Actividades Gabinete de Relações Internacionais

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1 - Coordenação de programas e projectos
  • Apoiar os docentes da Universidade de Aveiro (UA) na elaboração de propostas de projetos de cooperação europeia (candidaturas, cartas de intenção, etc.);
  • Colaborar com o Gabinete de Apoio a Projetos na elaboração da distribuição orçamental dos projetos;
  • Servir como ponto de contacto entre a UA e a Comissão Europeia, e entre a UA e os seus parceiros no âmbito dos projetos;
  • Preparar as candidaturas para ERASMUS;
  • Elaborar, anualmente, uma proposta de bolsas ERASMUS a atribuir;
  • Prestar apoio na preparação de cursos intensivos de verão ou programas intensivos ERASMUS.
2 – Coordenação de mobilidade – alunos internacionais
  • Gestão dos processos individuais de estudantes visitantes à UA ao abrigo dos acordos de intercâmbio estudantil celebrados entre a UA e os seus parceiros em todo mundo;
  • Divulgação de informação prática a estudantes internacionais antes da chegada a Portugal;
  • Aconselhamento e orientação de estudantes internacionais que se encontram matriculados na UA;
  • Colaboração com a Associação Estudantil de Gestão e Planeamento em Turismo na organização do programa social «Discover Portugal», destinado a estudantes erasmus na UA;
  • Responder a pedidos de informações de alunos estrangeiros;
  • Organizar as “semanas de orientação” para os alunos estrangeiros;
  • Elaborar e enviar o ECTS Transcript of Records;
  • Organização e coordenação da iniciativa "Erasmus Buddy".
3 – Coordenação de mobilidade – alunos nacionais
  • Gestão de contratos de cooperação inter-universitária europeia  em matéria de mobilidade estudantil e de docentes;
  • Instrução do processo individual do estudante ERASMUS;
  • Criar e actualizar informações e material promocional sobre os programas de mobilidade existentes na UA e sobre o processo de candidatura;
  • Apoio técnico aos coordenadores departamentais ERASMUS;
  • Efectuar as candidaturas às Universidades estrangeiras bem como pedidos de alojamento;
  • Apoiar os alunos e coordenadores departamentais ERASMUS na organização dos acordos de aprendizagem ECTS;
  • Assegurar a assinatura dos acordos de aprendizagem ECTS;
  • Organizar a preparação linguística dos futuros alunos ERASMUS;
  • Garantir a avaliação da estadia ERASMUS pelos alunos.
4 - Gestão de informação e comunicação
  • Gestão e actualização permanente dos conteúdos da página Internet do GRI;
  • Acesso ao backoffice do “UAonline”, disponibilizando notícias do GRI de interesse a toda a comunidade académica;
  • Criação e gestão de mailing lists para divulgação de iniciativas/atividades de interesse a toda a comunidade académica;
  • Divulgação interna (departamentos, docentes nacionais e internacionais e alunos nacionais e internacionais) de informações relacionadas com:
- mobilidade estudantil
- mobilidade de docentes;
- mobilidade de não docentes;
- atividades organizadas pelo/ou em colaboração com o GRI;
- outras iniciativas/atividades de interesse da comunidade académica.
- projetos de cooperação europeia.
  • Organização de iniciativas culturais para os estudantes de mobilidade nacionais e internacionais;
  • Manutenção e actualização da base de dados do GRI;
  • Organização e gestão do arquivo do GRI de acordo com o Plano de Classificação oficial da UA.
       
    última atualização a 28-12-2012
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