mestrado em geomateriais e recursos geológicos

Aspectos gerais

Sendo os materiais geológicos indispensáveis a quase todos os aspectos das actividades humanas, mesmo quando tal passa despercebido ao cidadão comum, tem de se considerar como uma questão fundamental, em qualquer país desenvolvido, a de preparar quadros qualificados para a caracterização, prospecção e exploração dos georecursos. Além desta preocupação básica, reconhecida desde o advento da geologia e da engenharia de minas, deve-se também atender às modificações nas necessidades de matérias-primas em função do desenvolvimento económico, nomeadamente com a crescente importância relativa dos minerais não metálicos e dos metais escassos, em detrimento dos metais abundantes, bem como à necessidade de as actividades de exploração causarem o mínimo possível de danos ambientais.
Assim, o Departamento de Geociências da Universidade de Aveiro (DG-UA) e o  Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (DG-FCUP) dispuseram-se a colaborar, optimizando a utilização do seu capital humano e físico, organizando um mestrado conjunto em Geomateriais e Recursos Geológicos, o qual entrou em funcionamento em 2007/2008
Considerando a experiência dos dois departamentos nos campos quer do ensino, quer da investigação, e também na ligação aos sectores empresariais, saliente-se que, apesar de muitas sobreposições inevitáveis, tem havido, na abordagem da questão dos materiais geológicos, centragem em tópicos diferentes, levando a que haja uma grande complementaridade entre eles, tornando, pois, desejável o estreitamento da colaboração inter-institucional. O DG-UA tem, desde a sua criação, dado particular importância ao estudo de recursos hídricos e minerais não-metálicos, e à utilização de métodos geofísicos, geoquímicos e geoestatísticos, seja na prospecção e avaliação dos vários tipos de depósitos, seja no controlo do impacto ambiental. No DG-FCUP, há uma grande tradição de estudo de jazigos minerais metálicos e de depósitos de combustíveis fósseis, enquanto na prospecção é dado um ênfase significativo ao estudo geológico fundamental e ao recurso a métodos mecânicos de reconhecimento.
A associação dos dois departamentos num curso de 2º ciclo universitário vocacionado para o estudo dos Geomateriais e Recursos Geológicos surge, pois, como uma solução que potencia positivamente a qualidade da formação, proporcionando aos futuros mestres uma sólida preparação nas várias vertentes deste assunto. Ao curso de mestrado agora proposto terão acesso os licenciados em Geologia, Engenharia Geológica, Engenharia de Minas, Biologia e Geologia e outros cursos científicos e tecnológicos que incluam uma formação básica sólida em Ciências da Terra. Para a concretização do plano de estudos, os alunos frequentarão aulas na UA, nos 1º e 4º semestres, e na UP, nos 2º e 3º semestres.

Objectivos

O objectivo principal do curso de Mestrado em Geomateriais e Recursos Geológicos é a formação de investigadores e profissionais em temas relacionados com o estudo dos recursos geológicos, sua prospecção e avaliação, aplicações industriais e controlo dos impactos ambientais causados pela exploração, procurando completar a formação e dar melhor acesso ao mercado de trabalho de licenciados em Ciências da Terra e áreas afins
Como objectivos gerais, pretende-se:
1. Aprofundar a formação na área dos Geomateriais e Recursos Geológicos adquirida no nível de 1º ciclo, de modo a que o futuro mestre adquira competências e capacidades para desenvolver tarefas autonomamente, quer em contexto de investigação quer integrado em trabalho de empresa.
2. Proporcionar formação científica e técnica em áreas avançadas do conhecimento, no domínio dos Geomateriais e Recursos Geológicos, que permitam compreender e resolver novos problemas e situações em contextos multidisciplinares.
3. Desenvolver capacidades de integração de conhecimentos em situações complexas, apresentar soluções e propor projectos de execução, levando em conta as suas implicações económicas e sociais.
4. Produzir documentos técnicos com situações claras de dimensionamento, tais como, planos de prospecção, caracterização, exploração e gestão de Geomateriais e Recursos Geológicos, incluindo a informação de base, os raciocínios subjacentes e os riscos envolvidos, e saber apresentá-los, quer a especialistas quer a outros técnicos, de forma clara e sem ambiguidades.
5. Desenvolver capacidades de coordenação da gestão e de acompanhamento técnico de forma autónoma, em empresas e entidades de investigação ou outras que tenham intervenção, directa ou indirecta, na área dos Geomateriais e Recursos Geológicos.
O detentor do grau de Mestre em Geomateriais e Recursos Geológicos poderá, assim, exercer a sua profissão como Técnico Superior nos seguintes sectores:
a) Empresas de prospecção de recursos minerais, hídricos e energéticos;
b) Indústria extractiva de agregados;
c) Empresas de transformação de rochas industriais e ornamentais;
d) Minas;
e) Laboratórios e empresas de estudos técnicos e de consultoria, em particular nos domínios da hidrogeologia, da geoquímica e da geofísica;
f) Gabinetes de estudos de impacto ambiental;
g) Serviços de administração pública central, local e regional;
h) Laboratórios públicos e privados;
i) Serviços de gestão e protecção do património natural;
j) Laboratórios e empresas de investigação.

Plano de Estudos

› 1º ano
1º semestre
A.C. Unidade curricular T TP P Créditos
GEO Recursos Minerais Não Metálicos 0 2 2 6.0
GEO Fotogeologia e Detecção Remota 0 4 0 6.0
GEO Hidrogeologia 2 0 2 6.0
GEO Geoquímica Aplicada 0 2 2 6.0
GEO Geofísica Aplicada 0 2 2 6.0
2º semestre
G Recursos Minerais Metálicos 2 0 2 5.0
G Recursos Energéticos 2 0 2 5.0
G Cartografia Geológica 0 0 3 5.0
G Prospecção Geológica 0 3 0 5.0
G Prospecção Mecânica 0 3 0 5.0
G Impacto e Recuperação Geoambiental 0 3 0 5.0
› 2º ano
1º semestre
G Planeamento e Técnicas de Amostragem 0 1 3 5.0
G Análise e Tratamento de Dados Geológicos 2 2 0 5.0
GEO/G Projecto / Tese 0 3 0 20.0
2º semestre
GEO Opção       6.0
GEO/G Projecto / Tese 0 3 0 24.0

 

Opção
GEO Materiais Geológicos de Construção 0 2 2 6.0
GEO Tratamento de Minerais e Rochas Industriais 0 2 2 6.0
GEO Geofísica Aplicada à Prospecção de Hidrocarbonetos 0 2 2 6.0
GEO Economia e Legislação 2 0 0 6.0
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.