Bem-vindo ao IDAD!

O IDAD - Instituto do Ambiente e Desenvolvimento, é uma associação   científica e técnica, sem fins lucrativos e de utilidade pública, que atua ao nível do apoio integrado às necessidades AMBIENTAIS do mundo das EMPRESAS e das ORGANIZAÇÕES.


Fundado em 1993, o IDAD conta com uma equipa multidisciplinar altamente competente em diversas áreas de atividade o que, aliado ao entrosamento com a Universidade de Aveiro, lhe tem permitido alcançar excelentes resultados de eficácia e de reconhecimento nos serviços prestados.



Contamos igualmente com um Laboratório para apoiar  os projetos desenvolvidos. Para qualquer dúvida ou questão, pode contactar-nos através da secção de contactos, ou então aqui mesmo.

Visite-nos no Facebook



IDAD recruta assessores para realização de ensaios de olfatometria. 

Mais informação aqui.

   
   

1993-2018

IDAD completa 25 anos de atividade na área do ambiente.

 






 airlex, um banco de dados desenvolvido pelo IDAD que apresenta as políticas e legislação de qualidade do ar de todo o mundo.




airlex
   
 
O IDAD desenhou os termos de referência para um conjunto de estudos de avaliação ambiental de uma estrada entre a Guiana e o Brasil. Este projeto foi desenvolvido em contrato com o BID – Banco InterAmericano para o Desenvolvimento. Deste estudo resultou uma publicação no jornal Impact Assessment and Project Appraisal, cujo título é 'Impact assessment: tiering approaches for sustainable development planning and decision-making of a large infrastructure project'.
  IDAD publica a base de dados da avaliação de sensores para medição da qualidade do ar no repositório Mendeley Data. Os dados publicados referem-se à campanha de intercomparação organizada pelo IDAD, envolvendo equipas de 12 países, tendo sido avaliado o desempenho de novas tecnologias de medição face aos métodos de referência. (ver mais).  
  O Laboratório do IDAD recebeu a extensão da acreditação pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC) para a realização de um conjunto adicional de ensaios no ar ambiente exterior.
Ver mais.
  A 24 de janeiro de 2019 realizou-se em Bártica, Guiana, a apresentação dos resultados da auditoria energética ao sistema de transportes desta cidade mineira da América do Sul. Este projeto foi elaborado pelo IDAD para o Office of Climate Change da Guiana. 
  IDAD realiza estudo de monitorização da qualidade do ar ambiente e da emissão de odores na área de influência do Porto de Sines. O estudo, elaborado para a APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve S.A., decorrerá durante 12 meses.
  O IDAD, com base na sua experiência, irá proceder à elaboração da carta da Reserva Ecológica Nacional (REN) do município e Soure. No âmbito da revisão do Plano Diretor Municipal de Soure, o IDAD desenvolverá os estudos necessários para a delimitação dos diversos sistemas que integram as áreas da REN, com base nas Orientações Estratégicas de Âmbito Nacional e Regional (OENR) constantes do regime jurídico da REN.
   
   
AAE PERNU O IDAD está a realizar a Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) do Plano Estratégico para os Resíduos Não Urbanos 2030 (PERNU).
Neste âmbito o IDAD participou nos 4 workshops temáticos (resíduos industriais, resíduos hospitalares, resíduos agrícolas e resíduos de construção e demolição) que decorrreram na Agência Portuguesa do Ambiente nos dias 8 e 9 de novembro de 2018.
   
  O IDAD, em cooperação com Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro, está a rever e a atualizar a base de dados de normas de qualidade do ar associada à plataforma web de gestão de qualidade do ar – AirLex. Mais info em http://airlex.web.ua.pt/.
   
  IDAD desenvolve, para o Governo da Guiana, a auditoria energética da cidade de Bartica. Esta cidade é a capital da Região 7, e a porta de entrada para a exploração mineira de ouro e diamantes que se desenvolve no interior do país. O projeto é financiado pelo Caribbean Community Climate Change Centre sedeado no Belize.
   
   

 

Na sequência da publicação da norma  ISO/IEC 17025:2017, cuja versão portuguesa  NP EN ISO/IEC 17025:2018, foi publicada no passado dia 17 de setembro, o Laboratório do IDAD encontra-se a implementar as alterações decorrentes das alterações verificadas, estando previsto ser avaliado pelo IPAC em maio de 2019.
   
  O Programa de Ordenamento da Orla Costeira Ovar – Marinha Grande (POC-OMG) foi aprovado pela Resolução de Conselho de Ministros n.º 112/2017, de 10 de agosto, tendo o IDAD realizado a avaliação ambiental estratégica do POC-OMG.

 

 
  A resolução de Conselho de Ministros n.º122/2017, de 7 de setembro publica o Programa Nacional de Gestão do Combustível Irradiado e dos Resíduos Radioativos.

O IDAD realizou a avaliação ambiental estratégica do Programa ao abrigo do Decreto-Lei n.º 232/2007, de 15 de junho, que estabelece o regime a que fica sujeita a avaliação dos efeitos de determinados planos e programas no ambiente.(ver mais)
   

 

 
   
   




Outras notícias.

     
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.