manual de inserção profissional


Manual 

A informação que se segue está organizada com o objetivo de ajudar os interessados a encontrar uma saída profissional. Ficam aqui algumas sugestões que poderão facilitar o seu acesso ao mercado de trabalho. Existem diferentes possibilidades para o seu futuro profissional.

» Balanço pessoal e profissional de competências » Balanço pessoal e profissional de competências (fechar)


Tenha em atenção que hoje em dia não basta ter boas competências técnicas e profissionais para conseguir a oportunidade que tanto ambiciona.
As competências transversais são cada vez mais valorizadas pelos empregadores. Quais são aquelas em que melhor se revê? Consulta aqui algumas das principais competências que pode identificar em si.

As economias mais desenvolvidas estão atentas à competitividade do seu capital humano. O conhecimento, competências e atitudes dos seus trabalhadores fazem a diferença entre o sucesso e o insucesso global. Desta forma, conhecer-se a si próprio é, definitivamente, o primeiro passo para uma procura de emprego com sucesso.

Pode também utilizar um portal disponibilizado pelo IEFP - aqui - que o ajudará a conhecer-se melhor e a identificar as suas competências. Aposte em si. Os resultados surgirão naturalmente.

» Palavra-chave: planear » Palavra-chave: planear (fechar)


Num mercado de trabalho cada vez mais global e exigente é cada vez mais necessário ter ao nosso alcance meios que possam de alguma forma ajudar a encontrar soluções que auxiliem à inovação na procura de emprego. Encontrar emprego não depende do acaso. Implica o conhecimento e a aplicação de estratégias que possam multiplicar as oportunidades de obter uma colocação.

Quais são os meus planos a medio longo/prazo? Em que tipo de organização pretendo trabalhar? Onde me vejo daqui a alguns anos? Estas são algumas das questões que devem ser colocadas e pensadas de forma a traçar objetivos que levem a uma estratégia de atuação pessoal.

Começar por se conhecer a si próprio, nomeadamente capacidades e interesses, é um dos primeiros passos a dar. Recorra às suas experiências escolares, profissionais e atividades extracurriculares, procurando identificar os seus pontos fortes, uma vez que estes são determinantes na construção do seu projeto profissional.
Ao conhecer-se melhor está, de certa forma a responder à questão: O que tenho eu para oferecer a um empregador?

Os vídeos que se seguem são uma forma de o auxiliar a tentar perceber o quanto importantes são algumas características de personalidade e que podem fazer a diferença numa entrevista de emprego.
Esperamos ter ajudado.



» Conhecer melhor as profissões existentes » Conhecer melhor as profissões existentes (fechar)


São várias as possibilidades de trabalho que se encontram ao alcance de quem possui formação de âmbito superior ou de especialização tecnológica. Consulte a listagem das profissões reconhecidas pelo IEFP - Classificação Nacional das Profissões.

» Links de possíveis saídas profissionais » Links de possíveis saídas profissionais (fechar)


Sugestões de pesquisa e contatos úteis:

        > Emprego 

        > Auto emprego

        > Mais formação 

        > Investigação e/ou mobilidade 

        > Estágio para futuro emprego 

        > Voluntariado 

» Curriculum Vitæ » Curriculum Vitæ (fechar)


Independentemente da opção tomada e da saída profissional escolhida irá precisar de proceder à realização do Curriculum Vitæ, da Carta de Apresentação e, eventualmente, à publicação de auto anúncios.

Curriculum Vitæ: o que é?; informção a colocar num CVregras básicas para a redação do CVCV Europass

Exemplos de CVs cronológicos: exemplo 1, exemplo 2.

Antes de enviar o seu CV confirme na seguinte Checklist se cumpriu todas as etapas necessárias à sua boa redação.

Carta de Apresentação: o que é?; regras.

Auto anúncioo que é? 


» Sugestões para a procura de emprego » Sugestões para a procura de emprego (fechar)


Existem diferentes estratégias para a procura de emprego. Deixamos aqui algumas sugestões.

  • Resposta a anúncios/ofertas de emprego (veja aqui onde procurar anúncios de emprego)
  • Candidatura espontânea (saiba mais sobre esta técnica)
  • Invista no Networking - Crie e desenvolva a sua rede de contactos (saiba mais aqui)
  • Publicitação de um Auto anúncio em jornais e/ou na Internet

Aposte também no contacto direto com empregadores. Explore novos contatos profissionais que lhe poderão ser úteis. Lembre-se que um profissional já experiente possui conhecimentos e contactos que podem ser preciosos. Para isso visite:

  • Feiras de Emprego
  • Feiras temáticas da sua área de atividade ou afins
  • Assista a Seminários, Conferências, Colóquios de âmbito profissional

Utilize as redes sociais disponiveis para se divulgar e dar a conhecer a sua situação profissional.

Veja aqui e aqui dois exemplos da dimensão de algumas redes sociais.

» Técnicas utilizadas na seleção de pessoal » Técnicas utilizadas na seleção de pessoal (fechar)


Análise Curricular
Há determinadas atividades e ações que valorizam o CV de qualquer candidato. Destacamos:
- Distinções recebidas (prémio, menção honrosa, bolsa de mérito, caso seja vencedor de um concurso/prova);
- Frequência de cursos de formação complementar como: línguas, informática, higiene e segurança no trabalho, certificado de aptidão profissional (CAP), entre outros;
- Trabalhos de investigação realizados;
- Artigos publicados / Apresentações em eventos profissionais (congressos, seminários, etc);
- Participação em atividades sociais, culturais, desportivas;
- Participação em ações de voluntariado;
- Viagens a outros países e contacto com outras culturas.

Se desenvolve ou desenvolveu este tipo de atividades não deixe de as inserir no seu CV! São pontos fortes que vão tornar o seu CV mais atraente e eficaz!

Entrevistas profissionais:
As entevistas de emprego podem ser individuais ou em grupo e servem como primeiro contacto entre selecionados e empregadores. Aproveite esta oportunidade para:
- Mostrar as suas competências profissionais, organizacionais e sociais;
- Verificar se o posto de trabalho corresponde às suas expetativas.

Na entrevista:
- Revele-se uma pessoa informada acerca da empresa;
- Realce, das suas competências, aquelas que acha que melhor se coadunam com o lugar a que se está a candidatar;
- Seja pontual e cuide da sua apresentação;
- Seja simpático. Mostre confiança e à-vontade;

Prepare-se convenientemente para a entrevista! Consulte aqui a informação que preparámos para o/a ajudar a passar esta fase com sucesso! O comportamento durante a entrevista é determinante para o sucesso da mesma. Saiba mais sobre este assunto aqui.

Para se certificar de que está bem preparado para fazer uma boa entrevista, verifique passo a passo a seguinte Checklist.

Testes psicotécnicos
Os testes psicotécnicos são provas escritas a que o candidato é submetido e que têm como objectivo medir um conjunto de dimensões: raciocínio matemático, lógico e abstrato, capacidade de concentração, velocidade percetiva, fluência e compreensão verbal. 

Consulte aqui  alguns exemplos de testes psicotécnicos e psicométricos.

Provas de Dinâmica de Grupo
São provas técnicas, em grupo, vocacionadas para o diagnóstico de competências relacionais ou aptidões em que o comportamento relacional é importante. Permite uma observação dos candidatos intervenientes e da maneira como cada indivíduo atua, em situação de grupo, nomeadamente, a sua capacidade de intervenção, análise, decisão e influência.

 

Para qualquer situação ou prova que tenha de realizar, o melhor é estar preparado. Antecipe-se e exercite as possíveis provas e testes com que será confrontado/a!

Por fim, convidamo-lo a visualizar uma apresentação que preparámos com sugestões e conselhos úteis. Tenha em atenção todas as recomendações fornecidas para abordar o mercado de trabalho de modo eficaz! Ver »»»

Lembre-se que o GESP disponibiliza um Horário de Atendimento (de 2ª a 4ª feira, das 14 às 16 horas através de marcação prévia) para o/a ajudar a superar todas estas etapas com êxito! Basta marcar a sessão por e-mail!

À 5ª feira, no horário das 14 às 16 horas, sem necessitar de marcação, o GESP faz aconselhamento na área da Inserção Profissional

O GESP deseja a todos os alunos/diplomados da UA que procuram uma saída profissional, uma rápida integração profissional repleta de sucesso!

última atualização a 15-02-2017
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.