Bem-vindo ao IDAD!

O IDAD - Instituto do Ambiente e Desenvolvimento, é uma associação   científica e técnica, sem fins lucrativos e de utilidade pública, que atua ao nível do apoio integrado às necessidades AMBIENTAIS do mundo das EMPRESAS e das ORGANIZAÇÕES.


Fundado em 1993, o IDAD conta com uma equipa multidisciplinar altamente competente em diversas áreas de atividade o que, aliado ao entrosamento com a Universidade de Aveiro, lhe tem permitido alcançar excelentes resultados de eficácia e de reconhecimento nos serviços prestados.



Contamos igualmente com um Laboratório para apoiar  os projetos desenvolvidos. Para qualquer dúvida ou questão, pode contactar-nos através da secção de contactos, ou então aqui mesmo.

Visite-nos no Facebook



destaques 
  
 Encerramento para Férias O IDAD informa os seus clinetes, fornecedores e amigos que estará encerrado para férias entre os dias 6 e 17 de agosto inclusivé.
   

1993-2018

IDAD completa 25 anos de atividade na área do ambiente.

 






 airlex, um banco de dados desenvolvido pelo IDAD que apresenta as políticas e legislação de qualidade do ar de todo o mundo.




airlex
   
   
 
No âmbito da revisão do Plano Diretor Municipal do concelho de Aveiro, o IDAD encontra-se a elaborar a carta da Reserva Ecológica Nacional (REN) do município.
O IDAD encontra-se capacitado para apoiar os municípios e comunidades intermunicipais para proceder a todos os trabalhos e estudos necessários à delimitação da REN (ver mais).
   
  Jubilação do Professor Carlos Borrego  
Na última aula, que marcou a sua jubilação e onde ouviu elogios dos mais diversos quadrantes, o professor Carlos Borrego desafiou população e decisores a adotarem soluções baseadas na natureza.
   
  O Departamento de Ambiente e Ordenamento (DAO) da Universidade de Aveiro assinalou os 40 anos numa cerimónia que decorreu a 8 de maio 2018 integrando a Conferência Internacional de Ambiente em Língua Portuguesa, a qual teve o apoio do IDAD.
Numa entrevista ao uaonline o Professor Carlos Borrego evoca o historial do DAO desde a sua fundação até ao presente e perspetivando o futuro próximo.
   
   
  Entre 15 e 19 de maio realizou-se em Durban, África do Sul, a 38ª Conferência Anual da International Association for Impact Assessment. O IDAD esteve presente no evento apresentando uma comunicação intitulada “Environmental Assessment of the Guyana-Brazil land transport link”.
  O IDAD integra o consórcio que está a elaborar o Plano  Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas da Terra Quente Transmontana.
No dia 15 de março de 2018 decorreu em Macedo de Cavaleiros o Workshop estratégico de Adaptação às Alterações Climáticas.
 
A CIALP - Conferência Internacional de Ambiente em Língua Portuguesa, que decorreu em Aveiro em maio de 2018, destacou os interesses, desafios e abordagens da comunidade lusófona no que ao Ambiente diz respeito.
O IDAD, neste ano em que comemora 25 anos de trabalho na área do ambiente e sustentabilidade em Portugal e em diversos países da comunidade lusófona apoia a CIALP e marcou presença com um conjunto de comunicações. (ver mais)
   
  O Conselho Diretivo Nacional da Ordem dos Engenheiros (OE) deliberou decretar o ano de 2018 como o "Ano OE das Alterações Climáticas”.Como forma de assinalar o início das atividades em torno desta temática, decorreu na Sede Nacional da OE uma Conferência Inaugural que reuniu especialistas nesta temática. O professor Carlos Borrego, Diretor do IDAD, participou com o tema 'Alterações Climáticas: desafios e oportunidades do recurso ar'.
  No dia 31 de janeiro de 2018 o IDAD recebeu em Aveiro a equipa do projeto LIFE CONVIVE que se deslocou a Portugal para as jornadas de networking do projeto.
(ver mais)
   
  No dia de 2 fevereiro comemorou-se o dia Mundial das Zonas Húmidas. O IDAD  associou-se às comemorações participando com uma comunicação sobre a fauna da Ria de Aveiro no workshop : 'Zonas húmidas para um futuro urbano sustentável'.

O workshop decorreu no Centro Municipal de Interpretação Ambiental de Aveiro. Consulte 
aqui o Programa.
   
   
  O Programa de Ordenamento da Orla Costeira Ovar – Marinha Grande (POC-OMG) foi aprovado pela Resolução de Conselho de Ministros n.º 112/2017, de 10 de agosto, tendo o IDAD realizado a avaliação ambiental estratégica do POC-OMG.

 

 
  A resolução de Conselho de Ministros n.º122/2017, de 7 de setembro publica o Programa Nacional de Gestão do Combustível Irradiado e dos Resíduos Radioativos.

O IDAD realizou a avaliação ambiental estratégica do Programa ao abrigo do Decreto-Lei n.º 232/2007, de 15 de junho, que estabelece o regime a que fica sujeita a avaliação dos efeitos de determinados planos e programas no ambiente.(ver mais)
   

 

Avaliação dos impactes na qualidade do ar do aeroporto de Keflavík - Islândia
A empresa de consultadoria EFLA hf. Consulting Engineers solicitou ao IDAD – Instituto do Ambiente e Desenvolvimento a elaboração de um Estudo de Avaliação de Impactes na Qualidade do Ar da expansão do Aeroporto Internacional de Keflavík, localizado na Islândia.(ver mais)
   
 Sapal Baixo Vouga LAgunar Seminário do projeto de investigação MARSH-C-LEVEL
Em 2015/2016 investigadores da Universidade de Aveiro e do IDAD estudaram a importância dos sapais do Baixo Vouga Lagunar no armazenamento de carbono, como um serviço de ecossistema: efeitos da subida do nível do mar. Os resultados foram apresentados no dia 29 de setembro de 2016. (ver mais)
 
O IDAD desenvolveu o estudo que deu origem à estratégia de adaptação às alterações climáticas da LIPOR e que foi apresentado na sessão pública "Adaptação às alterações climáticas na cadeia de gestão de resíduos”.
  Com conteúdos cientificos preparados pelo Instituto do Ambiente e Desenvolvimento (IDAD) e pelo Departamento de Biologia (DBio) da Universidade de Aveiro, o Centro Municipal de Interpretação Ambiental de Aveiro - CMIA encontra-se de portas abertas. (ver mais)
 


IDAD obtém extensão da acreditação IPAC para a realização de ensaios de ar ambiente exterior
O Laboratório do IDAD recebeu recentemente a extensão da acreditação pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC) para a realização de um conjunto de ensaios de ar ambiente exterior encontrando-se atualmente acreditado para os ensaios de PM10, CO, SO2, NO, NO2, NOx, O3 e benzeno. (ver mais)
   




Outras notícias.

     
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.