alterações climáticas

As Alterações Climáticas são identificadas atualmente como uma das maiores ameaças ambientais, sociais e económicas que a humanidade enfrenta.

As áreas de atuação do IDAD neste tema inserem-se essencialmente na inventariação de gases com efeito de estufa (GEE) na atmosfera, na realização das componentes de clima e alterações climáticas em Estudos de Impacte Ambiental (EIA) e no desenvolvimento de Estudos Estratégicos.
 
A metodologia adotada para a caracterização da componente das alterações climáticas nos EIA assenta fundamentalmente nas seguintes vertentes:

  • Enquadramento do projeto com políticas e planos nacionais para as alterações climáticas;
  • Inventário de emissões de GEE;
  • Cenários climáticos previstos;

Estes trabalhos têm como objetivo a realização de uma avaliação integrada dos impactos e medidas de adaptação às alterações climáticas de um determinado projeto.

Os estudos estratégicos realizados, pelo IDAD, na área das alterações climáticas incidem normalmente sobre um conjunto de sectores sócio-económicos e sistemas biofísicos. Estes trabalhos podem subdividir-se em:

  • Consultadoria no desenvolvimento de medidas de adaptação e mitigação às alterações climáticas nas políticas municipais;
  • Orientação e consultoria na formulação de políticas de adaptação aos efeitos das alterações climáticas;
  • Elaboração e desenvolvimento de planos de formação na área de alterações climáticas.
última atualização a 28-06-2013
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.