nacional de emissões.


Com base em experiências anteriores e tendo em conta projectos de investigação a decorrer, novos desenvolvimentos no campo das emissões atmosféricas serão focados em:

  • Implementação da emissão de poluentes probabilística

  • Extensão das metodologias existentes a novas fontes de emissão e a novos poluentes

  • Uso de fontes adicionais de informação (dados de satélite) para a quantificação de emissões

  • Análise de incertezas

Membros do Gemac envolvidos: Joana Ferreira, Elisa Sá, Carlos Silveira, Diogo Lopes

última atualização a 15-04-2014
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.