Agenda 21 Local

"Agenda 21 Local é um processo participativo, multi-sectorial, que visa atingir os objectivos da Agenda 21 ao nível local, através da preparação e implementação de um Plano de Acção estratégico de longo prazo dirigido às prioridades locais para o desenvolvimento sustentável." International Council for Local Environmental Iniciatives (ICLEI).

O processo da A21L  assume-se assim como uma estratégia integrada e consistente, que procura o bem-estar social melhorando a qualidade do ambiente a nível local.

O IDAD colabora no processo de implementação da Agenda 21 Local (A21L), onde se incluem os Planos Municipais de Ambiente, através das seguintes fases:
  • Diagnóstico Ambiental - identificação e análise dos problemas ambientais, sociais e económicos locais, através dos modelos PSR/DPSIR.
  • Plano de Acção – identificação de prioridades e acções concretas capazes de contribuir para a resolução dos principais problemas e à valorização ambiental.
  • Programa de Monitorização – esquema para verificar a implementação das acções previstas no plano de acção.
  • Dinamização de Workshops – envolvimento da população e/ou principais agentes locais na definição conjunta de visões e prioridades.

Neste processo, o envolvimento, consulta e participação da população e dos diversos agentes locais são fundamentais no desenvolvimento do processo da A21L, contribuindo para uma democracia participativa e um debate construtivo de ideias e acções concretas.
última atualização a 31-05-2013
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.